Novembro Azul alerta para cuidados com a saúde do homem

Homem que se cuida não perde o melhor da vida. Este é o tema da Secretaria da Saúde (SES/RS) para marcar o Novembro Azul, mês dedicado a alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. A novidade este ano é a expansão do foco: despertar os homens para a necessidade de cuidar de sua saúde como um todo.
“Existem hábitos arraigados, uma cultura mesmo de que homens não cuidam da própria saúde e é preciso mudar isto”, aponta Carlos Antônio da Silva, coordenador da Saúde do Homem, da SES/RS. Estes hábitos arraigados levam a adoecimentos que poderiam ser evitados ou amenizados. “Depressão, por exemplo, é comum, mas geralmente não falada, não tratada. Tudo é velado”. Além da próstata, outros tipos de câncer acometem a população masculina, entre eles pulmão, garganta e esôfago, principalmente em função do fumo. Também as doenças cardiovasculares são muito comuns. “As tensões do cotidiano, o modo de vida, a falta de atividade física contribuem para os adoecimentos”, observa Carlos. A população masculina, acrescenta, não está habituada sequer a verificar seus marcadores metabólicos como pressão, batimentos cardíacos, colesterol.
Ele manifesta ser fundamental esta mudança cultural, ao mesmo tempo em que é necessária a adoção de novos hábitos, como mais ingestão de água. “Tomar menos sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas”, diz. Também desenvolver atividades físicas, como caminhadas, ingerir menos açúcares e gorduras, bem como fazer atividades de lazer. “Estes são fatores importantes para alguém durar mais e com qualidade”.
O Novembro Azul, mês de atenção à saúde do homem, será marcado pela divulgação de um vídeo nas redes sociais, a partir desta sexta-feira, dia 1º. Também será exposto um “varal” sobre os cuidados com a saúde do homem, durante o mês, no andar térreo do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1501, Porto Alegre). E, dia 12, será exibido o documentário “Silêncio dos Homens”, um filme que discute a masculinidade tóxica e aborda as dores, qualidades, omissões e processos de mudanças dos homens. Será apresentado em dois horários: das 9h às 11h e das 15h às 17h, no auditório do Centro Administrativo, com debate a seguir. É aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário