Comissão da Câmara dos Deputados ouve ministro da Justiça e Segurança Pública de El Salvador, no dia 23 de maio

      A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados promove audiência pública no dia 23 de maio (5ª feira), a partir das 10 horas, para ouvir, por videoconferência, o ministro da Justiça e Segurança Pública de El Salvador, Gustavo Villatoro. Ele vai explanar sobre Plano de Segurança de Controle Territorial adotado pelo país centro-americano.

    O pedido para a realização do debate foi feito pelo deputado Osmar Terra (MDB-RS):

     - Há dois anos, El Salvador era o país com maior número de assassinatos do mundo, e agora já completou 300 dias sem homicídios. Se a tendência atual continuar, El Salvador poderá se tornar um dos países mais seguros do mundo – afirma o parlamentar; 

      O deputado prossegue: 

     - Bandido tem que ser tratado como bandido. Chega de passar a mão, El Salvador é modelo para América Latina! Retirar os bandidos do convívio das ruas já.

    Em resposta a uma onda de violência promovida por gangues em 2022 – que resultou na morte de 87 pessoas em um período de 48 horas –, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, decretou estado de exceção. Com isso, até fevereiro de 2023, havia quase 63 mil presos sem ordem judicial. A taxa de encarceramento no país, de 600 presos por 100 mil habitantes, é quase o dobro da do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário