Abriu a safra gaúcha de noz-pecã. RS é o maior produtor. A noz-pecã faz bem para o coração.

 CLIQUE AQUI para saber como a noz-pecã faz bem para o coração.

O Rio Grande do Sul possui a maior área plantada de cultura: 7 mil hectares. Nesta safra, a expectativa é colher  5 mil toneladas no Estado, considerado o maior produtor do país. 

São 1,3 mil produtores da nogueira-pecã, espalhados em todas as regiões do Estado, com maior concentração na Depressão Central e no Vale do Taquari. Dos 7 mil hectares cultivados, cerca de 5 mil estão em idade de frutificação. A pecã tarda para entrar em produção (seis anos ou mais), mas tem longevidade produtiva centenária. De acordo com o Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), em 2023, a produção brasileira pode alcançar 7 mil toneladas de noz-pecã, mas o consumo nacional estaria em torno de 4,5 mil toneladas, o que possibilita a abertura de mercados para exportação.

O Brasil é o quarto maior produtor do mundo, mas, por ano, o consumo de noz-pecã pelos brasileiros é de apenas 20 gramas.


Um comentário:

  1. A noz mais gostosa que existe. Na época da colheita quem tinha nogueiras em suas propriedades presenteava os amigos com sacolas cheias dessa iguaria.

    ResponderExcluir