Artigo, Fábio Jacques - A falácia dos programas motivacionais.

Fico abismado com a quantidade de programas motivacionais disseminados no meio empresarial. Todo dia aparece meia dúzia.
Acho incrível que grande parte dos empresários ainda não parou para pensar sobre os motivos da insatisfação, da desmotivação e da improdutividade das pessoas. Preferem seguir o que os grandes gurus preconizam e continuam mergulhados no marasmo.
A simples observação do que acontece na natureza ou nas outras entidades formadas por pessoas que não sejam empresas, pode lançar luzes muito cintilantes sobre “o que leva as pessoas se motivarem em relação a alguma coisa”.
Vejamos um exemplo da natureza:
As abelhas passam a primavera toda polinizando flores proporcionando, como decorrência, a proliferação de plantas de toda a espécie, desde frondosas árvores até pequenos vegetais produtores de alimentos para os seres vivos, entre os quais, o homem.
Mas as abelhas não têm como propósito polinizar flores e sim, capturar o néctar e o pólen estrategicamente produzidos pelas plantas com o intuito de atraí-las, para produzir o mel e a cera que permitem que sua colmeia seja construída e tenha alimentos para sobreviver nos meses de inverno.
As abelhas vivem em função de uma motivação própria de auto sobrevivência, mas, obrigatoriamente realizam um gigantesco trabalho para a planta que, sem esta simbiose de interesses, não sobreviveria.
Um exemplo de entidades formadas por pessoas são as igrejas.
As pessoas as procuram para salvar a alma, aliviar a consciência ou, até mesmo, alcançar bençãos para realizar seus propósitos mundanos, mas, como as abelhas, contribuem com estas organizações fazendo com que proliferem e cativem cada vez mais adeptos. Os propósitos das pessoas nada tem a ver com os das igrejas, mas simbioticamente se complementam.
Nunca vi um programa motivacional para crentes. Nestas entidades a motivação se realiza através da palavra do pastor ou do padre que sempre vai ao encontro dos anseios daqueles que as procuram. Não há treinamento motivacional para a pessoa contribuir com o dízimo.
No mundo empresarial, onde duas entidades com propósitos tão diferentes como os das abelhas e das plantas ou os dos crentes e das igrejas,  se encontram, montanhas de dinheiro são investidas para, muitas vezes sem sucesso, fazer com que as pessoas cumpram as obrigações pelas quais são pagas, ao contrário das igrejas às quais as pessoas pagam para participar.
Com um pouco de raciocínio, um empresário pode descobrir que nunca conseguirá fazer as pessoas se motivarem pelo sucesso de sua empresa. Ninguém procura um emprego para beneficiar alguma empresa e, sim, para resolver seus problemas particulares. De igual forma, nenhuma empresa contrata pessoas para beneficiá-las e sim para que as tarefas ou funções necessárias para que consiga cumprir suas obrigações e construir seu progresso sejam realizadas.
Os propósitos são diferentes e nunca serão amalgamados com perfeição. E enquanto as tentativas se mantiverem na esperança de conseguir unificar estas duas entidades tão díspares como óleo e água, os resultados jamais serão plenamente satisfatórios.
As abelhas têm que produzir mel e a planta cria o néctar que as atrai e, indiretamente, as “motiva” a polinizá-la.
No dia que os empresários entenderem este mecanismo natural e criarem um verdadeiro “néctar” que mobilize as pessoas, conquistarão, ainda que indiretamente, o sucesso nos seus propósitos. O resto é conversa fiada e empulhação.

Fabio Jacques

6 comentários:

  1. Bem colocado. Há que se ressaltar que os vivaldinos estão sempre à espreita para buscar ganhos fáceis e ludibriar os incautos. Conheço alguns que se encaixam perfeitamente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foste direto ao âmago da questão. A legião de vivaldinos é muito maior do que se imagina.

      Excluir
  2. JAQUES,AS IGREJAS SABEM DE PROJETOS,ANSEIOS,NECESSIDADES, E AJUDAM AS PESSOAS A CONSTRUIREM UM ROTEIRO DA SUAS VIDAS, QUE OS SATISFAÇA E REALIZEM.
    AS EMPRESAS NÃO ESTÃO NEM AI, PAGAM A MÃO DE OBRA TRATADA,COMPROMISSOS TRABALHISTAS,("DEREITOS")OS TRABALHADORES SATISFAZEM NECESSIDADES BÁSICAS,CUSTEIAM SUA EXISTENCIA;BEM NO INICIO ACHAM ÓTIMO DEPOIS NEM COM MOTIVAÇÃO.
    EMPRESAS DEVERIAM DESCOBRIR SONHOS,DESEJOS DE SEUS COLABORADORES E DE TAL FORMA QUE CONSEGUISSEM AO LONGO DO TEMPO REALIZAR;TOCAR INSTRUMENTO MUSICAL,TER UM PEQUENO COMERCIO,UMA LOJINHA PARA UM FILHO OU FILHA,ESCREVER LIVRO,ENSINAR...MELHORAR SEU NIVEL DE CONHECIMENTO E ESCALAR POSTOS MELHORES DENTRO DA EMPRESA .

    COLOCAR OS SONHOS AO ALCANCE DOS FUNCIONARIOS, E OS AJUDAR ORIENTAR A VIABILIZAR ,EM FUNÇÃO DO DESEMPENHO DESTES FUNCIONARIOS.AS ABELHAS POLINIZANDO E CONSEGUINDO SEU MEL.

    FUNCIONARIOS SEM RUMO E SEM VISÃO DE COMO REALIZAR SONHOS E PROJETOS, ACABA VITIMA DE PARTIDOS POLITICOS DE DEMAGOGOS,SINDICATOS QUE PREENCHEM ESTA LACUNA, TORNANDO CADA UM UM FIEL, UM "ZUMBI" DESCEREBRADO E FANATICO.

    UM FUNCIONARIO É "CADASTRADO" ,DÃO UMA CARTEIRINHA,ELE VIRA ALGUEM, UM CRACHA,UMA BANDEIRA E UM ROTEIRO NA CABEÇA QUE SE ELE CUMPRIR TAREFAS AO PARTIDO,SINDICATO,(POLINIZAR AS FLORES) TERÁ AUXILIO ´PARA REALIZAR SONHOS E DESEJOS( NECTAR).

    NÃO BASTA A EMPRESA APENAS PAGAR O COMBINADO, O TRABALHADOR TEM QUE PERCEBER QUE PARTICIPA DO EMPREENDIMENTO, E TER RETORNO EM FORMA DE ENERGIA EMOCIONAL E MATERIAL,PERCEBER ESTÁ DENTRO DE UM ROTEIRO QUE TEM COMEÇO,MEIO E META,QUE FAZ PARTE DA EMPRESA E QUE ESTA É PARCEIRA NA SUA VIDA.

    JÁ VI ISSO FUNCIONAR ASSIM COM SUCESSO E A EMPRESA SE DESTACA PELO DESEMPENHO E PRODUTIVIDADE ,OS FUNCIONARIOS, "SÓCIOS" (POLINIZAM)COLABORAM PRODUZEM COM SATISFAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Olá Eugênio, fizeste um belo acréscimo ao artigo. Gostei.

    ResponderExcluir
  4. "OBRIGADO PELO GOSTEI"
    Mas e dai? faltou dizer algo para melhorar o que constatamos, que seria o que imagino como um

    "serviços de ouvidoria",

    AUTÔNOMO,INDEPENDENTE,SEM VINCULAÇÃO A NENHUMA EMPRESA.
    Uma empresa solicita os "serviços de ouvidoria",uma pequisa espontanea,livre,não obrigatória sobre tudo o que o func gostaria,quer,deseja,almeja e como ele imagina que pudesse alcançar.
    Essas informações ajudariam na melhoria de pontos a corriçir no empreendimento,sujestões aproveitaveis, e "SERVIÇOS DE OUVIDORIA" constatariam coisas comuns em varias pequenas empresas para melhorias no sentido de mostrar um jeito, um caminho de PESCAR O PEIXE e não de dar peixe gratis.
    Entendo ser a vida uma GINCANA,quando assim percebi, tudo ficou mais esportivo,um cumprir tarefas continuo,um jogo da vida,cada um ou em equipe sempre em atividade , e até as coisas como "ossos do oficio" ficam interessantes.
    Voltei a complementar o que havia escrito pois só apontar e constatar o que deve ser melhorado não resolve,e então veio a idéia para complementar.
    AQUELAS RELIGIÕES E PARTIDOS POLITICOS NÃO DÃO PEIXE A TODOS, MAS MOSTRAM CAMINHOS, MODOS ,PROCEDIMENTOS,UM ROTEIRO NO FILME DA VIDA, QUE O "FIEL" VAI CUMPRINDO, PORQUE SABE,ACREDITA QUE CHEGARÁ NO PEIXE, MESMO QUE AGORA AINDA NÃO ESTA PESCADO.
    Estará assim em "ESTADO DE FELICIDADE"

    ResponderExcluir
  5. Eugenio, fui executivo em grandes e médias empresas e posso afirmar que esta forma natural de olhar qualquer empresa produz resultados sempre surpreendentes. Apliquei a mesma lógica em empresas nas quais prestei assessoria com o mesmo sucesso: melhoria significativa dos resultados e exponencialização da satisfação das pessoas. É o princípio da troca do "néctar" pela "polinização". Funciona de forma inimaginável. Se tiveres interesse podemos falar mais detalhadamente sobre esta lógica amalgamadora de resultados e satisfação pessoal.

    ResponderExcluir