Nota do Sindicato dos Engenheiros do RS

SENGE PEDE ESCLARECIMENTOS SOBRE VENDA DE
EMPRESAS ESTRATÉGICAS PARA O ESTADO

Na terça-feira (11), o Sindicato dos Engenheiros pediu esclarecimentos ao governador Sartori em relação ao que tem sido amplamente divulgado como “reforma do Estado”. Através de correspondência o SENGE reafirma que entende como necessária a reorganização do Estado, especialmente diante do lamentável quadro das finanças públicas, porém discorda veementemente da proposta simplista que vem sendo propagada pelo Poder Executivo, o que na verdade representa um verdadeiro desmonte da máquina pública sob a lógica de uma pretensa redução de despesas sem a devida discussão e transparência.

O Sindicato também critica a intenção de privatizar empresas estratégicas utilizando como justificativa dados e informações questionáveis, e cujo único objetivo parece ser colocar a sociedade à mercê da iniciativa privada, o que em nada garante a sustentabilidade dos custos que serão repassados aos contribuintes e principalmente o atendimento às parcelas menos favorecidas da população.

A mesma preocupação foi formalizada aos deputados estaduais em carta protocolada nesta quinta-feira (14), solicitando o apoio dos parlamentares contra a possível venda das empresas CEEE, CRM, SULGÁS e CORSAN.


O SENGE ainda acompanhou a comitiva da região de Candiota à Assembleia Legislativa na terça-feira (11), que apresentou subsídios sobre a real situação da CRM. O grupo era composto pelo atual prefeito do município, Luiz Carlos Folador, pelo prefeito eleito Adriano Castro dos Santos, vereadores e integrantes do Sindicato dos Mineiros de Candiota e da Associação Pró-Carvão.

Um comentário:

  1. Exemplo de situação que o estado do RS pode alcançar no desenvolvimento do estado, a exemplo de Santa Catarina, na qual o estado possui 51% da SCGAS e com isso trouxe para o estado a montadora da BMW. Vide link da noticia abaixo:
    http://www.sc.gov.br/index.php/mais-sobre-desenvolvimento-social/8588-presidente-da-scgas-visita-obra-da-montadora-bmw

    ResponderExcluir