Aartigo, Luís Milmann - Cursos de comunicação e degradação

Duvido que haja um estudante de comunicação capaz de discorrer por 15 minutos sobre o conteúdo dos seus estudos sem deixar quem o ouve estarrecido. Se articula algo similar a um raciocínio, é só sobre alguma porcaria qualquer. Lecionei semiótica e filosofia da linguagem na PUCRS, UCS e UFGRS durante anos. O que mais encontrava era aluno que não queria estudar nada, apenas brincar de jornalista na frente de um computador. Abominavam qualquer aproximação teórica dos problemas ou autores densos. Saiam da faculdade sem formação alguma e alguns se candidatavam aos cursos de pós-graduação, onde a enganação continuava até a obtenção por eles de títulos de mestres e doutores. É um processo que consagra a mais pura mistificação acadêmica. Desafio qualquer pessoa a  me apontar uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado produzidas em escolas de comunicação no país que possuam valor acadêmico-científico. Esse setor da Universidade é de uma nulidade intelectual devastadora e só serve para divulgar ideias mascadas de franceses esquerdistas de quinta categoria, todos pós-modernos, o que, por si só, já é um lixo, Aliás, sobre a influência do pensamento francês e seus desdobramentos desde a revolução de 1789, comparados com a influência e a maturação das concepções da revolução americana, sugiro a leitura do excelente livro “Sister Revolutions: French Lightning, American Light”, da historiadora americana Susan Dunn. Dá para entender, depois da leitura, porque os farsantes Mafesolli, Foucault, Sartre, Derrida e Lacan formam, com Marcuse e com um conspurcado Benjamin em versão adolescente, a lista de autores apresentados a alunos de comunicação desfibrados de inteligência, como figuras exemplares do pensamento contemporâneo. Tudo isto temperado com a cartilha petista, com um pitaco de Marx, Trotsky e Rosa de Luxemburgo, que é para os doutos, digamos assim, introduzirem de forma beningna, nos alunos, ideias de comunismo generoso e, obviamente fraudulento, especialmente sobre a relação da “mídia” com os interesses exploradores do capitalismo. Sobre este império da mediocridade moral e intelectual nos cursos de comunicação, devo fazer justiça a uma exceção que confirma a regra geral: trata-se do professor Francisco Rudiger, que leciona na PUCRS e na UFRGS. Ele é um intelectual de primeira grandeza. Há anos Rudiger desafia, com seu rigor filosófico, capacidade de análise, coragem pessoal e grande capacidade de produção intelectual, o universo de nulidade que se autodenomina o "campo da comunicação".
A FABICO (UFRGS) e FAMECOS (PUCRS) são centros de mediocridade e impostura e nada do que produzem serve para a área de ciências humanas. Por isso, seriam fechadas se, por ventura, fossem submetidas, por amostragem de sua produção, ao crivo analítico de comissões de avaliação sérias. A CAPES e o CNPQ ,os órgãos estatais de fomento à pesquisa, especificamente nesta área de comunicação, são dominadas por panelinhas de doutores incapazes de discorrer sobre questões sérias de teoria da linguagem, como semântica, sintaxe e pragmática, economia, sociologia, teoria literária ou história. O tal estudo da mídia que exercitam só cria gerações de imbecis com titulação acadêmica, que se substituem uns aos outros como professores membros das comissões governamentais de apoio às pesquisas, que liberam verbas para a produção de trabalhos de professores financiados pelo Estado e bolsas de mestrado e doutorado para as escolas de comunicação. É o financiamento público da idiotia.

O caso da ocorrência de plágios na pós-graduação é mais degradante ainda. Os estudantes, na sua grande maioria, não tem ideia alguma sobre o que fazer nas suas dissertações e teses, porque não há conteúdo qualquer ensinado nos cursos de pós-graduação, seguem as orientações de seus professores e optam por escreverem coisas como "o jornalismo na era da informática", "as mídias sociais e as novas recepções", “a análise do discurso em tal ou qual situação” ou ainda “O Conceito de aura em Walter Benjamin” e por aí vai, tudo lixo que sequer pode ser usado como material bruto sobre algum ponto de relevância para da elaboração de trabalhos sobre estudos sérios, Este material todo forma um arquivo de bibliotecas que ninguém consulta e deveria constituir um acervo para pesquisa daquilo do que é mais degradante em instituições de ensino superior. E como as inteligências da ECA,(USP) da FABICO e da PUCRS abrem a possibilidade de que, na comunicação, sejam apresentados trabalhos de autores sérios de outras áreas, por absoluta falta de referência intelectual nos estudos teóricos sobre a mídia, aí o plágio domina tudo, porque os alunos e os professores orientadores não leem nada de autores consagrados em filosofia ou ciências humanas. Resumindo: é um chiqueirão intelectual, acompanhado de uma pompa vicária, caraterística daquilo do que os coronéis deste emporcalhamento universitário chamam de "o campo da comunicação", que, em verdade, deveria ser chamado de campo de abjetas nulidades.

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