sexta-feira, 28 de maio de 2021

"A melhor dieta é deixar de comer tudo o que você gosta"

Muitas pessoas pensam assim sobre alimentação, mas não precisa ser um sofrimento! O segredo é experimentar e respeitar os sinais do organismo. Você já se viu na situação de comer sem mesmo sentir fome? Isso está muito mais associado ao nosso humor do que a necessidade de saciedade.

Hoje, os alimentos disponíveis e as possibilidades de preparo, são infinitas! Estar atento ao seu corpo e montar um prato equilibrado pensando nas cores e quantidades, proporciona uma alimentação de qualidade. Não tenha medo de conhecer um sabor novo, uma variedade de cores significa variedade de nutrientes.

Veja como manter o equilíbrio no seu dia a dia.

 50% Legumes e folhas

Ricos em vitaminas e fibras, ajudam aumentar a sensação de saciedade. Serve como entrada ou composição do prato principal.

Sugestões:

Rúcula, tomate cereja, berinjela grelhada. Experimente salpicar sementes de girassol para dar textura ou algum tipo de nozes.


Nesta composição há vários nutrientes incluídos como ferro, potássio, vitamina A, vitamina C, dentre outros.

 

 

25% Proteínas

São responsáveis pelo crescimento e reparação dos tecidos e também auxiliam na produção de hormônios e enzimas.  



Sugestões (animal):

Carnes Vermelhas

Cortes magros, como maminha ou patinho.

Carnes Brancas

Prefira frango, peru, ou peixes como: st. peter, salmão

ou sardinha.


Sugestões (vegetal):

Feijões diversos (branco, azuki, manteiga, de corda,

dentre outros), ervilha, lentilha e grão de bico.

 

 

 

25% Carboidratos

Alimentos energéticos e determinantes para um bom rendimento físico e mental. Se consumidos em quantidades adequadas, podem auxiliar na manutenção de peso.



Sugestões:

mandioca, mandioquinha, batatas (inglesa, doce), aveia,

arroz (integral, selvagem, cateto, branco, vermelho,

dentre outros), quinoa.

 


Complementos

Óleo

O mais indicado para preparo são os óleos vegetais, como de oliva, prefira o extra virgem, canola, girassol, soja, milho, dentre outros.

Tente sempre variar a opção consumida e evite exageros.

 

Sal

Quanto menos utilizar, mais sabor dos alimentos você sentirá. Caso goste de comidas temperadas, aposte em condimentos naturais, como orégano, alecrim, tomilho, coentro, manjericão, cheiro verde, dentre outros.


Sobremesa

Se você é do tipo de pessoa que gosta de um doce pós-refeição, não precisa se restringir! Procure não ultrapassar o consumo recomendado de até 2 porções de açúcares por dia. Cada porção equivale a 1 colher de sopa de açúcar ou 1 bombom ou 1 copo de bebida açucarada.


Os açúcares não refinados, como o mascavo ou demerara, passam por menos processos químicos e mantêm mais nutrientes em sua composição. Se uma fruta for suficiente nesse momento, aproveite as opções da estação. Que tal tentar alguns dias da semana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário