O velho Copa

*Adão Paiani


Em uma época de tantas despedidas, recebo a notícia de mais uma: depois de 81 anos, fecharam-se as portas do "Copacabana", o mais tradicional restaurante italiano de Porto Alegre. 


Mais do que um restaurante, o "Copacabana" era  um pedaço da alma da cidade, parte da memória afetiva de gerações de portoalegrenses, e referência dos imigrantes italianos e seus descendentes  na capital dos gaúchos (particularmente dos calabreses e, também, pelo que me toca, dos sicilianos).


Mais uma perda como reflexo dos tempos difíceis que vivemos; e que toca de forma muito especial àqueles que, como eu, passaram a infância no entorno do velho restaurante.


Esses tristes tempos irão passar e, mesmo deixando perdas irreparáveis,  servirão  como teste à nossa resiliência, nos deixando mais fortes frente às adversidades.


A própria história do já saudoso "Copacabana" e de seus fundadores, em sua saga para "far la America", deve nos servir de exemplo e inspiração de que com trabalho duro, e exercitando a capacidade de superar limites e situações imprevisíveis e adversas, se consegue vencer as dificuldades impostas pela vida e suas circunstâncias.


Fecharam-se as portas do velho Copa, mas amanhã vai ser outro dia.


*Adão Paiani é advogado em Brasília/DF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário