Opinião do editor

 Os acontecimentos deste domingo foram uma tragédia anunciada.

O povo brasileiro que protestou durante 70 dias de vigília diante dos quartéis, nunca teve organização sistêmica e nem liderança única visível.

O que aconteceu no domingo, correspondeu ao prolongado enfrentamento que o povo brasileiro mantém desde 2015 com o Eixo do Mal e que o levou a batalhas vitoriosas e seguidas: a deposição de Dilma como incompetente e na condução de um governo recheado de corruptos, a prisão de Lula por corrupção e a eleição de um presidente comprometido com as consignas colocadas nas ruas. não

Como em toda guerra, batalhas se ganham e batalhas se perdem.

No domingo, o povo que vence desde2015, acabou derrotado, mas não apenas porque não conseguiu reunir-se em organização sistêmica e nem definir um líder visivelmente comprometido com a causa da transformação.

Ele se viu emparedado, já que ficou claro que institucionalmente não conseguiria levar adiante seus reclamos pelo restabelecimento da legalidade constitucional violada, cujo ponto alto foi a repudiada eleição de Lula da Silva.

....

E agora, como perguntava o meu gurizinho preferido, o filho do dr. Tocho, do alto dos seus 4 aninhos ? E agora, Mané ?

A primeira e grande constatação é a definição mais clara das operações sobre os quais trabalharão os dois campos políticos:

1) O Eixo do Mal, agora materializado no sistema de dominação das instituições, que mostra toda a sua cara e o alcance da sua maldade, disposto a qualquer vilania para manter seus privilégios como Donos do Poder.

2) O Eixo do Bem, agora ampliando e decantando a voz rouca das ruas, ao estabelecer a transferência da liderança para seus representantes políticos, eleitos para liderar, derrotar a vanguarda do atraso e consolidar a trajetória do novo ciclo econômico, social e político iniciado com a eleição de Bolsonaro.

....

Quem vencerá :

As dores do parto podem ser insuportáveis, mas a verdade é que as mudanças são forças invencíveis da natureza e acabam impondo-se de qualquer maneira, porque são invencíveis.

Quem viver, verá.

4 comentários:

  1. O que vemos é o desespero do estamento estabelecido a partir de 1988 em se manter no poder, mamando o dinheiro dos pagadores de impostos.
    Um dia a casa cair cair ...

    ResponderExcluir
  2. Sempre digo isso... quanto maior a demora para as reformas exigidas mais violenta será a reação do povo.. isso é só o começo... a violencia vai aumentar..e muito... Na história moderna a inglaterra foi fazendo a revolução aos poucos.. desde João sem terra em 1200 até o seculo XIX...inventaram o parlamento moderno e o sistema ppolitico moderno.. Já na França a monarquia absoluta segurou a revolução por mais de 500 anos...Quando estourou em 1789 a violencia foi de tal forma que o sangue jorrou pelas sarjetas durante varios anos e até o rei e a rainha foram decapitados..... o moderno sempre vai vencer e pelo jeito que o povo esta sendo tratado, por verdadeiros carrascos inumanos, , eles nem sequer imaginam a violencia que virá para cima deles...

    ResponderExcluir