Expoagas 2016 encerra com
R$ 461 milhões em negócios
• Crescimento nas negociações é de 13% em relação à
edição do ano passado
• Alimentos e produtos de higiene puxaram resultado
positivo
Em sua edição de 35 anos, a Expoagas 2016 chega ao final
nesta quinta-feira (25), no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre,
garantindo aos 347 expositores um volume recorde de negócios da ordem de R$ 461
milhões. Realizada desde terça-feira (23) pela Associação Gaúcha de
Supermercados, a feira apresentou ao varejo mais de 800 lançamentos e novidades
em produtos, equipamentos e serviços para todo o comércio. Em seus três dias, o
evento recebeu 44,2 mil visitantes e destacou as apostas da indústria e as
tendências do varejo para o segundo semestre, e promoveu uma série de
palestras, oficinas práticas e seminários sobre áreas técnicas e táticas para o
ramo de supermercados. Puxado sobretudo por expositores de alimentos e de
produtos de higiene, o resultado positivo nas negociações representa um
crescimento de 13% em relação à edição passada do evento, superando as
estimativas iniciais dos organizadores.
O montante transacionado entre visitantes e expositores significa
uma venda média de R$ 1,3 milhão por estande. "Em média, cada expositor
investiu na feira cerca de 4% do que vendeu somente nos três dias. Além disso,
muitos negócios são levantados na Expoagas e concretizados
posteriormente", lembra o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo,
destacando que os gaúchos mais uma vez foram maioria entre os estandes - 76% do
total de empresas expositoras. "Defendemos que o varejo, a indústria e o
setor produtivo cresçam juntos, já que crescimentos isolados de setores não são
sustentáveis. O comércio precisa de uma indústria forte para que o consumidor
tenha poder de compra, e por isso saudamos que a Expoagas 2016 tenha
oportunizado esta vitrine de negócios à indústria gaúcha", sublinhou
Longo.
Durante a feira, a Agas encomendou um estudo ao Instituto
Segmento Pesquisas, que ouviu 101 expositores para saber o índice de satisfação
com o evento. Na pesquisa, foram ouvidas companhias de todos os portes, sendo
72% da indústria, 14% do serviço e 13% do setor de comércio. Segundo dados
apurados nos dois primeiros dias da mostra, 70,9% das vendas concretizadas na
Expoagas 2016 foram junto a varejistas gaúchos, 16,1% a compradores de outros
estados brasileiros e 12,9% junto a companhias de outros países.
Neste ano o levantamento revelou uma mudança em relação
ao principal objetivo de participação na feira: o motivo maior passou a ser
estreitar o relacionamento com o supermercadista (91%), que superou pela
primeira vez as opções de fazer novos clientes (87%) e o aumentar os
negócios/vendas (85%). Expor seus produtos (84%), fixar sua marca no mercado
(78%), divulgar lançamentos (70%) e manter-se atualizado com as tendências do
setor (42%) são outros motivadores dos expositores da feira.
Para ampliar o leque de oportunidades a outros setores do
comércio, a Agas mais uma vez garantiu gratuidade nas inscrições realizadas com
antecedência não apenas a profissionais de supermercados, como também a membros
de segmentos como padaria, açougue, restaurantes, hotéis, farmácias, petshops e
lojas. Indagados pelo Instituto Segmento Pesquisas sobre a movimentação de
negócios nos estandes, 64% dos expositores informaram que realizaram negócios
com profissionais destes outros setores, que não supermercados. Os segmentos
mais citados pelos fornecedores participantes da feira foram, pela ordem,
restaurantes (45%), padarias (42%), hotéis (37%) e lojas de conveniência e
bares, ambos com 31%.
Segundo a pesquisa, 86,5% dos 347 expositores da Expoagas
2016 pretendem voltar à feira em 2017. A Agas já iniciou a comercialização dos
estandes para a próxima edição, oferecendo condições especiais para a renovação
automática dos espaços. "Essa antecipação na comercialização permite que
preparemos os detalhes da Expoagas 2017 com mais cuidado aos detalhes.
Entretanto, sempre buscamos uma mudança de pelo menos 15% entre os expositores,
para que oportunizemos a novas empresas os benefícios da Expoagas",
destaca Longo, lembrando que o Centro de Eventos Fiergs é ocupado na totalidade
pela feira supermercadista. As empresas expositoras ouvidas pela Segmento
apontaram que, em média, as vendas na Expoagas representam 16,4% do total do
faturamento de agosto. 76% dos expositores ampliaram a carta de clientes nos
dois primeiros dias da feira, e 100% atribuíram à Expoagas 2016 a classificação
de muito importante ou importante para o desenvolvimento da dos negócios da sua
companhia. Somente 2% dos entrevistados estimam que não atingirão ou superarão
seus objetivos no evento.
Tendências - Tradicional termômetro de tendências e
hábitos de consumo dos gaúchos, a Expoagas 2016 deu o tom dos produtos que
deverão estar em destaque nas gôndolas do varejo nos próximos meses. Ao
contrário de outras edições, quando fornecedoras de equipamentos lideraram o
ranking dos expositores que mais venderam, neste ano empresas de alimentos e de
produtos de higiene despontam na lista. "Atendendo aos anseios do
consumidor, que está fazendo valer o seu dinheiro, o supermercadista está
buscando acertar o básico, corrigir seu mix de produtos e dar giro aos itens na
gôndola. Ainda assim, os expositores de máquinas e equipamentos também tiveram
bom desempenho na feira, já que um em cada três supermercadistas está
investindo em reformas ou ampliações em 2016. Em todo o Brasil, os
supermercados abriram mais de 10 mil postos de trabalho nos últimos
meses", registra o presidente da Agas.
Para 89% dos expositores ouvidos pelo Instituto Segmento,
a crise influenciou diretamente o hábito de consumo dos gaúchos. Apenas 24% das
empresas entrevistadas afirmam que ainda não perceberam uma retomada nos seus
negócios.
Perfil dos visitantes - Mais uma vez, os varejistas foram
maioria entre os visitantes (81%). Os 44,2 mil visitantes da Expoagas 2016
são oriundos de 6,4 mil empresas diferentes. A feira recebeu participantes de
26 estados brasileiros, além de varejistas da Argentina, Anguilla, Chile,
Colômbia, Espanha, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Com relação ao gênero dos
visitantes, a Expoagas recebeu 66,2% de homens e 33,7% de mulheres ligados ao
setor.
Programação - A 35ª Convenção Gaúcha de Supermercados
também foi marcada por uma extensa programação, que contemplou gestores e
colaboradores dos mais diferentes setores do varejo e da indústria. As
tradicionais palestras magnas, realizadas pela manhã, trouxeram ao debate os
jornalistas Caio Blinder, Diogo Mainardi e Lucas Mendes, apresentadores do
programa Manhattan Connection, da GloboNews; o colunista e economista Samy
Dana; o educador físico e apresentador do Fantástico, Marcio Atalla; e o
escritor e psicanalista Augusto Cury. A programação jovem do evento teve o consultor
Max Gehringer abordando conceitos de carreira, sucesso e empreendedorismo em um
debate com o diretor da Stemac Geradores, Valdo Marques, que contou sua
experiência no quadro "Chefe Secreto". Já no Agas Mulher, a escritora
Cecília Troiano falou sobre a rotina e as dificuldades da mulher moderna em um
encontro que congregou mais de 700 mulheres ligadas ao ramo supermercadista. O
evento teve, ainda, visitas-técnicas, palestras e oficinas práticas sobre áreas
operacionais e técnicas da rotina varejista, como açougue, padaria, hortifrúti,
tendências, mudanças em legislações, gerenciamento do mix de produtos,
conceitos de layout de loja e outros assuntos.
Às 20 horas desta quinta-feira, pouco antes de encerrar o
evento, a Agas vai sortear um automóvel Hyundai HB20 zero quilômetro entre as
empresas que tiverem efetuado pelo menos R$ 1 mil em compras na Feira.
A Expoagas 2017, que terá o tema "Conectando os Bons
Negócios", ocorrerá de 22 a 24 de agosto do ano que vem no Centro de
Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. A estimativa da Agas é que pelo menos 80%
dos estandes para a feira do próximo ano tenham seus contratos renovados até o
final desta quinta-feira (27).
Nenhum comentário:
Postar um comentário