Desempenho da produção de bens de capital sugere retração dos investimentos no terceiro trimestre

Desempenho da produção de bens de capital sugere retração dos investimentos no terceiro trimestre
A produção industrial cresceu 0,5% na passagem de agosto para setembro, já descontada a sazonalidade, conforme divulgado hoje pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE. O resultado veio em linha tanto com nossa projeção quanto com a expectativa do mercado, de acordo com coleta da Bloomberg, que apontavam um crescimento de 0,6% em setembro. Na comparação interanual, a produção recuou 4,8%, o que significou uma queda de 8,8% nos últimos doze meses.
Setorialmente, nove dos vinte e quatro setores pesquisados apresentaram crescimento em setembro, com destaque para produtos alimentícios, com variação de de 6,4%, indústrias extrativas, que mostrou expansão de 2,6%, e veículos automotores, reboques e carrocerias, que registrou aumento de 4,8%. Em contrapartida, houve forte recuo do setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com queda de 8,1%.
Dentre as categorias de uso, a produção de bens de consumo duráveis avançou 1,9% em setembro. Também chama a atenção o crescimento da produção de bens intermediários, com expansão de 1,2% na leitura de setembro. Entretanto, é importante destacar que o crescimento registrado pelos dois setores não foi o bastante para compensar as perdas registradas na última leitura, de 6,4% e 3,6%, respectivamente.
A produção de bens de capital recuou 5,1%, marcando a terceira queda consecutiva para o setor. A despeito do que vinha sendo apontado pela confiança do empresariado industrial e do crescimento significativo das importações nos últimos meses, os contínuos resultados negativos da produção de bens de capital e de insumos típicos da construção civil deve levar a uma nova retração da formação bruta de capital fixo no terceiro trimestre.
A melhora da confiança nos últimos meses (apontada tanto pela FGV como pela CNI) deve manter o desempenho morno da atividade industrial no curto prazo.  Deste modo, esperamos alta da produção industrial em outubro, especialmente em função da retomada da produção automotiva. De qualquer modo, acreditamos que a produção industrial encerrará 2016 em queda, em parte refletindo a contração do início do ano e o carregamento estatístico dos fortes recuos do ano anterior.
Conheça também nosso site: economiaemdia.com.br
Octavio de Barros
Diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos - BRADESCO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário