Artigo, Guilherme Baumhardt, Correio do Povo - Todes

Lula fez, nesta sexta-feira, a primeira reunião da Carreta Furacão... ops, fez a primeira reunião ministerial. Os 37 integrantes do primeiro escalão estavam lá reunidos. Informações de bastidores apontam que houve certa dificuldade para encontrar cadeiras e espaço para tanta gente. Diante da cena, um gaiato teria dito: “Olha, desde o impeachment de Dilma Rousseff que a gente não via tanto cacique para pouco índio”. Após a frase, houve protestos. Petistas gritaram “não foi impeachment, foi golpe!”, enquanto a titular do Ministério dos Povos Originários disse que a frase era preconceituosa porque fazia chacota da condição indígena.


Passado o primeiro stress, Lula abriu a reunião como agora determina o protocolo federal. Agradeceu a presença de todos, todas e “todes”, respeitando a linguagem neutra. Por se tratar de um governo que preza pelo meio ambiente, além da saudação aos humanos, os vegetais também foram lembrados. “Bom dia para as plantas, ‘plantos’ e ‘plantes’”, registrou o chefe do Executivo, olhando e acenando para samambaias e suculentas espalhadas pela sala. Um integrante dotado de presença de espírito perguntou se não cabia também uma “saudação à mandioca”, relembrando Dilma. Os integrantes do Centrão gargalharam, enquanto petistas, esquerdistas e seus satélites fecharam a cara.


Mais detalhes do encontro ainda são um mistério. Todos aguardam a divulgação do vídeo da reunião, tal qual ocorreu com Jair Bolsonaro após o quiproquó com Sergio Moro em 2020. Os mais experientes recomendam que se espere sentado em uma poltrona confortável. Pode levar bastante tempo. E pode ser que ela ocorra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário