Epcor Solar inicia operação para novas usinas de energia solar para Brasil TecPar

Nova usina da Brasil TecPar em São Borja terá capacidade ampliada para gerar 2 MWh de energia renovável a partir de setembro.

Outro projeto da Epcor para a Brasil Tecpar será realizado no Mato Grosso para gerar 2MWh..

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis no ano passado alcançou a marca de 92%. O resultado divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) mostra que a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a maior dos últimos 10 anos. No total, em 2022, foram gerados quase 62 mil megawatts médios por mês de energia. E o cenário para 2023 segue o mesmo de forma muito positiva para a geração de energia solar. Visando a sustentabilidade e utilização de energias renováveis, a Brasil TecPar, que tem 500 mil assinantes espalhados por seis estados do Brasil, a maior parte deles na região Sul do país. começou a operar em outubro de 2022 na planta da usina solar de São Borja, onde foram investidos R$7 milhões de reais na sua construção, que veio de uma iniciativa da Gaúcha TecPar, sua controladora. A geração de energia estimada por ano da usina é de aproximadamente 1 MWh. Ou seja, a usina solar de São Borja pode gerar energia para aproximadamente mil famílias por mês durante um ano. Ao todo estão dispostos 1.976 módulos no local. Buscando ampliar a planta de São Borja e empresa contratou agora empresa Epcor Solar para redesenhar o projeto e duplicar a planta em São Borja. De acordo com o cálculo de compensação ambiental da Ludfor, a nova usina evitará a emissão de cerca de 261,22 toneladas de CO2 ao ano, equivalente a 104.824 mudas de árvores conservadas por 20 anos.


Vale destacar que a usina solar opera de forma semelhante ao funcionamento dos sistemas de energia solar fotovoltaica residencial, porém, em uma escala bem maior, pois é projetada para a produção e venda de grande volume de energia em alta tensão. A Epcor Solar também realizará outro projeto para nova planta de usina solar para a Brasil TecPar no Mato Grosso (2MWh). Os mais de 500 mil clientes da Brasil TecPar, por meio das marcas Amigo Internet e Ávato Tecnologia, receberão serviços e soluções provenientes de energia limpa e renovável. A grande novidade desta nova usina é a utilização de trackers, equipamentos mecânicos para perseguir a melhor irradiação solar.


A Epcor Solar é uma empresa nacional fundada em 2016 e é uma das pioneiras no Rio Grande do Sul na área de desenvolvimento de projetos de energia elétrica, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento das energias renováveis. A empresa investe em oferecer um serviço completo realizado por uma equipe técnica e comercial experiente, além de contar om parcerias estratégicas de um seleto grupo de empresas consolidadas no mercado, visando garantir o atendimento das necessidades exclusivas de cada cliente. A empresa pretende investir R$ 10 milhões de reais no projeto para construção da maior usina de energia solar da grande Porto Alegre, localizada no bairro Lami, em Porto Alegre, com 2MW de potência (suficiente para atender quase 1 mil residências) e que deverá entrar em operação até julho de 2023. 

 

A Epcor Solar também está a frente de um projeto de usina de geração de energia HIBRIDA (eólica e solar fotovoltaica), junto com a empresa JR Energias Renováveis SPE, visando a geração centralizada no município de Uruguaiana, localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A capacidade de geração do “projeto Camoati” será de aproximadamente 550 MWh de produção de energia eólica e 140 MWh de energia solar ao qual foi instalada uma estação solar métrica, que já está fazendo as medições desde janeiro de 2023. Para se ter a grandiosidade do "projeto Camoati", 500 MWh é suficiente para atender na média quase 250 mil residências. O projeto será instalado em aproximadamente 600 hectares (equivalente a mais de 800 campos de futebol).


A Epcor Solar é especialista em projetos de geração de energia solar e soluções completas para atendimento de clientes na baixa tensão e alta tensão. Hoje a empresa conta com 1238 MWh em projetos fotovoltaicos em desenvolvimento, "Nós temos um DNA de engenharia de energia. Não somos instaladores, não somos integradores. Somos Engenharia. Somos especialistas em obter o melhor do sol. Investimos muito em pesquisa, treinamento e capital humano. Nosso grande diferencial é a rapidez de implantação, a capacidade de usufruir o grande potencial de irradiação que o Brasil tem, proporcionando projetos on demand para os nossos clientes e parceiros", ressalta Mario de Azambuja Jr, diretor de Novos Negócios da Epcor (foto).




Nenhum comentário:

Postar um comentário