Câncer do pulmão

 Um estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que as mortes por câncer de pulmão podem diminuir 28% no Brasil. O trabalho comparou a incidência prematura em homens entre 30 e 69 anos, nos anos de 2011 e 2015, e as projeções de mortalidade de 2026 a 2030. A redução é atribuída a programas de controle de tabagismo. 


Com o intuito de discutir estudos de caso sobre a doença e apontar tratamentos e intervenções, especialistas do Hospital Moinhos de Vento se reúnem na próxima sexta-feira (4), na I Jornada do Paciente com Câncer de Pulmão.


Especialistas de áreas afins como cirurgia torácica, oncologia, pneumologia, oncologia e radio-oncologia irão discutir casos clínicos de pacientes em diversos estágios da doença. A programação presencial ocorre no Auditório Moinhos, das 13h às 17h30, e as inscrições podem ser feitas no site da instituição hospitalar. 


A médica oncologista do Hospital Moinhos de Vento Helena Andrade esclarece que o evento tem o nome de “jornada do paciente” justamente para que se possa falar sobre o caminho percorrido pelo paciente, as dificuldades e gargalos enfrentados pelos profissionais da saúde no diagnóstico, além de questões do tratamento. “Não é apenas um simpósio em que se apresentam as novidades de tratamento e diagnóstico, mas algo que ‘mimetiza’ a vida real. Como o paciente chegou no médico, quais exames e os motivos pelos quais foram feitos. Importante também para que o oncologista entenda o trabalho dos outros profissionais envolvidos, trazendo a excelência no tratamento desse paciente”, esclarece.


O câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens e o quarto mais comum entre as mulheres no Brasil. O tabagismo é uma das principais causas desse tipo de tumor.


I Jornada do Paciente Com Câncer de Pulmão

Quando: sexta-feira (4)

Onde: Auditório Moinhos  (rua Tiradentes, 333 - Porto Alegre)

Horário: das 13h às 17h30

Programação presencial

Inscrições pelo site

Nenhum comentário:

Postar um comentário