Artigo, Ariel Yaari - Como a vitória do Lula impactará o movimento imigratório dos brasileiros para os Estados Unidos?

- O autor é Diretor da The Mignone Law Firm, especializada em investimentos e imigração nos Estados Unidos. Bacharel em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing e Planejamento Turístico. Também possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. 

Após meses de incertezas e especulações, finalmente o Brasil elegeu o seu próximo presidente, que tomará as decisões mais importantes do País nos próximos quatro anos. Confirmada a vitória do Lula na noite de ontem, imediatamente recebemos uma enxurrada de mensagens, de pessoas decididas a deixarem o Brasil rumo aos Estados Unidos. O motivo? Os mais variados. Mas, o que mais chamou a atenção foi a preocupação com o futuro das suas próprias famílias.

 

O perfil predominante das pessoas que nos enviaram as mensagens é de empresários e profissionais liberais, de todos os setores, que vislumbram um futuro bem mais difícil para os seus negócios e, até mesmo, para a sua atuação profissional no Brasil.

 

O fato é que esta manifestação mostra, além da preocupação com os negócios, a perspectiva que a cisão causada pela polarização política vivida nos últimos meses piore os índices de investimentos; empregos; renda; valor patrimonial de ativos e segurança, inclusive jurídica. 

 

Na realidade, este não é um movimento novo. Desde que foi ventilada a possível candidatura do presidente eleito, muitas pessoas já começaram a se mexer. Com a efetivação, outra boa parte seguiu o mesmo caminho e, agora, com a eleição, espera-se um verdadeiro “boom” de pessoas buscando soluções jurídico-imigratórias para deixarem o Brasil o mais breve possível. 

 

E “tipos” de vistos não faltam, como os EB´s, entre eles o EB-1 (habilidades extraordinárias); EB-2 NIW (profissionais de interesse nacional) e o EB-5 (visto por meio de investimento). Ou seja, não faltam oportunidades e possibilidades para quem deseja sair do Brasil legalmente. 

 

Sem contar que viver em um país com economia forte, ensino de qualidade em escolas públicas e com baixo nível de violência é um grande atrativo. Bem diferente do atual cenário brasileiro...



Nenhum comentário:

Postar um comentário