Artigo, Vitor Bertini - A traição de Odessa

Na Av. Roosevelt, em Porto Alegre, havia um açougue. Nos fundos do açougue havia um galinheiro. E no galinheiro havia Odessa, a galinha.

Todas as galinhas que por ali nasciam tinham destino certo: mortas, nuas, arrepiadas e penduradas dentro do balcão gelado de pernas para cima, menos Odessa.

Odessa era diferente. Bábel, o açougueiro, havia lhe dado o nome em homenagem à sua cidade natal – cidade, ele dizia, onde viveu seu ídolo Bénya Krik, o Rei, e de onde as pessoas partem quando podem. Ninguém sabia quem tinha sido Bénya Krik, nem onde ficava Odessa.

Certa tarde, a rotina da vizinhança foi quebrada e a gritaria denunciou o segredo dos privilégios de Odessa, a galinha nunca sacrificada. Odessa havia alçado vôo, conforme o destino de seu nome. Do chão do galinheiro, em vôo raso por sobre a cerca ganhara o telhado da casa que abrigava o açougue e agora, em um equilíbrio incerto, repousava nos fios da companhia de energia elétrica. Dalí, para a queda em cima do ônibus que atendia o bairro foi necessário apenas os gritos dos passantes.

Bábel ainda arrancava os cabelos e chorava sua dor quando o Linha 4, o velho Navegantes, apontou na Av. Roosevelt em seu trajeto de retorno trazendo de volta, sobre seu teto, altaneira como nunca, Odessa.

A alegria dos que assistiam à cena deu lugar ao espanto quando Bábel, abraçando a galinha que sabia voar, cortou-lhe o pescoço.

O bairro, naquele dia, começou a saber como era Bénya Krik, o ídolo de Bábel.

Um comentário:

  1. Essa cidade natal do açougueiro, ODESSA, não ficaria em CUBA ou arredores?

    Quem quer "voar" não pode,se ousar, "KAPUTZ" como fez o açougueiro e como faz o seu idolo o rei de Odessa.

    É algo com o querem fazer com Bolsonaro e ainda não conseguiram. Bolsonaro "voôu", e voôu mais alto que muitos imaginaram, e agora os açougueiros, todos de capa preta estão tentando pegar Bolsonaro que pode voar e alto para destruí-lo.São agentes do mal disfarçados em agentes da lei.
    Querem pegar Bolsonaro e fazer como fez o açougueiro com a galinha que voôu.Já tentaram mas não conseguiram, uma armadilha infame e covarde para esfaqueá-lo .
    Bolsonaro que não é como a galinha, se cuida e ainda está vivo, sobreviveu ao atentado dos amigos togados do açougueiro
    ,togados que usam do poder publico para ataca-lo.
    Bolsonaro tem boa familia e bons filhos,corajosos e que o ajudam a se manter vivo, por isso são caluniados e difamados.
    Desejo longa vida para Bolsonaro, o que não teve a galinha que voôu.

    ResponderExcluir