Organizada pelo MCom, missão interministerial colherá experiências do 5G nos EUA

Defesa, Itamaraty e TCU farão parte da comitiva que vai a Washington e Nova Iorque para conhecer modelos de redes privativas e outros usos da tecnologia

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, vai chefiar missão oficial interministerial aos Estados Unidos para discutir e compartilhar experiências sobre segurança cibernética, modelos regulatórios e viabilidade do uso de redes privativas, além de promover o diálogo com potenciais investidores no mercado de telecomunicações brasileiro. 

"Nós vamos para os Estados Unidos, para Washington, para conhecer a rede privativa do Departamento de Defesa e dialogar com investidores", destacou Fábio Faria durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (02/06). 


A missão é um desdobramento do leilão do 5G e por isso contará com a presença de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), que analisa o edital do leilão. "A visita é uma grande solução para a realização do leilão do 5G. Servirá para dar celeridade e para que a equipe do TCU tire dúvidas", observou o ministro das Comunicações. 


Mais desenvolvimento econômico e investimentos para o Brasil 


Tendo em vista o potencial estratégico da tecnologia 5G para o desenvolvimento econômico do Brasil, a iniciativa da missão interministerial favorece a ocorrência do leilão das faixas de radiofrequência - que será conduzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com previsão para julho de 2021 - e atrai mais investimentos para o país. 

As agendas oficiais serão em Washington (do dia 7 ao 9 de junho) e Nova Iorque (dia 10 de junho), com saída e retorno ao Brasil entre os dias 6 e 11 deste mês. Além do Ministério das Comunicações (MCom) e do TCU, a comitiva será composta por representantes das pastas da Defesa e das Relações Exteriores, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Secretaria-Geral, da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos e do Congresso Nacional. 


Lugares que serão visitados


As visitas serão feitas ao Departamento de Defesa, de Inteligência Nacional e Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos. Além dessas, estão previstas reuniões com empresas privadas de telecomunicações, como Motorola, IBM, AT&T e com fundos de investimentos. 

Devido às restrições rigorosas em aeroportos e aeronaves que chegam no país, a comitiva fará a viagem aos EUA em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário