Lula, o Chefe

Lula, o Chefe

Enfim, uma acusação direta, pública e formal: o ex-presidente Lula é o chefe do Petrolão. Quem o afirma, com todas as letras, é o Ministério Público Federal, em documento ontem expedido, a propósito da 24ª fase da Lava Jato, batizada de Operação Aletheia.

A Lava Jato já está na 34ª fase, mas, ao que parece, já tem a história completa há mais tempo. É o que revela a nota.

Lula, “além de líder partidário”, era, segundo o MPF, “o responsável final pela decisão de quem seriam os diretores da Petrobras e foi um dos principais beneficiários dos delitos”.

A nota entra em detalhes. Diz que Lula “recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reforma de um apartamento tríplex e de um sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora”. E mais: “Também são apurados pagamentos ao ex-presidente, feitos por empresas investigadas na Lava Jato, a título de supostas doações e palestras”.

Pode-se alegar que não há nada de novo na nota do MPF: quase tudo o que está lá já foi transmitido por Willian Bonner, no Jornal Nacional, há algum tempo. A novidade está na própria nota, que, com o timbre da instituição, em documento formal, que equivale a uma denúncia, confirma o que era veiculado como suspeita e justifica os piores temores que o ex-presidente vinha exibindo.

Mostra que ele teve razões de sobra para pedir socorro à ONU, assim como a ONU tem agora razões de sobra para não atendê-lo.

Os procuradores chamam Lula de mentiroso, com as seguintes palavras: “Embora o ex-presidente tenha alegado que o apartamento não é seu, por estar em nome da empreiteira (OAS), várias provas dizem o contrário”. E relaciona os testemunhos: zelador, síndico e porteiro do prédio, engenheiros, dirigentes e empregados da empresa que fez a reforma. E por aí vai.

O esquema que Lula comandava, segundo o MPF, decorre de um consórcio entre três partidos, PT, PMDB e PP, que indicavam os diretores da Petrobras, que administravam a propina. Notícia velha? Sim, mas com sabor de novidade, condensada em documento oficial.

Lula, como presidente, fez as nomeações e arbitrou os percentuais distribuídos, ficando a parte do leão para seu partido. O esquema continuou para além de seus dois mandatos, quando decidiu diversificar atividades, tornando-se lobista de empreiteiras, obtendo, via BNDES, financiamentos para obras faraônicas em países ideologicamente afins, enriquecendo a si e aos parceiros.

O documento tem duas laudas compactas. E o que resulta de sua leitura é uma indagação tão recorrente quanto as acusações que faz: por que Lula ainda não acertou as contas com a Justiça? E ainda: por que o STF demorou tanto a devolver o processo ao juiz Sérgio Moro? Ou por outra: por que insistiu em tirá-lo de Curitiba, já que a nomeação de Lula para ministro de Dilma não durou 24 horas? Com a palavra, o ministro Teori Zavaski.

Lula escapou do Mensalão, ainda que, também ali, estivesse no comando das ações. Dispunha, porém, de sólido patrimônio político, que não só o manteve impune como lhe permitiu reeleger-se e eleger e reeleger sua sucessora, Dilma Roussef.

Mas já ali sofreu o primeiro arranhão moral, que não mais cicatrizou. Ao contrário, a ferida inflamou-se e o contaminou por inteiro, incluindo aí Dilma e o PT, extensões de seu organismo político – e, como ele, condenados a sair da história pela porta dos fundos. Em agosto, pode se consumar o fim desta história patética, que encerra a chamada Era PT, com a prisão de Lula e o afastamento definitivo de Dilma Roussef.


O país vira a página e cuida de se reinventar por cima dos escombros que o petismo lhe legou.

4 comentários:

  1. Perfeito. Mais palavras seria supérfluo

    ResponderExcluir
  2. Eu só acrescentaria: o pt inteiro deve ser extinto, já. Nada lhe restou (e jamais teve), a não ser um punhado de descerebrados.

    ResponderExcluir
  3. Mas reparem bem que o TRF4 mudou de presidente - um tal Thompson Flores.

    Por que esta troca, logo agora quando o réu infeliz, que aterroriza o Brasil, o chefe da quadrilha do Mensalão, do Petrolão e da Traição Nacional, está pra ser sentenciado pelo juíz Sérgio Moro???????

    O TRF4 já está preparando o "GOLPE FINAL NA LAVA JATO", absolvendo o tesoureiro "Moch" do PT, o homem da mochila de R$500.000,00 Vaccari Neto.

    SÓ TRÊS sujeitos, com éticas e morais desconhecidas, julgaram recurso tão importante, por ser de uma famosa mula do PT, e SÓ DOIS ABSOLVERAM Vaccari.

    Tudo depois que trocaram o comando do TRF4.

    Se até no STF não tem nenhum juíz isento e imparcial, e quando tem, morre misteriosamente, logo antes de assinar a homologação de delações...

    Então aposto R$100.000,00, como o TRF4 irá absolver o "Grande Chefe Covarde"

    Acredito piamente que este tal Thompson Flores assumiu para dar um giro de 180¤(graus) nos julgamentos de recursos da ralé prostituída, dos maiores traidores do Brasil.

    Não foi à toa que o STF soltou outro diabo encarnado: zé dirceu FDP, o maior "coveiro" do PT.

    zé dir-ceu, coveiro
    do honesto brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Esse Sr , HOJE presidente do TRF 4, levou 6 meses para dar andamento em um processo meu, que demorou 9 anos para o final.

    ResponderExcluir