Mitos e verdades sobre a saúde bucal

O período é de férias e sabemos que os pequenos querem curtir ao máximo, entretanto, os hábitos de higiene devem ser mantidos e incentivados sempre. Especialmente os cuidados com a saúde bucal infantil que ainda geram dúvidas em pais e familiares. Mas, afinal, o que é a cárie? Devemos passar o fio dental nas crianças? Em quanto tempo nascem os dentes permanentes? E com que idade é indicado colocar aparelhos ortodônticos? Para responder a estas e a outras perguntas, a odontopediatria do Hospital Moinhos de Vento, Patrícia Wienandts, avalia mitos e verdades sobre estas questões. 

 

Os dentes de leite não necessitam de muitos cuidados com a limpeza, pois vão cair?

Patrícia Wienandts - Mito. Sem a higiene necessária, os dentes de leite podem ser a origem de infecções importantes que são as cáries e as doenças gengivais. Se o paciente não cuidar, pode ter dor ou até um abscesso (infecção bacteriana). A criança também pode vir a desenvolver infecções severas nos próprios dentes de leite ou infecções sistêmicas (em todo o organismo) originadas das bactérias orais. É importante enfatizar que a primeira dentição também tem um papel muito importante, pois mantém o espaço adequado e “guia” o nascimento correto dos dentes permanentes, sendo o que chamamos de “guia de erupção”. Então, cuidar do dente de leite é uma prevenção não só de doenças, como também, uma medida ortodôntica. É o primeiro aparelho natural do paciente. Portanto, a higiene bucal é um dos principais fatores para evitar cárie e doenças periodontais.

 

Os dentes permanentes nascem assim que os de leite caem?

Patrícia Wienandts - Mito. O nascimento dos dentes é muito particular. Não temos como fazer uma previsão exata do tempo da erupção. São vários fatores que vão determinar esta velocidade de nascimento, como o espaço que o novo dente tem, a idade cronológica do paciente e se há algum fator de retenção. Os novos dentes podem aparecer em dois dias, como em dois meses. Os exames radiográficos são importantes nesta idade de trocas dentárias. Portanto, é indicado que a criança já esteja recebendo algum tipo de orientação profissional nesta fase. O odontopediatra e o ortodontista poderão avaliar juntos se ela precisará de um aparelho ou não.

 

Só adolescentes podem usar aparelhos nos dentes?

Patrícia Wienandts - Mito. Os aparelhos corretivos  podem ser colocados a partir de idades precoces. Bebês com alterações craniofaciais podem utilizar dispositivos ortopédicos para correção. Então, depende muito do diagnóstico. Se o paciente apresentar alterações de fala, respiração, mastigação ou de crescimento, por exemplo, poderá receber a recomendação do uso de um aparelho. Tudo vai depender muito mais das características individuais do que da idade. Normalmente na adolescência se faz a ortodontia corretiva. É o período mais prevalente. Mas não quer dizer que só nessa fase o tratamento será indicado.

 

Crianças precisam usar o fio dental entre os dentes?

Patrícia Wienandts - É verdade. As crianças precisam passar o fio dental, que é um auxílio importante de higiene na remoção da placa bacteriana. Ele é um um recurso para limpar onde a escova de dente não alcança. Então, pacientes que já possuem contato entre os dentes precisam passar o fio dental para higienizar aquela superfície que está encostadinha no outro dente. Mas esta orientação pode ser dada pelo odontopediatra.

 

Os pequenos não devem comer doces, pois causa cárie?

Patrícia Wienandts - Mito. Existe um consenso entre os profissionais da área da saúde (como pediatras, nutricionistas e dentistas) para que a introdução do açúcar na alimentação da criança seja retardada o máximo possível. Antes dos dois anos de idade, não devem ser oferecidos produtos açucarados para o público infantil, visando a prevenção de doenças gerais, como obesidade, diabetes, hipertensão e também da cárie.

Entretanto, é um mito dizer que a criança que comer açúcar vai ter cárie porque trata-se de uma doença multifatorial que depende não só do consumo de doces, mas da higiene bucal, da saúde geral do paciente, e do desenvolvimento cultural dessa família. É verdade que ela vai poder comer açúcar, mas de uma maneira inteligente. E quanto mais a família puder retardar esta introdução melhor. Não só pela cárie, mas pela prevenção de outras doenças.

 

Crianças só podem usar escovas infantis?

Patrícia Wienandts - Mito. Nas faixas etárias mais avançadas elas podem usar escovas de adultos com cerdas macias e cabeça pequena. As infantis são muito bem-vindas em determinadas épocas, mas, ao longo dos anos, os pacientes já podem ir fazendo a transição para outros tipos de escova. Isso é muito particular de cada indivíduo e as adequações podem ser feitas de acordo com as suas necessidades. Então, é recomendado que a família tenha uma orientação profissional para ver qual é a escova mais adequada à idade.

 

Que conselho daria às famílias em relação à saúde bucal?

Patrícia Wienandts - Assim como a saúde geral do paciente, a saúde bucal já deve ser cuidada durante a gestação. Com uma boa alimentação, uma gravidez tranquila e um pré-natal eficiente, a mãe também estará cuidando dos dentes do bebê que já estão em formação no período gestacional. Meu conselho é o cuidado com a saúde em geral, porque isso começa pela boca. Ao longo do primeiro ano de vida do bebê, várias medidas de controle preventivo podem ser introduzidas, como a supervisão e aconselhamento sobre o uso da chupeta e da mamadeira, por exemplo. Situações nas quais o profissional odontopediatra também poderá ajudar, mas que os familiares têm que estar atentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário