João Satt Filho: 2° turno quem define é o centro
Estrategista
04/10/2016 - 05h20min | Atualizada em 05/10/2016 -
08h50min
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Depois de mais de 25 anos observando e trabalhando na
condição de estrategista de marketing, aprendi que a primeira pesquisa do
segundo turno muitas vezes é absolutamente desconcertante. Os votos migram em
uma velocidade impressionante.
Quem define o segundo turno são os votos do centro.
Explicando: o universo político brasileiro, de uma forma em geral, é
distribuído em três pacotes: 30/40/30, ou seja, 30% da esquerda, 30% da direita
e 40% do centro. A questão é que esse voto do centro não é monolítico, tem a
centro-direita e a centro-esquerda.
No segundo turno, a estratégia, o posicionamento e a
abordagem do discurso dos candidatos têm que ser revisitados. Para vencer, é
preciso entender que vai pesar tanto o voto útil, quanto o voto gerado pela
identificação com o propósito do candidato. O desafio é criar uma conexão
emocional com as pessoas.
De nada adianta encher os ouvidos das pessoas com
detalhes de programas de governo e inundar de críticas o adversário. Conquistar
a confiança é o maior desafio; o atalho é a coragem de falar e enfrentar a verdade.
No final do dia, os eleitores querem saber: esse cara vai
me ajudar ou não?
O segundo turno não é uma etapa de convencimento, e sim
de identificação.
Dentro desse contexto, Porto Alegre apresenta uma
situação peculiar neste segundo turno: em tese, temos dois candidatos de
centro-direita. A pergunta que fica é: para quem vão os votos da esquerda? Não
acredito no radicalismo sob forma de abstenção ostensiva. A vida continua e, na
última linha, a grande questão é: qual dos dois vai me permitir dormir em paz,
enquanto minha família está sob a mira de um revólver nas ruas?
Já vi e participei de situações em que quem estava na
frente no primeiro turno acabou ganhando. Da mesma forma, também assisti o
contrário: quem ficou em segundo lugar, na virada para o segundo turno já saiu
na frente com mais de 10% em relação ao oponente. Política e futebol acabam
ficando muito parecidos, nem sempre a estratégia que trouxe o time até as
finais é aquela que vai fazer o time campeão.
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