Economia chinesa avançou 6,4% no primeiro trimestre, surpreendendo positivamente


No primeiro trimestre, a economia chinesa cresceu 6,4% na comparação com o mesmo período de 2018, de acordo com o órgão oficial de estatísticas do país, que também divulgou dados de atividade referentes a março. Essa velocidade de expansão é a mesma observada no quarto trimestre do ano passado e ligeiramente superior à mediana das expectativas do mercado (6,3%) e ao que esperávamos (6,2%).
Na comparação com o período imediatamente anterior, já descontados os efeitos sazonais, a economia chinesa avançou 1,4%. Essa surpresa positiva refletiu a melhora das exportações, que haviam sofrido ao longo do ano passado, e os estímulos do governo em relação à concessão de crédito.
Os dados de atividade de março apresentaram resultados positivos. A variação interanual da produção industrial acelerou de 5,3% em janeiro e fevereiro para 8,5% em março, enquanto os investimentos em ativos fixos aceleraram de 6,1% para 6,3%. No mesmo sentido, as vendas do varejo subiram 8,7% no mês passado, também acima da alta de 8,2% observada no primeiro bimestre do ano.
Por fim, caso esse ritmo de crescimento da China se mantenha, há um ligeiro viés de alta para nossa expectativa de elevação do PIB no ano, de 6,0%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário