Banco lançou grande campanha de recrutamento e promoveu uma live nas redes sociais para apresentar sua cultura organizacional e responder às mais diversas questões relacionadas ao dia a dia de trabalho
Uma ação inédita de recrutamento e seleção do Santander reuniu no dia 27 de outubro, mais de 12 mil pessoas em todo o Brasil numa live nas redes sociais. Para apresentar sua cultura organizacional e divulgar as oportunidades de emprego disponíveis no Banco, os principais executivos da instituição foram entrevistados pelos participantes sob os mais diversos temas que envolvem a área de gestão de pessoas. Hoje, o Santander tem mais de 300 vagas abertas, e a F1srt, empresa que concentra os ativos de tecnologia do Banco, oferece mais 400.
Os interessados em se candidatar devem consultar o site www.santander.com.br/trabalheconosco e, no caso da F1rst, logar no LinkedIn –
https://www.linkedin.com/company/f1rsttecnologia/jobs/. As áreas mais demandadas por profissionais são Varejo, que envolve funções administrativas e comerciais em agências, e Tecnologia / Dados, como Management & Control IT, Operações e Transformação Digital, analista e gerente de TI, desenvolvedor, entre outros. Há vagas disponíveis em quase todos os estados brasileiros, com maior concentração nas regiões Sudeste e Sul.
“Estamos em um movimento de abertura de agências no interior do País, em municípios onde identificamos demanda por serviços financeiros. Também estamos investindo fortemente na automatização de processos, mas, como costumamos dizer, atrás do digital vêm as digitais. Ou seja, precisamos de gente capaz de desenvolver as tecnologias que facilitam o acesso de mais pessoas aos nossos produtos e serviços”, afirma Vanessa Lobato, vice-presidente de RH do Santander.
Não existe um padrão de perfil para fazer parte do time Santander, a não ser a vontade de crescer junto com o Banco. Existem vagas em diferentes níveis na organização – algumas não exigem ensino superior completo, como é o caso de posições técnicas na área de tecnologia, por exemplo. A instituição também está aberta e preparada para ser diversa. “Podemos receber pessoas com qualquer formação, idade, orientação sexual e racial”, completa a executiva.
O pacote de benefícios é amplo e inclui plano de saúde, odontológico, seguro de vida, voucher para alimentação e refeição, ajuda para creche e babá, previdência privada, auxílio transporte, parceiros de academia. Todos os funcionários do Banco são elegíveis a programas de remuneração variável e PLR (Participação em Lucros e Resultados). Em prédios administrativos, há comodidades como bicicletário, academias, salão de beleza e centro médico. Além disso, existem os serviços voltados à saúde e qualidade de vida do funcionário, como o Programa de Apoio Pessoal Especializado (PAPE), entre outros.
Neste ano, o Santander Brasil figurou na 6ª posição no ranking Melhor Empresa para Trabalhar no País e a 8ª na América Latina, segundo a consultoria Great Place to Work (GPTW). “Nosso grande objetivo é ser a melhor plataforma aberta de serviços financeiros, com base em uma cultura corporativa comum e responsável para conquistar os melhores resultados”, comenta Lobato.
Live inédita
A ideia desta iniciativa foi propor uma inversão de cadeiras, em que os entrevistadores foram os entrevistados para contarem abertamente como é trabalhar no Santander, quais são as aspirações do Banco, o que é necessário fazer para entrar no mundo financeiro. O fórum, que teve duração de três horas, registrou mais de 9 mil perguntas dos internautas.
A campanha também inclui o selo #OpenForWorkers para os gestores do Santander usarem com a foto de perfil do LinkedIn e potencializar a divulgação das vagas na sua área específica. Ainda nesta rede, embaixadores Gil do Vigor, Samantha Schmütz e Whindersson Nunes mantiveram interação com os funcionários para mostrar como é trabalhar no Santander. Os influenciadores Sofia Esteves, Carolina Martins e Ana Minuto também postaram conteúdos em seus perfis nas redes sociais.