Banrisul inicia processo de transição energética com primeiras 100 agências

Projeto será executado pela empresa 2W Energia, vencedora de edital

Conectado às melhores práticas sustentáveis de mercado, o Banrisul inicia em outubro seu processo de migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL), adquirindo energia de fonte renovável. As 100 primeiras agências terão fornecimento de energia através de contrato homologado com a empresa 2W Energia S.A., que venceu o edital lançado em agosto deste ano. A migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) acontecerá de forma gradual até dezembro de 2024. A expectativa é que a economia alcance R$ 47 milhões até 2031.

A proposta vencedora compreende o fornecimento de energia de aproximadamente 14 GWh/ano para consumo em unidades de média tensão. A energia contratada junto à 2W Energia S.A. é do tipo incentivada 50%. “As primeiras 100 agências estão localizadas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como a maioria da nossa estrutura física. Com isso, alinhamos o discurso à prática, pois acreditamos que a sustentabilidade é um tema extremamente importante para transição a uma economia de baixo carbono, consequentemente favorecendo toda sociedade. Mais do que fomentar, é preciso dar um bom exemplo, com ações concretas”, avalia o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho.

Meta de 100% de energia renovável

Para chegar a 100% do consumo de energia elétrica renovável, o Banrisul deve lançar um segundo edital, para locação de Sistema de Geração Distribuída (SGD). Esse formato visa atender a demanda das unidades que operam em baixa tensão, o que corresponde a cerca de 400 agências. O processo de transição energética está alinhado à estratégia de sustentabilidade do Banrisul, que inclui outras frentes.

“Recentemente assinamos um protocolo de intenções em ações de sustentabilidade junto ao Banco do Brasil, para contribuir na mitigação dos Gases de Efeito Estufa de nossas emissões diretas. Também nesta direção, possuímos projetos internos de ecoeficiência e instituímos a inclusão de critérios de sustentabilidade em processos de contratações de produtos e serviços, que contribuam positivamente nesta temática, promovendo assim a sustentabilidade e atendendo a nossa Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática”, detalha a diretora Administrativa do Banco, Marivânia Fontana.

Rastreabilidade da fonte renovável 

Para a rastreabilidade da energia renovável fornecida, foi exigido da empresa vencedora do edital o fornecimento de Certificados de Energia Renovável, no padrão I-REC, conforme prerrogativas do Programa Brasileiro GHG Protocol. Isso garante a não emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), relativos ao consumo de energia elétrica do volume contratado.

“Celebramos a vitória na licitação do Banrisul e reiteramos nosso compromisso com a transição para uma economia de baixo carbono. Com essa contratação, fortalecemos nossa estratégia comercial e financeira de formar parcerias com contrapartes de elevada qualificação e robustez”, destacou Eduardo Portelada, diretor de Relações com Investidores da 2W Energia.

Legenda da foto: Até 2024, 100 agências do Banrisul serão abastecidas com energia de fonte renovável.

Crédito da foto: Reinaldo Foltz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário