sábado, 22 de maio de 2021

Cremers

 O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Trindade, disse ontem ao editor que o Cremers lançou, nesta sexta-feira, novo modelo on-line de atestado de comorbidades para vacinação contra a Covid-19. A plataforma está disponível aos médicos registrados no site do Cremers 

CLIQUE AQUI para acessar.]


O novo modelo traz um texto padrão e segue os mesmos critérios de segurança jurídica e técnica das receitas, atestados e exames já emitidos a distância pela ferramenta do Conselho. O vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, destaca que “a emissão desses documentos de forma on-line evita o deslocamento desnecessário e facilita o dia a dia de médicos e pacientes neste momento de pandemia”.


As 13 doenças consideradas comorbidades, como diabetes e hipertensão arterial, para o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 do Ministério da Saúde (MS) estão listadas no atestado on-line, que funciona como um documento único para que o médico ateste e o paciente comprove a comorbidade no momento da aplicação do imunizante.


Como acessar


Para acessar a ferramenta, o médico deve entrar no ‘Espaço do Médico’ com login e senha, e clicar em ‘Atestados’. Em seguida, entrar em ‘Atestado para vacinação contra Covid-19’, e, na primeira tela do formulário, digitar nome, CPF ou RG do paciente. A seguir, clicar nas comorbidades do paciente. O médico ainda pode detalhar a comorbidade. Por exemplo, em ‘pneumopatias crônicas graves’, pode especificar fibrose cística e pulmonar, pneumoconioses, displasia broncopulmonar ou asma grave.


Após preencher todos os campos, a plataforma avança para uma segunda tela, na qual o médico ainda pode acrescentar informações adicionais em ‘Descrição’. Em seguida, o atestado é gerado e fica registrado na lista de atestados emitidos. Depois da emissão no site do Cremers, o paciente recebe o documento por e-mail e pode imprimi-lo ou apresenta-lo digitalmente no posto de vacinação.


A ferramenta para emissão a distância de receitas, atestados e exames foi criada em abril do ano passado, como ação inovadora e pioneira para colaborar com as medidas de distanciamento seguro durante a pandemia de Covid-19. A plataforma já gerou mais de 1,25 milhão de documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário