Artigo, Leandro Vieira - Por que o Brasil se tornou o país do podcast ?

O podcast já é parte do cotidiano do brasileiro, tendo tornado nosso país como o primeiro do mundo na quantidade de ouvintes deste tipo de mídia. Mas, o que fez com que ele ganhasse tantos adeptos ? No artigo abaixo, Leandro Vieira, CEO do Administradores, explica os principais motivos que levaram à popularização dos podcasts e os temas mais escutados pelos usuários.

O podcast já é parte do cotidiano do brasileiro. Está em todas as plataformas de streaming e seu formato de conversação ganhou a preferência dos internautas em um modelo atrativo e prático de ouvir em qualquer lugar ou momento. E, principalmente, sobre qualquer conteúdo que deseje. De programas de entretenimento a educacionais, essa enorme diversidade de assuntos vem atraindo cada vez mais ouvintes fiéis – tendo tornado o Brasil o país que mais consome esse tipo de mídia no mundo.

Segundo dados divulgados pela Statista, o brasileiro passa, em média, uma hora diária ouvindo algum podcast. Na semana, cerca de 37% dos usuários da internet escutam algum episódio nas plataformas de streaming, de acordo com uma pesquisa da Global Web Index.

Outro dado que vem ressaltar a força dos podcasts está em um estudo global conduzido pela Edison Research, que mostra que 81% dos ouvintes de podcasts confiam em recomendações dos hosts (apresentadores) e 71% acreditam mais em anúncios veiculados nos podcasts do que naqueles que rodam em outras mídias.

“O podcast é um formato muito intimista, que permite a construção de vínculos e gera conexão. Aqui no Café com ADM, por exemplo, isso é algo que levamos muito a sério. Construímos uma comunidade em torno dele. Temos um grupo no Telegram, um perfil exclusivo no Instagram, e nos comunicamos por e-mail. Os ouvintes vestem literalmente a camisa, porque criamos uma coleção exclusiva com o tema do Café com ADM na nossa loja, a ADMSTORE (www.admstore.com.br). Ou seja, há um senso de pertencimento muito forte e isso se reflete em tudo”, destaca Leandro Vieira, CEO do Administradores.com e apresentador do podcast Café com ADM.

Negócios é tema em alta

No Spotify, o tema “Negócios” tem uma seção exclusiva no recorte de podcasts. E não é para menos. O público tem se interessado cada vez mais por assuntos como Gestão, Finanças, Marketing, Vendas, Empreendedorismo. E é nesse contexto que o Café com ADM, do Administradores.com, se consolidou. Com 100 milhões de downloads e mais de 300 episódios publicados, o podcast recebe semanalmente um grande nome do mercado brasileiro para bate-papos inspiradores sobre uma infinidade de assuntos da área.

“Eu percebo uma mudança de mentalidade no brasileiro, que tem se interessado mais por empreender e, principalmente, por empreender bem. E a busca por qualificação envolve também consumir informação que vá além, educando e desenvolvendo. É isso que fazemos no Café com ADM. Recentemente, entrevistei o Roberto Justus e foi uma hora de aprendizado que você não encontra em qualquer lugar”, complementa Leandro.

Abaixo, separamos cinco episódios do Café com ADM para quem se interessa por empreendedorismo, vendas, desenvolvimento pessoal e muito mais. Escute:

#1 O vendedor do Século 21 – a transformação digital trouxe mudanças significativas ao mercado, obrigando que as companhias se adaptassem ao universo online para que sobrevivessem e aumentassem a cartela de clientes. De tantas histórias de sucesso, não há como deixarmos de fora a trajetória de Ciro Bottino, um dos perfis mais emblemáticos no país como vendedor. Neste episódio, o empreendedor compartilha como foi sua jornada de imersão ao online, e o grande segredo de como se tornar único em meio a tanta concorrência. Spoiler: para Bottino, a chave de sucesso está em ser lembrado na mente do consumidor: https://open.spotify.com/episode/6ZWVw3jpyqNyJOHKyIpERu?si=2257555618b242a2.

#2 Empreendedorismo: as marteladas necessárias – muitos brasileiros se aventuraram em abrir seu próprio negócio na pandemia, como uma alternativa de sobrevivência em meio à crise econômica. Diversos empreendedores surgiram, mas poucos permaneceram operando, pois não encontraram sua verdadeira motivação de negócios. Em meio a esta dificuldade em comum, o empresário Fábio Rodrigues participou de um podcast inspirador sobre o que é preciso para administrar um negócio com sucesso – destacando, acima de tudo, a importância de explorar sua zona de conforto de maneira inteligente para executar as ideias de maneira planejada. Ouça: https://open.spotify.com/episode/1xcBUIyraYCeLTvjBUAAnA?si=5a3887ec3b8a454c.

#3 As leis da vida que vão destravar seu desenvolvimento pessoal – que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu improdutivo em sua rotina profissional. Este entrave já se tornou a realidade de muitos trabalhadores ao redor do mundo, ainda mais diante da falta de estímulos ou incentivos. Mas, com o guia adequado, este não é um problema que não possa ser solucionado. Para aqueles que se encontram nessa situação, o treinador comportamental Marcel Scalcko participou de um podcast explicando sua metodologia própria de gestão para alta performance, a partir da consciência das nove leis inegociáveis da vida como abordagem de desenvolvimento humano. Confira: https://open.spotify.com/episode/3ioH5MtG01Q3d3qlQ0TbNN?si=b4618ca10d6a4e14.

#4 Os princípios da prosperidade – entrando em âmbito econômico, não há como pensar no mundo de finanças sem lembrar o nome de Thiago Nigro. Conhecido por seu canal no YouTube “O Primo Rico”, é um dos primeiros e maiores influenciadores de finanças pessoais do mundo. Constantemente procurado para dicas financeiras, conta com uma participação rica em um podcast no qual compartilha conselhos importante para todo que desejam fundar seu negócio. No bate-papo, Nigro deixa claro a necessidade de fuga da perfeição, uma vez que é algo utópico e que não deve ser priorizada por nenhum empresário: https://open.spotify.com/episode/0AUrKSX84kiIWknxJk6N1Q?si=9268f8a4bcef4d76.

#5 Como ganhar mais e ser feliz com a própria carreira – você é egoísta com sua carreira? Ao contrário do que aparenta, esta preocupação própria pode ser fundamental para a construção de uma jornada profissional satisfatória. Ao menos, essa é a teoria defendida por Luciano Santos, executivo do Facebook que compartilha, neste podcast, o planejamento, comportamento e atitudes que todo profissional deve ter em relação à própria trajetória para um futuro brilhante: https://open.spotify.com/episode/4pjvlSJRT6v6g8PGPhApHt?si=c2945a1cbc4f47fb.

Não importa a faixa etária, os podcasts tiveram uma explosão de ouvintes nos mais diferentes públicos e perfis. À frente de muitos outros países com números elevados, se tornaram canais que, definitivamente, vieram para ficar no grupo de mídias de comunicação. Afinal, se procurar por um programa de viagens, gastronomia, filmes ou negócios, com certeza encontrará alguma opção que goste e com uma qualidade tremenda.

Nunca se tornou tão fácil acessar conteúdos atrativos e cativantes nas palmas de nossas mãos. Muito mais do que um meio de descontração, é hora de encarar os podcasts com um olhar mais estratégico, sabendo aproveitá-los com assertividade para atrair a atenção de cada vez mais usuários com conteúdos que façam sentido para seus desejos e necessidades.

 

Sobre o Café com ADM

Apresentado por Leandro Vieira, é o podcast do Administradores.com. Com mais de 300 episódios publicados e 100 milhões de downloads, é uma referência para quem empreende e profissionais que entendem a importância de aprender e se desenvolver. Veiculado semanalmente, está disponível em todas as plataformas de streaming. Alguns nomes que já passaram pelo podcast: Roberto Justus, Mauricio de Souza, Luiza Trajano, Bernardinho, Caíto Maia, José Carlos Semenzato e vários outros.

 

Sobre o Administradores

https://administradores.com.br/

O Administradores é o maior hub de conhecimento e informação sobre Administração, Carreira e Negócios do mundo em língua portuguesa, alimentando dois motores extremamente potentes. De um lado, info-educação, com o Administradores.com: um portal de notícias, artigos e produções acadêmicas, podcasts, cursos, imersões, mentorias, trilhas de treinamento, programas de desenvolvimento in company e um streaming de lifelong learning orientado ao desenvolvimento contínuo por meio do aprendizado diário, o Administradores Premium. De outro, soluções de marketing e vendas, que conectam interesses e geram oportunidades business-to-business e business-to-customers na comunidade profissional construída em torno das soluções de informação e educação.

I

Nenhum comentário:

Postar um comentário