Oi lança projeto piloto da 5G em Brasília

Com cerca de 460km² de extensão e abrangência de 80% da capital federal, a Oi lançou em outubro o projeto piloto que inaugurou a rede de 5G em Brasília, tecnologia de ponta do setor de telecomunicações móvel.

A tecnologia traz uma série de vantagens aos clientes graças à maior rapidez e que melhora a experiência dos usuários com serviços como streamings de alta resolução e jogos em tempo real.

Com taxas de velocidade de transmissão de dados que chegam a 500 Mbps (Megabytes por segundo), os serviços de dados com uso da nova tecnologia ficam mais rápidos quando comparados à atual rede de 4,5G disponível.

“O maior diferencial do projeto piloto de 5G da Oi é que ele tem a ancoragem em um espectro dedicado exclusivamente para essa tecnologia”, explica Roberto Guenzburger, diretor de Marketing do Consumidor e Empresarial da Oi.

Para viabilizar o projeto de Brasília, aproximadamente 300 sites foram conectados e ancorados em uma banda dedicada da frequência de 2.100 GHz. Essa estratégia –chamada de refarming já havia sido realizada para disponibilizar o 4,5G.

SERVIÇO DISPONÍVEL EM BRASÍLIA

O 5G pode ser acessado dentro da área de cobertura em Brasília por clientes de todos os planos de telefonia móvel da operadora que tiverem um aparelho compatível com essa tecnologia da Oi, sem a necessidade de troca do atual chip 4G e sem custo adicional. A área de abrangência no Distrito Federal inclui Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Lago Norte, Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios, além de outras regiões, como os Setores Administrativos.

O primeiro aparelho compatível com 5G da Oi que está disponível nas lojas da operadora é o motorola edge. Disponível em lojas físicas da operadora na capital federal, o aparelho tem tela curva de 6.7”, poderosa experiência de áudio, plataforma móvel Qualcomm® Snapdragon™ 765, bateria 4500 mAh e um sistema de câmera tripla versátil com sensor principal de 64MP.

5G DA OI

Para viabilizar o 5G, a empresa utilizará sua rede de transporte de cerca de 400 mil km de extensão. “Essa rede será fundamental para escoar o tráfego do 5G do mercado como um todo quando a nova tecnologia for plenamente implementada no Brasil, após o leilão do espectro. Como o 5G vai requerer muito mais antenas e como elas precisarão estar conectadas a uma rede de fibra para dar conta da capacidade colossal de dados que o 5G requer, nossa rede nacional de transporte de dados é que terá as melhores condições de atender todos os players, viabilizando conectividade para grandes ou pequenas operadoras. E isso vai reforçar o papel da Oi como principal provedora de infraestrutura em fibra ótica no país”, afirma Rodrigo Abreu, presidente da Oi.

SÉRIE DE TESTES ANTES DO LANÇAMENTO

Antes do lançamento do projeto em Brasília, a Oi realizou uma série de testes com o serviço de 5G em eventos de grande porte. No Rock in Rio 2019, o serviço da empresa cobriu toda a Cidade do Rock e ficou disponível para a equipe de produção do festival, além de oferecer experiências com aplicações para o público através de equipamentos disponibilizados pela Oi. Além do festival de música, o serviço foi testado em outros eventos, como a Conferência Rio2C, GameXP e Comic Con Experience (CCXP) de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário