Cartão pré-pago pode ser a solução para não se endividar

 Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o índice de endividamento das famílias brasileiras atingiu o nível recorde em março, com 77,5% de dívidas, em atraso ou não.

 

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) constatou ainda que o percentual de inadimplentes, ou seja, famílias com contas ou dívidas em atraso, chegou a 27,8%, o segundo maior percentual da pesquisa, que ficou abaixo apenas do registrado no primeiro mês da Peic, em janeiro de 2010 (29,1%).

 

Em meio a tantos reajustes de preço em serviços e produtos essenciais, cortar despesas extras é uma estratégia fundamental. Mas quando isso não é possível, como administrar as despesas?

 

Segundo Leonardo Baptista, CEO da Pay4Fun, a primeira dica é não usar o cartão de crédito para as despesas fixas mensais, isso só vai colaborar para o aumento da sua dívida. Tenha em mente que o limite do cartão de crédito não corresponde a uma renda complementar, portanto, evite compras por impulso ou fazer saques do cartão de crédito.

 

Mas calma, não é preciso excluir o cartão de crédito da sua vida financeira. Uma alternativa que tem conquistado cada vez mais os brasileiros, principalmente entre o público desbancarizado, é o cartão de crédito pré-pago. Com ele, é possível planejar uma compra e depositar  o valor que pretende usar, sem a surpresa de uma fatura posterior.

 

O cliente pode usar o cartão pré-pago para realizar compras em lojas físicas, virtuais ou até mesmo para a contratação de serviços. Para adquirir o cartão pré-pago não é necessário comprovação de renda e mesmo quem tem o nome negativado, pode solicitar um cartão.

 

“O cartão de crédito pré-pago tem sido uma ferramenta de planejamento financeiro porque o cliente precisa prever aquele gasto futuro e se organizar financeiramente, com isso é possível desenvolver uma disciplina financeira a longo prazo, que terá impacto na redução do endividamento familiar”, destaca Baptista. Outro diferencial do cartão de crédito pré-pago é a segurança digital. “Diariamente pessoas são vítimas de fraude digital, que utilizam os dados do  cartão de crédito salvo automaticamente em site de compras, e daí o prejuizo fica por conta do limite do cartão”, ressalta o executivo. 

 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário