Opinião do editor - Lula da Silva não vai "reatar" relação alguma com a China. Isto é fake.

A mídia alinhada diz hoje, em uníssono, que Lula da Silva e sua comitiva viajaram para a China com a finalidade de reatar laços e atrair investimentos.

É fake.

De que laços fala a mídia alinhada, inclusive sites como Poder360 e jornais como O Globo ?

O Brasil não precisa reatar laços diplomáticos, políticos ou econômicos, porque estes nunca estiveram em descompasso. 

 

Não existem países amigos; não há amizade. O que existe são interesses. Aliás, as nações estão em eterno conflito de interesses. Contraditório? Não.

Amigo é o indivíduo com o qual se mantém relação de afeto, consideração, respeito, lealdade e espírito de ajuda. Países não possuem nem sentimentos, nem remorsos. Mesmo que tenham ressentimentos, não dispõem de atributos afetivos. Contudo, isso não significa que sejam inimigos e que não exista cooperação entre eles.

Existe relação profícua quando há algo importante, útil, vantajoso, benéfico ou conveniente entre as partes. Assim, os povos relacionam-se na busca de obterem ganho. Às vezes os interesses colocam-nos em situações opostas, o que amplifica as divergências.

PLUTARCO O biógrafo grego Plutarco, nascido há quase dois mil anos, escreveu diversas obras, entre elas, "Como tirar proveito de seus inimigos". Apesar de o livro tratar do aperfeiçoamento moral entre homens, fazendo analogia simplista em relação à convivência entre nações, pode-se considerar, como reflexão, um dos seus pensamentos: "É próprio de um homem ponderado tirar proveito de seus inimigos".

Leandro Karnal,queridinho do lulopetismo, tem vídeo gravado onde afirma que as nações não tem amigos, mas interesses.

Caso valha a premissa de que os Países possuem interesses e não amizades, a tentativa lulopetista e sua aliada da mídia alinhada não podem ignorar que os melhores superavits da balança comercial Brasil-China foram acumulados durante o governo Bolsonaro.

 

O superavit acumulado do Brasil com a China desde o início do governo de Jair Bolsonaro (jan.2019-jul.2022) está em US$ 127,7 bilhões. Passou o total somado nos mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) de 2003 a 2018: US$ 127,2 bilhões. 

 

  • Soja.
  • Minério de ferro e seus concentrados.
  • Óleos brutos de Petróleo ou de minerais betuminosos, crus.
  • Açúcares e melaços.
  • Carne bovina fresca, refrigerada ou congelada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário