Entrevista, Roger Klafke, Sebrae RS - Restaurantes, bares e lancherias sofrem muito mais em Porto Alegre, onde o retorno das atividades está proibido

ENTREVISTA
Roger Klafke, especialista em competitividade, Sebrae RS
rogerk@sebraers.com.br

Se este fechamento dos restaurantes, bares e lancherias em Porto Alegre prologar-se além do dia 31, o que acontecerá com este setor na Capital, porque no restante do Estado já abriu tudo ?
Os números da Abrasel falam em 20% de empreendimentos que fecharão. O problema é que sabemos que as micro e pequenas empresas, neste caso também a enorme maioria de restaurantes, bares e lancherias, poderiam sobreviver 20 dias com o fluxo de caixa que tinham, mas este prazo já passou de muito em Porto Alegre.  Porto Alegre sofre muito mais, porque está proibido o retorno às atividades, já que na maior parte do Estado todos os municípios reabriram os negócios. Outras localidades, como Passo Fundo, as operações também estão proibidas.

Que números vocês têm sobre a expectativa desses micro e pequenos empresários do setor ?
A mais recente pesquisa que fizemos, revela o seguinte quadro: manter o negócio, 47%; reformatar, 25%; reduzir, 16%; expandir, 10%; fechar, 2%.

Qual é o tamanho do impacto no setor ?:
80% registram impactos devastadores. 60% dos negócios perderam até 70% do movimento que tinham. Refiro-me aos que não tinham foco forte em delivery ou nem operavam com tele-entrega, mas os demais também sofrem muito.

Algum outro setor sofre tanto ?
Acho que não. Mesmo quem reabriu, como é o caso do restante do Estado, fora Porto Alegre, que continua com tudo fechado, enfrenta medidas mitigatórias e muita cautela por parte dos consumidores. Estamos prestando consultorias na Serra e percebemos isto. Casas com bufês enfrentam enormes desconfianças.

E o delivery?
Há pelo menos dois anos estamos advertindo para a importância deste modelo de negócio. Quem aderiu forçado, divide o mercado com quem já o domina.

Que ajuda vocês podem fornecer ?
Temos condições de ajudar muito na prevenção e na preparação para o retorno. Formatamos até uma "Cartilha para Quando Voltar". Falem conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário