Artigo, Hélio Schwartsman, Folha - Crepúsculo de um ídolo

Artigo, Hélio Schwartsman, Folha - Crepúsculo de um ídolo


SÃO PAULO - Ok, eu era jovem, mas já acreditei que Lula e o PT introduziriam um novo e melhor paradigma ético na política brasileira. É com um misto de frustração e tristeza, portanto, que recebo a notícia de que o ex-presidente foi condenado em primeira instância a 9,5 anos de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A frustração vem pela constatação de que o padrão ético da política nacional continua desastroso, se é que não piorou após a passagem do ex-metalúrgico pelo Planalto. A tristeza tem uma etiologia mais emocional mesmo: a derrocada moral de um líder que já admirei.

Obviamente, não foi só agora que descobri que lidava com ídolos de pés de barro. Desde a revelação do escândalo do mensalão, em 2005, eu já havia expungido todas as minhas ilusões em relação ao partido e seus dirigentes. Faço essas reflexões, que ficam no limite da indiscrição, neste momento porque a condenação de Lula confere peso histórico à trajetória de declínio ético do líder petista.

Mesmo que ele escape da cadeia e seja reeleito presidente —o que me parece muito improvável—, não vejo mais como seu nome possa ser dissociado de várias das piores práticas da política brasileira. E isso não ocorre devido a uma suposta parcialidade do juiz Sergio Moro, mas a atitudes do próprio dirigente petista.

Ainda que se acredite na fabulação de que Lula foi condenado sem provas, não há como negar que o ex-presidente estabeleceu uma relação de extrema promiscuidade com empresários que admitem ter integrado esquemas bilionários de assalto aos cofres públicos. Se aplicássemos a régua moral que o PT utilizava nos anos 80 e 90, e que me parece adequada (nesse quesito o partido mudou mais do que eu), Lula teria de ser expulso sumariamente da legenda.


Se há um lado bom nessa história é que eu ao menos aprendi a descrer de heróis e passei a ter uma visão mais realista da natureza humana.

4 comentários:

  1. Dizer que não existem PROVAS contra o Lula e continuar acreditando no discurso purulento da esquerdalha brasileira. Mudaste pouco, meu!

    ResponderExcluir
  2. MANOEL OLHAVA PELA FECHADURA DO QUARTO DE MOTEL ONDE SUA ESPOSA ESTAVA NA CAMA, SENDO "AMASSADA" PELO AMANTE, QUANDO A LUZ DO QUARTO SE APAGA, E MANOEL EXCLAMA:

    -"Ó DUVIDA CRUEL, AGORA COMO VOU TER CERTEZA?"

    SE TENS DÚVIDA , ÉS COMO O MANOEL,"SÓ VENDO"
    MILHARES DE PROVAS NEGOCIATAS E AINDA TENS DÚVIDA?

    ResponderExcluir
  3. Hélio Schwartsman escreve para a "Falha de S. Paulo", é socialista, já deu inúmeras opiniões que comprovam seu amor pelas esquerdas retrógradas que infestam o Brasil e o mundo. Assim, é certeza que não dá para acreditar sequer nos sinais diacríticos exigidos em seus textos.
    O Brasil é assim, estamos cheios de gente desse tipo. Recentemente tivemos as opiniões execráveis do também socialista de carteirinha Paulo Rabelo de Castro sobre as operações da JBS com o BNDES e em defesa dos funcionários petistas que infestam a instituição. Ou damos uma guinada radical rumo ao capitalismo e ao liberalismo, extirpando o socialismo de nosso pais ou estaremos eternamente deitados em nosso berço esplêndido.

    ResponderExcluir
  4. Coisa mais rara, nos dias de hoje, vizualizar a estrela vermelha petista na lapela dos casacos , inclusive, dos fundadores dessa " seita"

    ResponderExcluir