Dica do editor - Menopausa sem vergonha

 Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Santa Casa promove a palestra espetáculo “Menopausa Sem Vergonha” e debate com especialistas 

Nesta quarta-feira (08/03), 19h30, no teatro do Centro Histórico-Cultural, a Santa Casa de Porto Alegre promove, como parte de uma extensa programação dedicada às mulheres, uma apresentação da palestra espetáculo “Menopausa Sem Vergonha”, da educadora física, professora de Yoga e Yoga Dance, empreendedora, palestrante e mãe Márcia Selister.

O evento integra uma série de ações, voltadas às mais de 6,5 mil colaboradoras da Santa Casa, que serão realizadas ao longo de toda a semana do Dia da Mulher com o mote “Nossa história tem a tua força”. “As próprias colaboradoras da instituição foram modelos para as peças de divulgação e também terão uma série de oficinas gratuitas, desde workshops de maquiagem até noções de fotografia, ganhando seu merecido protagonismo e empoderamento”, revela a Gerente de Pessoas da Santa Casa, Marluci Reche. “Nosso principal objetivo é evidenciar a força das mulheres, enaltecer as nossas colaboradoras, fortalecer os laços entre as mulheres e promover a representatividade, pois temos convicção que isto trará resultados extremamente positivos para a organização”, conclui.

Após a apresentação, que também é aberta ao público externo, haverá um debate com especialistas de diversas áreas: Ana Ferrari (nutricionista), Ana Luiza Camozatto (psiquiatra), Carla Vanin (ginecologista especialista em climatério), Magda Patrícia Furlanetto (fisioterapeuta), Sandra Scalco (ginecologista especialista em sexualidade) e Suzane Beirão de Almeida (ginecologista especialista em sexualidade), com a mediação da jornalista, atriz e apresentadora Laura Medina.

Sobre o espetáculo

Segundo a autora, o espetáculo busca desmistificar a menopausa e é resultado de um projeto de mais de dois anos de pesquisas, entrevistas e reflexões sobre o tema. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 serão 1 bilhão de mulheres na menopausa e, surpreendentemente, o mundo não fala sobre isso de uma forma leve e acolhedora.

“Fiz uma pesquisa com mais de 200 mulheres sobre o climatério e a menopausa, e a principal queixa era a falta de informações. Uma em cada cinco delas não sabia nem o que era climatério. Assim nasceu o Menopausa Sem Vergonha, conta Márcia.

Ao longo de 45 minutos, o monólogo retrata situações impossíveis de não gerar identificação. Engana-se quem pensa que é somente para as mulheres na fase da menopausa. A ideia é acolher todas as mulheres com um roteiro que vai desde a primeira menstruação, passando pela maternidade até a menopausa.

Sobre a autora

Márcia Selister é educadora física, professora de Yoga e Yoga Dance, empreendedora, palestrante e mãe. É formada em Educação Física pela UFRGS, com especialização em gestão de pessoas pela Faculdade da Serra Gaúcha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário