Dica do editor - Canela, RS, cidade-gêmea de Gramado, começou campanha que facilita hospedagem

Começou nesta quarta-feira, dia 12 de junho, e segue até o dia 12 de julho, uma campanha de descontos especiais e diárias gratuitas em hotéis e pousadas de Canela, na Serra Gaúcha.

Nomeada de “Apaixone-se por Canela”, a campanha é liderada pelo grupo Canela Hotéis e Pousadas, formada por 12 dos principais empreendimentos de hospedagem da cidade gaúcha. Cerca de mil leitos da cidade já entram no início das promoções. Nos hotéis e pousadas participantes, ao comprar uma ou mais diárias, de domingo à quinta-feira - durante todo o período, o cliente ganha uma diária a mais de graça. De quintas a domingos, cada empreendimento poderá aplicar descontos de acordo com sua disponibilidade. Os descontos podem variar de 10 até 40%. As promoções são válidas para reservas diretas nos sites dos hotéis e pousadas.

Participam da campanha os seguintes hotéis e pousadas: Pousada Spa Don Ramón, Grande Hotel Canela, Pousada do Bosque, Blumen Hotel Boutique, Estalagem Vila Suzana, Luzzy Hotel, Vila Suzana Parque Hotel, Hotel Cabanas Alto da Serra, Pousada Vila 505, Pousada Augusta Canela, Pousada Doce Canela, Pousada Suíça.

Endereços para contaatos diretos:

Pousadas participantes: Pousada Spa Don Ramón (@pousadaspadonramon), Grande Hotel Canela (@grandehotelcanelaoficial), Pousada do Bosque (@pousadadobosquers), Blumen Hotel Boutique (@blumenhotelcanela), Estalagem Vila Suzana (@estalagemvilasuzana), Luzzy Hotel (@luzzyhotel), Vila Suzana Parque Hotel (@hotelvilasuzana), Hotel Cabanas Alto da Serra (@hotelcabanasaltodaserra), Pousada Vila 505 (@pousadavila505), Pousada Augusta Canela (@pousadaaugustacanela), Pousada Doce Canela (@docecanelapousada), Pousada Suíça (@pousadasuicars).

Troféu Loureiro da Silva será entregue para o prefeito de Gravataí no dia 12 no Teatro do Sesc

O Troféu Loureiro da Silva do Ano de 2024 será entregue durante a reunião do Codes (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Gravataí), que acontece na manhã do dia 12 de junho no auditório do Teatro do Sesc Gravataí. A premiação, que está em sua 2ª edição, ocorre anualmente, é promovida pela Grande Porto Alegre Editora Ltda e Programa É Isso Aí… Chico Pereira, homenageia desta vez o prefeito da cidade Luiz Zaffalon (PSDB), que receberá o Destaque em Planejamento & Gestão.

O nome do troféu é uma lembrança ao político e gestor José Loureiro da Silva (1902 – 1964), conhecido como o “Charrua” por ser destemido, que foi prefeito de cinco cidades gaúchas: Gravataí, Alegrete, Garibaldi, Taquara e Porto Alegre. 

A escolha do nome de Zaffalon foi apontada por empresários, pessoas da comunidade, autoridades que fazem parte dos grupos de WhatsApp da empresa promotora.

Zaffalon recebeu indicação máxima por sua gestão à frente da prefeitura e por seu trabalho na administração de governos anteriores em que atuou como gestor de projetos e realizações, dando início à sua trajetória exitosa na transformação da cidade com diversas obras, entre as quais o Mercado Público, Rua Coberta, inauguração de unidades de saúde, Banco de Sangue, além da elevada da ERS-118, em parceria com o Governo do Estado.


Conforme Chico Pereira, o troféu deste ano, confeccionado em mármore e metal, é uma peça exclusiva e com novo design. A base do troféu foi arquitetada em mármore e faz lembrar o monumento a Loureiro. 


Entrevista, José Homero Finamour

Há quantos anos não é feito desassoreamento do lago Guaíba ?
Há 54 anos, desde 1970, não são removidos lençóis de areia, de material orgânico e inorgânico, inclusive e principalmente tudo que parte em grande volume a partir dos 4 rios que desaguam nele. Só o canal de navegação recebe dragagem constante.

Como é formado o lago ?
O lago Guaíba é formado por 4 grandes rios, o Gravataí, Sinos, Caí e o Jacuí e recebe as águas de nove bacias hidrográficas contribuintes  referida a seguir e que formam a Região Hidrográfica do Jacuí.mPor se tratar de um amortecedor de águas, reduzindo a velocidade de escoamento das águas dos seus formadores, acaba sendo um “decantador” dos sólidos transportados pelos quatro rios que reduzem drasticamente a sua v elocidade na descarga das suas águas neste imenso lago, fazendo com que os sólidos suspensos e areia venham a se depositar ao longo do fundo do lago Guaíba e no início da Lagoa dos Patos.

E o resultado ?
Um constante assoreamento, reduzindo em muito a calha de escoamento do Rio/Lago Guaíba.

Tem solução ?
Liberar a mineração e dragagem dos bancos de areia do lago, em pontos previamente licenciados, o que era feito regularmente até o final da década de 1960.


Fraport quer que governo federal compartilhe custos de R$ 1 bi para recuperar o Salgado Filho

Nesta segundas-feira, Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, admitiu que a concessionária não pagará pelas obras de recuperação da infraestrutura material do Salgaod Filho não é sua, mas do governo federal, conforme contrato de concessão (leia nota, mais abaixo). Pal calcula em R$ 1 bilhão os custos gerais, que segundo ela deverão ser compartilhados com o governo federal.

A Fraport já constatou que será preciso trocar o asfalto e a sub-base da pista de pouso e decolagens. O asfalto, em algumas partes da pista, pode ter 60 centímetros de espessura.A limpeza da pista começou na semana passada. Esse é o primeiro passo para avaliar os danos. Em paralelo estão sendo realizados testes e sondagens do pavimento da pista. Os ensaios serão enviados para análise técnica e somente após este processo, que pode levar até 45 dias, é que a administradora terá uma conclusão das reais condições dos pavimentos e impactos na estrutura.

Ela acha que só em dezembro poderão recomeçar os voos, caso as obras comecem de imediato.

O impasse quanto à responsabilidades, poderá eternizar a interdição do aeroporto.