quarta-feira, 1 de julho de 2020

Curriculum Vite Brasiliensis

Astor Wartchow
Advogado
Escândalos. E mais escândalos. É como buffet, é só escolher o prato do dia. Pode ser "rachadinha", auxílio emergencial, respiradores, e, vejam só, até currículo pessoal.
Mesmo de menor valor ou conseqüência social, delitos comportamentais não deixam de traduzir uma índole suspeita. Faz tempo, estamos a merecer um apurado estudo de caráter sociológico/psicológico, de modo a esclarecer e complementar teorias sobre o caráter do povo, sobre a natureza (a)ética do brasileiro.
Parênteses histórico. Ensinamentos do mestre Raimundo Faoro (1925-2003), em sua obra clássica, Os Donos do Poder. À época da colonização portuguesa, relembrando, há registros sobre o desembarque de nobres, funcionários públicos, soldados e criminosos. Quase todos solteiros e interessados em grana fácil.
À administração colonial e ao aparelhamento burocrático-estatal é atribuído a responsabilidade pelo nosso subdesenvolvimento. A sociedade de então se adaptou a esta estrutura. Consequentemente, o fruto dessa deformação e adaptação social é o “jeitinho brasileiro”.
Com o passar do tempo, lei e ordem passaram a significar pouco, quase nada. Fraudes, falsificações, desrespeito a contratos, entre outros exemplos, são atitudes que não sofriam reprovação social.
Hoje, não faltam notícias e episódios diários que relacionam a conduta do brasileiro ao famoso estigma de “querer levar vantagem em tudo”. Inúmeras dessas fraudes são praticadas por autoridades e servidores públicos, em conluio com pessoas do povo e da própria comunidade.
Detalhe. Mas nunca o suficiente para inibir a tentação e o oportunismo. Flagrados, abusados e reincidentes, depois da primeira mentira, sucedem-se as demais.
São comportamentos e reações tipicamente humanos. Afinal, ninguém gosta de ser confrontado, de ser chamado a dar explicações, ou, em casos mais graves, de ser acusado.
De um modo ou de outro, a seu tempo, maneira e circunstância, seu autor provavelmente responderá por seus atos e conseqüências. A começar pelas relações pessoais.
Mas quando se trata de questões públicas, que afetam a comunidade como um todo, e cujo ônus, em geral, corre à conta dos cofres e do dinheiro público, isso nem sempre fica claro, urgente e responsabilizável.
Ou porque a autoria, o ato e sua conseqüência são realmente duvidosos e/ou discutíveis, ou porque não é do interesse de alguns o respectivo questionamento.
Logo, esses fora-da-lei e seus parceiros são tão abusados que eu nem sei o que é mais ofensivo para o cidadão, o ato de roubar ou sua ousadia em nos ignorar e desrespeitar! 

2 comentários:

  1. Infelizmente este é o nosso Pais e não tem perspectiva de um dia acabar tudo isto.A verdade é que o bandido por enquanto é mais forte e debochado.Basta ver o que está acontecendo no nosso Pais.Quem quer melhorar é perseguido todos os dias.Instituições que deveriam dar alento e bons exemplos ao povo, são as primeiras a dar péssimas mensagens.Será porque?O brasileiro quer respeito, ordem e Democracia verdadeira e não Ditaduras criminosas como cubanas,venezuelanas,chinesas como alguns querem ir para o atraso e com toda esta roubalheira gigantesca.

    ResponderExcluir
  2. "UM FREIO DE ARRUMAÇÃO" URGENTE!
    -------------------------------

    "TENHO 71 ANOS E SABEMOS DA "LEI DE GERSON", MAS O QUE OS ESQUERDISTAS FHC,LULA E DILMA FIZERAM NÃO HÁ NO PLANETA.

    AGRAVARAM O QUE JÁ NÃO ERA MUITO BOM ,APATIFARAM COM TUDO LITERALMENTE, SUBVERTERAM VALORES,ETICA,A ORDEM SOCIAL,PARA TOODO LADO QUE SE OLHA DÁ MEDO.

    CHEGOU-SE AO PPONTO DO STF,GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO,DA LEI FAZER O QUE BEM ENTENDE,DESCONSIDERANDO TUDO,
    ACUSANDO
    INVESTIGANDO
    MANDANDO PRENDER AUTORIDADES
    INVADINDO PROPRIEDADES SEM MANDATO
    JULGANDO
    CONDENANDO
    O MESMO JUIZ FAZENDO ESTE BANZÉ TODO!
    PODE ATÉ TENTAR FAZER, MAS ONDE ESTA O 142,AS AUTORIDADES? OMISSAS RECEBENDO EM DIA DEVERIAM ACUDIR E RESTAURAR A LEI,OS DIREITOS DOS CIDADÃOS?
    HOUVE EM TEMPO ALGUM EM ALGUM LUGAR ALGO PARECIDO?

    NADA MAIS É PRECISO FALAR

    TENHO MUITA SAUDADES DO "FREIO DE ARRUMAÇÃO" QUE OS MILITARES DERAM NO BRASIL, RECUPERAMOS TODOS OS SETORES DA ECONOMIA,A ORDEM O RESPEITO E NOS ORGULHAMOS DO BRASIL,DA ORDEM E DO PROGRESSO.

    O POVO FOI AS RUAS E NOS ENROLARAM!

    O STF NOMEADOS PELOS LADRÕES FHC,LULA E DILMA OS ABSOLVE DOS CRIMES E ROUBOS, ESTÃO ALEGRES SOLTOS E AINDA RECLAMANDO.

    FOI MUITO POVO PARA AS RUAS, MUITA GENTE TRABALHADORA E DE RESPEITO E ACHO QUE ALGO PODERÁ ACONTECER.

    OS LADRÕES MANDANDO NO JUDICIARIO,NO LEGISLATIVO,GOVERNAM DE FATO E IMPEDEM O EXECUTIVO DE GOVERNAR.

    O POVO VOTOU EM BOLSONARO PARA PRESIDENTE, MANDAM OS CAPA PRETA CORRUPTOS QUE NEGOCIAM PROPINAS COM GRAVAÇÕES E TUDO, EM COMBINAÇÃO COM O LEGISLATIVO, NA MAIOR CARA DE PAU ,SEM VERGONHA NENHUMA.

    OS QUE JÁ MORRERAM DO COVID ESTÃO LIVRES DESTES BANDIDOS,NÓS AINDA NÃO.

    A "TOMADA DA BASTILHA" SE FAZ NECESSARIA.



    ResponderExcluir