O que é e como tratar a tuberculose

Doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria conhecida como bacilo de Koch, a tuberculose afeta prioritariamente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos ou sistemas do corpo, podendo levar um indivíduo à morte em casos mais avançados.


A transmissão se dá por via respiratória, quando o indivíduo suscetível inala aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa infectada e sem tratamento.


Os principais sintomas são: tosse por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. Caso uma pessoa apresente os sintomas, é fundamental que procure uma unidade de saúde para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.


Prevenção


Uma das formas de prevenir a tuberculose é a vacinação com a já conhecida BCG (Bacillus Calmette-Guérin), que está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante deve ser dado às crianças quando nascem, ou, no máximo, até completarem 5 anos de idade. Ela protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.


Tratamento


O SUS disponibiliza tratamento totalmente gratuito para a tuberculose. O diagnóstico logo no início dos sintomas e o acompanhamento do paciente pelas equipes de saúde são estratégias para identificar as fontes de infecção e descontinuar a transmissibilidade para a rede de contatos.


O tratamento é longo e dura, no mínimo, seis meses, exigindo o uso de medicação contínua, mesmo havendo melhora logo nas primeiras semanas. Ele deve ser realizado, rigorosamente, até o final, já que a administração irregular das medicações pode levar a complicações e provocar o desenvolvimento da tuberculose resistente aos remédios utilizados.


Além disso, a adesão ao tratamento é um importante para barrar a cadeia de transmissão. Carla, que também coordena o Programa Estadual de Controle da Tuberculose, explica que o diagnóstico e o tratamento dos pacientes de forma adequada retiram fontes de infecção das comunidades, evitando novos adoecimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário