Cheias

 Rui Costa disse que quer que o governador Eduardo Leite assuma a gestão de um sistema integrado de prevenção a desastres e proteção contra enchentes, inclusive de serviços municipais já existentes, como é o caso do Dmae, Porto Alegre. Ele prometeu que o Tesouro Nacional financiará as ações.

Trata-se de uma ação de longo prazo e o ministro nem disse se Leite e os prefeitos concordam e de onde sairá todo o dinheiro, mas a proposta é mais do que excelente, já que todo mundo bateu cabeça nestas últimas cheias verificadas no Estado.

O governo federal nomeado anunciou, nesta quarta-feira, que vai priorizar a contratação e a execução de projetos de infraestrutura no Rio Grande do Sul que possam modernizar, requalificar e atualizar os sistemas de proteção já existentes contra as enchentes. A declaração foi dada em entrevista coletiva, em Porto Alegre, pelo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, ao lado de outros ministros de Estado que compõem a comitiva federal que visita o estado nesta semana.

O governador Eduardo Leite e o prefeito Sebastião Melo estavam presentes.