Reclamações dos servidores da Receita

Punição de auditores: no começo de agosto, o ministro do STF Alexandre de Moraes suspendeu procedimentos da Receita e afastou dois auditores que apuraram dados de 133 contribuintes, incluindo o ministro Gilmar Mendes e a mulher do presidente do STF, Dias Toffoli.

Suspensão de processos: o STF suspendeu processos judiciais em que houve compartilhamento de dados bancários e fiscais sem prévia autorização judicial, envolvendo órgãos como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Vencimentos: o Tribunal de Contas da União (TCU) contesta o bônus de produtividade pago aos funcionários da Receita Federal. Implantado há três anos como um incentivo ao trabalho, a remuneração é fixa e paga a todos os servidores.

Risco de fatiamento: recentemente, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, criticou o que chamou de 
"excesso de poder" da Receita e cogitou o fatiamento do órgão para evitar isso.

Lei de abuso: servidores acreditam que pontos específicos da Lei do Abuso de Autoridade podem dificultar o trabalho de fiscalização da Receita.

Ingerência: a tentativa do Planalto de interferir em nomeações de cargos importantes no Rio é vista com perplexidade ao desconsiderar normas internas e colocar em risco rotinas de fiscalização em áreas sensíveis como o Porto de Itaguaí.

Um comentário: