Investidores dinamarqueses querem instalar usinas eólicas na Lagoa dos Patos

 Investidores dinamarqueses querem usar as águas da Lagoa dos Patos para instalação de usinas eólicas e produção de energia elétrica limpa e renovável. O assunto foi tratado, nessa quarta-feira (13), em reunião virtual promovida pela Secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, em Brasília, Patrícia Kotlinski, com o embaixador da Dinamarca, Nicolai Prytz. Na reunião, o presidente e o Diretor de Desenvolvimento Técnico da Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) e Copenhagen Offshore Partners (COP) no Brasil, Diogo da Nóbrega e Gabriel Zeitouni, respectivamente, fizeram a apresentação de um projeto ambicioso para a produção de energia limpa na Lagoa dos Patos, que tem 10 mil quilômetros quadrados de extensão, é pouco habitada e navegada, tem proximidade com linhas de transmissão e acesso estratégico ao Porto de Rio Grande.

Essa possibilidade de investimento estrangeiro, que ainda depende de estudos técnicos, de zoneamento e de impacto ambiental, já havia sido tratada, preliminarmente, no último dia oito de fevereiro, pelo então governador Eduardo Leite, com o embaixador da Noruega, Odd Magne Rudd. Naquela reunião, realizada em Brasília, Leite apresentou os projetos do Estado para obtenção de hidrogênio verde em busca da descarbonização do Rio Grande do Sul. Daquele encontro também participaram os embaixadores da Dinamarca, Nicolai Prytz e da Finlândia, Jouko Leinonen, além do encarregado de Negócios da Suécia, ministro conselheiro Sten Engdahl.

Também participaram da reunião virtual, nessa quarta-feira, a Secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann, o Subchefe Geral da Casa Civil, Paulo Pereira, o coordenador setorial da Procuradoria Geral do Estado junto à SEMA, Juliano Heinen, o diretor do Setor de Energia e Sustentabilidade do Trade Council no Consulado Geral da Dinamarca, Lucas Paulo Barbosa da Silva, o assessor para Assuntos Internacionais da Serfi, Robson Valdez, além de representantes das Secretarias de Planejamento, Governança e Gestão e de Desenvolvimento Econômico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário