Grêmio e a burrice consensual, por Facundo Cerúleo

Por um instante, pensei que estava alucinando. E eu nem fumo! É que um rapaz da Guaíba, que não sei quem é - eu nunca reconheço as vozes, talvez porque todos tenham o mesmo padrão mental -, falou uma coisa inacreditável! Disse ele que Portaluppi é um técnico que "tira leite de pedras". O que é que esse moço já viu de futebol?

Já na Gaúcha era a ciranda da louvação. Se Cuiabano entrou e deu conta do recado, "oh, mérito do técnico que o descobriu!". Os garotos entraram no segundo tempo e ganharam a partida com o Flamengo depois de o Invicto haver escalado mal o time: "Mérito dele!". É coisa que nunca se viu!

Toda essa viralatice foi pronunciada depois do Grêmio ter vencido de modo vergonhoso o América MG: levou três gols do lanterna! E se pôde fazer os quatro da vitória foi por ter um Luis Suárez, que, com entrega e excelência, achou soluções comandando o ataque de uma equipe muito mal treinada. Além disso, os moços da imprensa já não lembravam que, antes, o Grêmio havia conseguido um único ponto em 12 disputados, jogando pessimamente, com erros grosseiros do seu técnico.

Aí veio a vitória contra o Coritiba. Pronto! Viva o Invicto! Parece que os neurônios dos moços - vá saber por que - não retêm memória por mais de 24 horas. Isso explica também por que eles só conseguem descrever a realidade, sem nenhuma abstração. Eles juntam duas coisas: uma é que o Grêmio veio da segundona e o esperado era fazer uma campanha apenas de manutenção na atual temporada. A outra é que ele sempre esteve na parte de cima da tabela e até voltou ao G4. Incapazes de analisar, falam com simpatia e dizem que o trabalho do técnico é maravilhoso.

Não conheço o currículo dos rapazes. Pela "baixa densidade" cognitiva, suponho que tenham feito jornalismo nalguma faculdade de Porto Alegre em que os alunos são amestrados para não terem pensamento abstrato. É a cara da imprensa em geral. Não só esportiva.

Há muitas questões que os iluminados não fazem nas entrevistas com o técnico e com a direção do Grêmio. Dou só alguns exemplos.

- Por que o Grêmio tem tantas lesões musculares? Duvido que haja outro clube que tenha o mesmo problema.

- O técnico tem noção de que Suárez é o melhor jogador em atividade no Brasil? E, em caso afirmativo, o que fez para tirar o máximo proveito da presença desse extraordinário profissional?

- Por que o técnico não aproveita as partidas com menor nível de tensão para lançar garotos da base? Que conversa mole é esta de "estou lapidando o garoto"?

O problema é um pseudoconsenso que se forma quando esses deformadores de opinião fazem a cabeça de uma parcela dos "consumidores", quer dizer, da torcida, induzindo a direção do clube (que tem medo de perder apoio popular) a tomar decisões irracionais, como, por exemplo, manter um técnico aquém das reais pretensões do Grêmio, que é disputar título.

Fato é que a responsabilidade maior é da direção, que contrata e demite: é ela que escolhe, que administra finanças e avalia resultados. Se, nesse caso, for séria (não tenho ideia conclusiva sobre Alberto Guerra) fará esta pergunta: o técnico consegue fazer que o grupo produza o máximo do seu potencial? Não deveria estar disputando o título?


2 comentários:

  1. Pois é, Chê! Tuas análises são insofismáveis, mas não adianta. É o que ocorre no plano "político", o tal "estado democrático do direito"..... que imbecilidade! No tal campo político, temos que acabar com esses arremedos de eleição pra isto, pra aquilo.... Nós só estamos enriquecendo esses vagabundos, canalhas, que só sabem roubar.... Quanto ao nosso Grêmio, bueno, tu estás sempre apontando os caminhos, mas não tem jeito, não. Como dizia o Gen. Netto, herói farroupilha: "só matando" ..... rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Meu caro... tens toda a razão. Se tu ouviu a última entrevista do "invicto" que tem uma ridícula estatua, ia chorar. Este sujeito tem algum problema de infancia. Vive achando que todos estão perseguindo ele. Não é reconhecido pela população da TERRA. Os que OUSAM falar mal dele (criticam a sua "enorme" competência, estão marcados por ele e todos os gremista. Era um "bebê choram". RIDÍCULO.

    ResponderExcluir