Artigo, Paula Barcellos, FSB - A comunicação ajuda a manter o diálogo dentro da sociedade

- O título original do artigo é "Narcisismo das pequenas diferenças".

Muito se discute sobre as lições da pandemia e o tal novo normal. Reflexo da nossa necessidade de manter a esperança em um amanhã melhor. Ainda sem vacina ou remédio eficaz contra o novo coronavírus, o amanhã segue imprevisível. E nada mais desconfortável ao ser humano do que lidar com a imprevisibilidade.

Em especial, quando a imprevisibilidade é a única certeza a alguns setores essenciais à vida. O SUS, com toda a dificuldade que enfrenta, se mostra resiliente às oscilações políticas. A necessidade ou não do sistema único de saúde já não é mais pauta.

O que merece reflexão, e a pandemia atua como lupa aqui, é como podemos melhorar a gestão da saúde a partir das sinergias entre SUS e saúde suplementar. Não se trata só de discutirmos a favor ou contra a fila única – medida, por sinal, imprescindível em tempos de Covid-19. Trata-se de darmos luz a complementariedade dos sistemas público e privado, otimizando o atendimento da população na saúde pública e ampliando o acesso à saúde suplementar.

Se tem uma lição que a pandemia podia deixar é a de sairmos do narcisismo das pequenas diferenças, como dizia Freud. Quando pequenas diferenças podem colocar grupos da mesma comunidade em conflito. E a comunicação é uma ferramenta importante para a abertura e construção deste diálogo, para mobilização de vozes de ideologias políticas diferentes em prol do que realmente importa: a saúde do brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário