Renato Sant'Ana - A capital dos capadócios


        Quantos saberão hoje o que é capadócio? Pois Aulete Caldas ensina que, entre outras acepções, capadócio é aquele que tenta enganar com trapaças, espertezas, imposturas: é o espertalhão que age como canalha, que trapaceia e dissimula. Em suma, gentalha.
           Mas, pasmem, hoje não é de Brasília, aquele antro de capadócios engravatados, que se está a falar, senão do que acontece em Porto Alegre ou, mais exatamente, no seu Centro Histórico. É a crônica de uma cidade condenada por seu povo, frise-se, e por gestores patéticos.
          A história da cidade impressa nas suas ruas, solares centenários, igrejas, palácios, seu magnífico teatro e a suntuosa arquitetura surgida no limiar do século XX, além do privilégio de estar debruçada sobre o Guaíba (seja ele rio ou lago), um conjunto de elementos urbanos tornam o núcleo originário de Porto Alegre de uma beleza muito peculiar.
          Mas olhar para o Centro Histórico é ver um holograma da capital gaúcha. Todo o imenso potencial turístico, que poderia gerar riqueza e alavancar a economia, é arruinado por uma escória que se opõe à civilização.
          Aqui, vale o lugar comum de citar Nelson Rodrigues: "Subdesenvolvimento não se improvisa; é obra de séculos." Tanto governos municipais quanto estaduais vêm, por décadas, "privilegiando" capadócios, transformando o Centro Histórico numa incubadora do crime. A começar pela quantidade de jovens que, sem regras nem noção de civilidade, pulula em suas ruas pelas madrugadas.
          Ora, com exceção das autoridades públicas, toda a gente sabe que o tráfico de drogas, a vadiagem de menores e toda sorte de dissolução têm trânsito livre no que deveria ser um "espaço nobre" da cidade.
          É a segmentação, entende? Hoje, a vida noturna elegante se concentra na rua Padre Chagas. Os "alternativos" vão para a noite da Cidade Baixa. E o Centro Histórico, graças ao beneplácito de nossas autoridades, vem se consolidando como o setor dos "inferninhos", quer dizer, "casas noturnas" para a ralé, um público transgressor, desocupado e improdutivo, com um traço antissocial muito marcado.
          Quando a noite cai, uma juventude viciosa, liderada por veteranos delinquentes, torna o coração do Centro Histórico um lugar insalubre. Moços, sem perspectiva em razão de suas próprias escolhas, veem-se disponíveis para uma "militância no crime", o que, para muitos, acabará sendo a única forma de custear o próprio vício.
          A metódica degradação dos últimos 30 anos pode ser sintetizada num fato. Hoje há três edifícios (provavelmente, todos patrimônio público) tomados por presuntivos "sem-teto", invasão mais do que liderada: articulada por capadócios ideológicos numa estratégia de subverter a ordem e pavimentar o caminho do totalitarismo.
          Ao menos parte desses invasores são os experimentados capadócios que mantêm vivos os inferninhos. Mas as autoridades e a "extrema imprensa" não o sabem... Nenhuma providência é tomada. E não há ninguém para denunciar essa barbárie.
          E a população se refugia em casa, proibida de fruir de sua cidade, vendo perplexa as facções criminosas ampliarem suas áreas de domínio - inclusive graças ao recrutamento feito no Centro Histórico.
          Mas o prefeito Nelson Marchezan e o governador Eduardo Leite nunca deram sinais de terem aptidão para compreender que tamanha leniência do poder público só favorece a expansão do crime. Certo, Marchezan e Leite não podem tudo. Porém, cabe ao prefeito liderar a transformação da cidade. E o governador é, em última análise, o chefe da segurança pública.
          E depois, quem estará, mais do que eles, legitimado para peitar o Ministério Público, o Judiciário e qualquer um que faça corpo mole?

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.

E-mail do autor: sentinela.rs@uol.com.br

2 comentários:

  1. O MUNDO TRANSFORMOU-SE NISSO; POR AQUI O IMITAMOS, ALI[AS, O QUE MAIS SE FAZ [E A CULTURA DO IMITAR AQUILO QUE NÁO PRESTA....

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. Vai piorar, assim que os últimos servidores forem dispensados por administrações incompetentes. Administrar a coisa Publica é diferente de administrar o Particular. Deu para entender?

    ResponderExcluir