Tudo sobre o glaucoma

 O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), juntamente com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), prepara mais uma edição histórica do seu já tradicional evento em prol da conscientização acerca do glaucoma, a maior causa de cegueira evitável no mundo. A atividade ocorrerá neste sábado, 20 de maio, das 9h às 17h, por meio do canal do Youtube da entidade, e contará com a participação de médicos oftalmologistas, celebridades e pacientes que convivem com a doença.

 

Alguns tópicos abordados:

 

- Grupos de risco para o glaucoma;

- Os perigos da automedicação;

- As causas da doença;

- A importância do uso de colírios;

- O acompanhamento do tratamento do paciente;

- A atuação do Programa Nacional de Glaucoma;

- Direitos dos pacientes com glaucoma;

- Novas tecnologias para o tratamento da doença incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS);

- Cuidados com a criança com glaucoma.

 

"Através dessa ação, nosso objetivo é fornecer informações de qualidade baseadas em evidências científicas para a população. Sabemos que existem muitos mitos sobre o tema. Portanto, queremos aproveitar esta data para responder às dúvidas mais comuns que chegam aos nossos consultórios", ressalta Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO.

 

O glaucoma afeta de 1 a 2% da população mundial e estima-se que, até 2040, 111,8 milhões de pessoas possam sofrer com a doença. Os especialistas alertam que o glaucoma é a principal causa de cegueira evitável no mundo, sendo assintomático nas fases iniciais. Sem diagnóstico e tratamento precoces, a doença pode progredir ao longo dos anos até o surgimento dos primeiros sintomas.

 

"O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, responsável por permitir ao cérebro reconhecer formas e cores. A pressão intraocular elevada machuca progressivamente o nervo óptico, tornando impossível recuperar as partes danificadas. Portanto, o glaucoma não tratado adequadamente pode levar à perda permanente da visão. No SUS, é possível contar com o suporte de médicos, acesso a medicamentos, exames e procedimentos de diagnóstico e tratamento", conclui Wilma Lelis Barboza, 1ª secretária do CBO.

 

Para aumentar o engajamento do público, a campanha conta com o apoio de celebridades brasileiras que vão alertar sobre a importância dos cuidados precoces relacionados a doença. Participam desta edição o piloto de Stock Car e ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello, o sanfoneiro, cantor e ator Chambinho do Acordeon, o medalhista olímpico de judô Rafael Silva, o comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Grafite, as atrizes Julia Lemmertz, Evelyn Castro, Ana Petta, Lina Mello e Mayana Neiva, os atores Carmo Dalla Vecchia e Mateus Solano, o empresário e influenciador digital Peter Jordan, o humorista Jair Kobe (Guri de Uruguaiana), a artista paraense Juliana Sinimbú, o cantor, apresentador e ator Ronnie Von e o empresário Abilio Diniz.

 

Além do apoio de celebridades e de instituições públicas e privadas, a atividade envolve representantes de várias entidades relacionadas ao tema saúde ocular. “As diferentes contribuições que recebemos de outras sociedades de especialidades e de órgão de gestão na área da saúde nos mostram o quanto é grande e interdisciplinar o desafio de prevenir, diagnosticar e tratar o glaucoma”, concluiu Cristiano Caixeta Umbelino. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário