Entenda o escândalo do contrato entre IDP (Gilmar Mendes) e CBF (Ednaldo Rodrigues)

Entenda o escândalo do contrato entre IDP  (Gilmar Mendes) e CBF (Ednaldo Rodrigues)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes negou haver conflito de interesse entre o IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), do qual é sócio, e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), mas o fato é que o IDP, cujo presidente é seu filho, Francisco Mendes, foi quem assinou contrato de 10 anos com a CBF (foto ao lado) e que resultou na criação da CBF Academy. A escola cobra R$ 8 mil por cada inscrição, fica com 84% e repassa 16% para a CBF.Essa unidade de negócios de confederação oferece cursos no Brasil e no exterior para quem deseja adquirir profissionalização no mercado do futebol.

Por que Gilmar Mendes fez a declaração ? 

Ora, em 2024, Mendes derrubou liminar da justiça carioca que afastou o presidente Ednaldo, sócio dos Mendes, da presidência da CBF, mas ele acaba de ser derrubado d enovo e Gilmar Mendes, agora, poderá anular novamente a decisão, mas desta vez está sob fogo cruzado de pesadas denúncias da mídia.

CLIQUE AQUI para examinar a íntegra do leonino contrato firmado entre a empresa de Gilmar Mendes e a CBF.






Artigo, Silvio Lopes - Luzes piscantes...

Artigo, Silvio Lopes -  Luzes piscantes...

Sílvio Lopes, jornalista, economista e palestrante sobre Economia Comportamental

Não há como não comparar o que nós, brasileiros, hoje constatamos ser realidade em nosso país, ao que os poloneses passaram durante a ocupação nazista na Segunda Guerra. Regimes totalitários usam, via de regra (e desde sempre), a mesma forma de calar vozes dissonantes, se necessário for, inclusive, assassinando opositores- cruel e barbaramente que seja.

  Impedidos de contestar a sanha assassina nazista, sequer se reunir em grupos, mesmo dentro de suas próprias casas, um grupo deles criou uma rádio clandestina para fortalecer, unificar e incentivar o movimento de revolta do povo, fornecendo informações e fomentando a esperança no futuro de liberdades. Perseguidos, tinham de mudar o local da rádio prá despiste à saga tirânica que os perseguia.

Sem saber se estavam sendo ouvidos, tiveram a feliz e criativa idéia de pedir aos potenciais ouvintes que piscassem as luzes de suas casas durante a transmissão à noite. Foi um sucesso estrondoso. Logo a Polônia foi libertada da opressão, com Varsóvia completamente devastada. A batalha de Varsóvia acabou com mais de 200 mil poloneses mortos, segundo estimativas confiáveis.

Se ainda hoje desfrutamos, aqui no Brasil, de algumas "brechas  permitidas" para denunciar e contestar o avanço totalitário em marcha pelo lulopetismo, a principal delas está centrada nas redes sociais - as nossas " luzes piscantes de Varsóvia". Que essas "luzes", enfim, iluminem de vez as mentes reptilianas idiotizadas de grande parcela do povo que se deixou tocar fundo por uma ideologia criminosa que os usa, unicamente, para acabar de vez com qualquer coisa que lembre, de longe, o que é uma democracia verdadeira, que eles dizem, hipocritamente, defender. 


Sílvio Lopes, jornalista, economista e palestrante sobre Economia Comportamental

Contato: (51) 998 74 6134

Artigo, Marcus Vinicius Gravina - Clube Militar – Ontem e hoje

O Clube Militar foi fundado em 26.06.1887, e passou a ser uma associação de direito privado com atuação em todo o território nacional. Trata-se de uma organização voltada ao debate e a defesa dos interesses da classe militar e do país de acordo com o juramento feito no início da carreira. 

Um de seus líderes, Benjamin Constant assumiu a campanha de “tirar a classe militar de um estado de coisa com a honra e a dignidade”.  Similar às críticas de hoje, de apreciável parcela de brasileiros. Há quem saiba a causa, outros preferem ignorar.

Como se nota o Clube Militar registra os brios dos seus integrantes e dirigentes que se sucederam, até parecer ter estacionado em janeiro de 2023. 

Consta que o presidente do Clube, marechal Deodoro “escreveu uma carta destinada a princesa regente Dna. Isabel, contra o emprego de soldados na captura de escravos fugitivos afirmando que o Exército não se prestava ao papel de capitão-do-mato”.

Pois, o que diria a diretoria do Clube Militar, de então, depois de ouvir o pronunciamento do seu presidente Deodoro à Princesa Regente, se o assunto fosse o Avião da FAB utilizado na fuga de uma cidadã condenada criminalmente em seus país, de onde foi retirada por militares da Força Aérea Brasileira e trazida ao Brasil, por determinação do presidente da República.

Mais grave é o fato de se saber que militares da FAB embarcaram, há poucos dias,  em um de seus aviões, volumosa carga de malas sem declaração de conteúdo ou vistoria, destinada a país ou países estrangeiros em voo exclusivo da mulher do presidente da República, em dias que não se fala outra coisa senão de roubos de bens públicos e de dinheiro de pensionistas do INSS. 

Os cidadãos brasileiros que sempre respeitaram a reserva moral, cívica e militar dos membros do Clube Militar aplaudirão a posição que vier a ser tomada, para dizer como escreveu o Mal. Deodoro,   que são contra o emprego de militares em aviões da FAB no transporte de pessoas e bens, que não constem de lista de embarque e tenham suas malas ou volumes de mão não vistoriados,  e os embarcados por militares da FAB de forma irregular ou clandestinos no setor de cargas dos aviões.

A FAB está no foco da desconfiança de prestar serviços incompatíveis com suas finalidades, para não dizer realmente o que se imagina,  agravados pela falta da necessária documentação de embarque de passageiros e cargas com destino ao exterior.  

O absurdo é de tal grau que que a FAB foi impedida de colocar na lista de seus vôos os nomes de Ministros do STF e acompanhantes devendo manter sigilo.  

A requisição de aviões da FAB para os deslocamentos dos Ministros do STF,  por conta do erário, é outro assunto mal resolvido de um privilégio odioso. 

Os militares da FAB não são bedéis de ninguém, a não ser que aceitem esta transformação em serviçais do Poder Judiciário e da classe política pervertida do Brasil.  

Certamente, todos os envolvidos neste “tipo de serviço discricionário” até a patente mais graduada, algum dia serão convocados por CPMI do Congresso Nacional.  E, o comandante da FAB para responder Ação Popular ou Crime de Responsabilidade.

Caso os militares da ativa da FAB, temerosos de represálias, não possam agir contra isto, o Clube Militar formado por ex-integrantes das nossas Forças Armadas e da FAB possa através de representante reagir a este estado de coisas que fez, no passado, o Mal. Deodoro da Fonseca, na presidência da Clube Militar,  dizer à Regente do Brasil, Dna. Isabel que a atividade paralela que tomou conta da FAB, não lhe cabe executar, isto é, funções que possam associá-la a abusos administrativos e até com o crime.  

Senhores ex-militares pertencentes ao Clube Militar (desde 1887) encoragem os mais jovens a não aceitarem o desvirtuamento das funções que aprenderam em suas formações frente à  Constituição Federal e Regulamentos Militares. 

Aproveitem para retirar da “bacia das almas” o que sobrou do Tribunal da Justiça Militar do Brasil, ou rezemos uma “Missa de Requiem”

Caxias do Sul, 16.05.2025  


Tempo no RS

  A MetSul informa que uma frente fria avançará pelo Rio Grande do Sul durante o domingo com chuva e risco de temporais isolados.

Leia o resumo do boletim da empresa:

Este sábado ainda terá tempo firme em todo ou quase todo o Rio Grande do Sul. O sol surgirá, mas acompanhado de nebulosidade, que deve ser formada por nuvens altas e médias. Qualquer instabilidade, se ocorrer, será isolada e mais concentrada no Oeste e no Sul gaúcho, onde se espera maior aumento da quantidade de nuvens no decorrer do dia, em especial da tarde para a noite. Uma massa de ar quente segue atuando no território gaúcho neste sábado e o dia vai ser quente para os padrões do mês de maio, com máximas à tarde ao perto, ao redor e acima de 30ºC em muitas cidades. No domingo, entretanto, se projeta uma mudança no tempo no Rio Grande do Sul com o deslocamento da frente fria pelo estado ao longo do dia, trazendo muitas nuvens e chuva até o fim do período para a maioria das cidades gaúchas. A chuva associada à frente fria atinge inicialmente setores do Oeste e do Sul do estado entre a madrugada e de manhã. Da tarde para a noite, a instabilidade avança e alcança outras áreas do território gaúcho.

Artigo, Tatiana Breyer - O preço da prontidão. A história do HPS de Porto Alegre.

 Artigo, Tatiana Breyer - O preço da prontidão. A história do HPS de Porto Alegre.

- Tatiana Breyer é CEO do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.
- O editor e sua família usaram o HPS em várias oportunidades, inclusive num caso letal.

Há pouco, o dr. Roberto Pelegrini Coral — que já esteve à frente do HPS — me lembrou da origem histórica deste hospital: uma escolha da cidade. Porto Alegre optou por ter um hospital exclusivo para urgências. Foi o primeiro da América Latina nesse modelo.

De lá para cá, seguiu inovando: criou a primeira UTI de Trauma Pediátrica do país, formou gerações de profissionais com a primeira residência médica em emergência do Brasil e segue como referência absoluta no cuidado ao trauma. Funciona 24h por dia, com atendimento gratuito, igualitário e de alta complexidade. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

O que é estado de emergência na saúde pública de Porto Alegre

 A declaração de emergência permite à administração municipal adotar medidas administrativas excepcionais e temporárias, como reforço de equipes, ampliação de leitos e flexibilização de processos de contratação e aquisição. A medida também viabiliza o acesso a recursos federais específicos para o enfrentamento da crise, conforme previsto na portaria GM/MS nº 6.914.

Gripe: estado de emergência em Porto Alegre

  Diante do avanço da sazonalidade de vírus respiratórios e da alta nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), a Prefeitura de Porto Alegre declarou emergência em saúde pública. O objetivo é ampliar a capacidade de resposta da rede assistencial e evitar a desassistência da população mais vulnerável, especialmente crianças e idosos. Há superlotação de leitos de prontos atendimentos e hospitais, agravada pela redução da oferta de atendimentos do SUS na região No atual período, Porto Alegre registra 10% a mais de ocupação em comparação com mesmo período do ano passado . O Boletim InfoGripe da Fiocruz, Porto Alegre encontra-se em nível de alerta para crescimento de longo prazo dos casos de Srag, com 95% de probabilidade de alta nas próximas semanas. As faixas etárias mais afetadas são as crianças de 0 a 4 anos (42,3% das notificações) e os idosos com 60 anos ou mais (36%).

A prefeitura destaca que a situação é agravada pelo cenário epidemiológico da dengue, que já havia motivado outra declaração de emergência em abril. A combinação de surtos simultâneos pressiona ainda mais a rede pública de saúde, exigindo ações coordenadas, emergenciais e intersetoriais

Gripe aviária

Influenza aviária


A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos.


Entre os principais sintomas apresentados nas aves estão dificuldade respiratória; secreção nasal ou ocular; espirros; falta de coordenação motora; torcicolo; diarreia; e alta mortalidade.