Haja pincel para o povo se segurar.

O povo foi para as ruas na esperança de que sua última tábua de salvação contra a gigantesca articulação para colocar Lula de volta no Planalto perpetrada pelo judiciário, pelo parlamento, pela grande mídia e por toda a esquerda enfurecida, as forças armadas, fossem lhe dar uma resposta satisfatória dentro da constituição brasileira. O que estamos vendo? Absolutamente nada.

Bolsonaro sempre falou em agir dentro das quatro linhas da constituição, e estou começando a acreditar que ele vai acabar dentro das quatro linhas da prisão mesmo que não tenha cometido qualquer crime.

O supremo, com o apoio explícito do senado federal, única entidade que poderia dar um “para-te quieto” nesta autodeclarada superpoderosa entidade, decidiu interpretar a constituição federal ao seu bel prazer sem qualquer pudor. E não só a constituição passou a ser interpretada pela suprema corte. Até mesmo a língua portuguesa foi modificada conforme o interesse dos ministros do supremo, como o fez Lewandowski quando disse que “e” é o mesmo que “ou” e com isto manteve os direitos políticos da cassada Dilma Rousseff.

Eu não sou pessimista. Apenas não acredito em mais nada.

O povo nas ruas a mais de vinte dias, continua aguardando que algo seja feito para recolocar as coisas nos seus devidos lugares e resgatar o já jogado no lixo estado de direito. E alguém  ainda acredita que as forças armadas vão fazer alguma coisa neste sentido? Eu não.

O desespero da população é tão grande que já se fala em fazer resistência durante os quatro anos de governo Lula para tentar voltar em 2026. Se não se vê qualquer chance de corrigir a enormidade de decisões tomadas para levar um condenado em três instâncias enquanto Bolsonaro ainda é presidente da república, alguém será tão tolo a ponto de esperar mudar alguma coisa até 2026?

Não sejamos tolos. Quem pode ajudar nada fará neste sentido. Vão continuar achando que a constituição tem quatro linhas como um campo de futebol, mas na verdade já ela assumiu a forma de uma quadra de vôlei, cujas dimensões são infinitas. Enquanto a bola não cair no chão, pode estar em qualquer lugar do universo que continua em jogo.

Acabou, meus amigos. Nos próximos cinquenta anos, pelo menos, o pobre Brasil permanecerá desmaiado em estado de coma no seu eterno berço esplêndido. 

Por mais um tempo o povo continuará acreditando que protestar nas ruas pode surtir algum resultado positivo, mas a decepção com as forças armadas será tão grande que todos os protestantes ficarão pendurados no pincel. A escada já está sendo retirada mesmo que representantes das forças armadas continuem dizendo “não desistam”.

O povo pode vencer esta guerra? Talvez, mas não através de ações por parte daqueles em cujas portas estão gritando por socorro há mais de vinte dias sem sucesso.

Escondida lá no fundo da minha alma, ainda resta uma pequena e tremulante chama que resiste em aceitar a ideia de que o caos tomará definitivamente conta do país. Ela insiste em não se apagar insistindo em me dizer que o grito do povo será finalmente ouvido pela caserna. 

Alguém continua acreditando nesta efêmera chama?

Fabio Freitas Jacques. Engenheiro e consultor empresarial, Diretor da FJacques – Gestão através de Ideias Atratoras e autor do livro “Quando a empresa se torna azul – o poder das grandes ideias”.


4 comentários:

  1. NEO FABULA DO LOBO E O CORDEIRO
    =================================
    SIM JACQUES, EU AINDA ACREDITO, O MUNDO AGORA ACREDITA, POIS ESTAMOS INSERIDOS NO MUNDO, E TEMOS QUE CONSIDERAR QUE ATÉ ESTAMOS SENDO EXEMPLO PARA OUTROS POVOS.
    PARA REBATER A MENTIRA DO JUDICIARIO, LEMBRO UM CACIQUE E SEUS INDIOS,DE ARCO E FLECHA MANDANDO RECADO VIA SATELITE,PELA INTERNET, EM CORES,EM ALTO E BOM SOM, DE DEDO EM RISTE, AO STF. , AO "LOBO"....ORA, QUANDO JÁ SE VIU ISSO?

    MEGAMULTIDÕES PRESSIONANDO OS BANDIDOS, OU "O LOBO".
    SIM AINDA ACREDITO , AGUARDAR ATE QUE UM FATO NOVO,UMA CONFIGURAÇÃO DAS INFORMAÇÕES AO MUNDO, COM AÇÕES DO POVO, PODERA TER CHANCE

    JACQUES, A MAIOR POTENCIA DO MUNDO FOI TOMADA RAPIDAMENTE PELOS MESMOS RICARDÕES DA POLITICA,SEU PRESIDENTE ,TRUMP,BOM PRESIDENTE, FOI "SACADO" DO PODER,"COMIDO PELO LOBO",.ENTÃO ATÉ QUE AINDA TEMOS CHANCE ENQUANTO ELES ,,USA TEM UM PRESIDENTE MARIONETE, SENIL,GAGÁ, UM PREPOSTO.

    ELES USA ESTÃO EM "MODO MANÉ",NÓS AINDA NÃO!!!

    MAS ESTAMOS NA FABULA DO CORDEIRO E O LOBO,O CORDEIRO ESTA GANHANDO TEMPO ENQUANTO O LOBO NÃO CONSEGUE COMER O CORDEIRO; TEM MUITO AMIGO DO CORDEIRO POR PERTO, E TALVEZ EXISTIRÃO DEPOIS DISSO, DUAS FABULAS DO LOBO E CORDEIRO, NESTA OUTRA FABIULA O CORDEIRO FOI SALVO COM AUXILIO DOS SEUS AMIGOS E O LOBO FOI DERROTADO.
    VOU APOSTAR NA NEO FABULA DO CORDEIRO E SEUS AMIGOS QUE GANHARAM DO LOBO.

    ResponderExcluir
  2. Teu otimismo faz crescer a chama da vela que ainda insiste em se manter acesa dentro de mim. Mas o tempo está passando e as ações não estão aparecendo. Até acho que sou um pouco imediatista demais, mas a calmaria me deixa muito nervoso. Espero que tenhas toda a razão e que os lobos não consigam vencer o cordeiro. Não desta vez.

    ResponderExcluir
  3. À PRIMEIRA VISTA, TEMOS A IMPRESSÃO DE QUE O PROCESSO DE VENEZUALIZAÇÃO DO BRASIL TERÁ INÍCIO APENAS APÓS A DIPLOMAÇÃO DE LULA-DRÃO COMO NOVO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MAS AS PESSOAS MAIS ATENTAS JÁ PERCEBERAM QUE ESTAMOS EM ESTÁGIO AVANÇADO DO CÂNCER COMUNISTA.

    FOI HÁ 3 ANOS, APÓS A ABERTURA DO INQUÉRITO DO FIM DO MUNDO (QUE NOSSA "LEI DE COMBATE AO ÓDIO TUPINIQUIM", EMPRESTADA DA VENEZUELA), QUE A VACA PEGOU ESTRADA EM DIREÇÃO AO BREJO. E JÁ CAIU!! E, ESTÁ ATOLANDO NO BREJO!!

    O POVO NAS RUAS É QUE PODE AINDA NOS SALVAR...QUEREM EXEMPLOS RECENTES? UCRÂNIA, EGITO.

    E ATENÇÃO: AS FFAAS SÓ ATUAM QUANDO MUITO PRESSIONADAS OU PELA BASE (O POVÃO NA RUAS) OU PELO TOPO DA PIRAMIDE (GENERAIS PRESSIONADOS POR POLITICOS, EMPRESÁRIOS...)..

    A SEGUNDA HIPÓTESE FOI O QUE OCORREU EM 1964 (EMPRESÁRIOS > POLITICOS > POVO > GENERAIS, O CHAMADO GOLPE DE ESTADO PARA DERRUBAR UM REGIME E POR OUTRO), NA SEGUNDA, A "INTERVENÇÃO MILITAR" SE DÁ PARA RESTABELECERR A ORDEM LEGAL OU NORMALIDADE, E A PRESSÃO VEM DE BAIXO PRA CIMA (POVO > POLITICOS > EMPRESÁRIOS > PRESIDENTE > GENERAIS), POR ISSO, OS GENERAIS AINDA ESTÃO DIVIDIDOS, MAS, A BASE MILITAR VESTÁ MAJORITARIMENTE INSATISFEITAS), POR ISSO, MAIS GENTE NAS RUAS, SÓ VAI AUMENTAR A PRESSÃO A TAL PONTO QUE OS GENERAIS NÃO TERÃO OUTRA ALTERNATIVA SENÃO ATENDER O POVO...

    PORTANTO, ÀS RUAS, GENTE...


    O BRASIL, MEUS AMIGOS, VENEZUELOU.

    ResponderExcluir
  4. Deploráveis comentários. Falta de lógica básica, falta de visão panorâmica e sobretudo falta de Fé. Nãp contaminem

    ResponderExcluir