Norta de repúdio

 NOTA DE REPÚDIO:

Somos um grupo de engenheiros agrônomos formados na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) 

da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 1986. 

Hoje nos encontramos residindo e trabalhando do Rio Grande do Sul a Roraima espalhados pelos mais 

diversos estados do Brasil (e até no exterior), levando nosso conhecimento aos agricultores, atuando nos 

mais diversos segmentos do agro, como indústria de fertilizantes, indústria química, produção e 

distribuição de sementes, máquinas agrícolas, extensão rural, órgãos públicos, professores de 

universidades públicas e privadas, pesquisadores, agricultores, enfim, todo o conhecimento oriundo da 

FAEM, turma de 86 contribuindo de alguma maneira ao desenvolvimento do agro brasileiro. 

Temos muita gratidão e honra de termos obtido nossa formação em tão distinta instituição e hoje nos 

sentimos tristes e discordantes do posicionamento ideológico que a universidade tem tomado, se 

posicionando abertamente contra os interesses da sociedade, pois somos trabalhadores e pais de família 

e defendemos acima de tudo os valores morais e da família. Não é possível que a sociedade de Pelotas 

esteja omissa a estes posicionamentos que acreditamos serem contrários aos valores da população 

pelotense e gaúcha.

O posicionamento do ex-reitor de propor a suspenção das aulas para ativismo político é inaceitável e 

ferem nossos direitos de pais de alunos de termos nossos filhos nas salas de aula para uma formação no 

mínimo igual a que tivemos outrora e que a posição política de cada um seja respeitada.

Diante do exposto e indignados com o que vem acontecendo na nossa querida UFPel nós viemos a 

público repudiar estas atitudes do ex-reitor que não representa a finalidade da universidade e 

desrespeita a liberdade de escolha de cada aluno e seus pais.

Assinam esse manifesto os ex-alunos abaixo:

Adélio Elói Kohlrausch - Tibagi - PR

Adroaldo Broch - Foz do Iguaçu - PR

Avelino Bampi - Arroio Grande - RS

Avelino Machado - Pelotas - RS

Carlos Alberto Rodrigues - Balsas - MA

Cláudio Leston Mendonça - Santa Vitória do Palmar - RS

Darci Vicenzi - Xanxerê -SC

Edison Proença Junior - Castro - PR

Fernando Thoferhn - Pelotas - RS

Francisco Delmar Cardoso Luçardo - Formosa - GO

Gustavo José Fernandes Neto - Porto Alegre - RS

Itamar Batista da Silva - São Lourenço do Oeste - SC

Ivanor Eulino da Silveira - Alto Paraná - PY

João Cláudio Haddad Mansur - Araraquara - SP

Jorge Luiz Barbosa Acosta - Alegrete - RS

José Vitório Fronza - Porto Alegre - RS

Luiz Henrique Deschamps - Ponta Grossa - PR

Mariano Passamani dos Santos - São Borja - RS

Olavo de Geroni Junior - Erechim - RS

Otoniel Ribeiro Duarte - Boa Vista - RR

Paulo Eduardo Caramão Garcia - Lagoa da Confusão - TO

Paulo Adolfo Tesser - Bento Gonçalves - RS

Paulo Oro - Araguari - MG

Renato Trentin - Flores da Cunha - RS

Wilson Adelar Longhi - Curitibanos - SC

Artigo - Renato Sant'Ana - Conhecer para não ser manipulado

É preciso afirmar e repetir a verdade para vencer o obscurantismo.

Falando do envolvimento de Lula na corrupção desvendada pela Lava Jato, o ministro Gilmar Mendes do STF (Supremo Tribunal Federal) afirmou: "Ninguém discute se houve ou não corrupção".

Luiz Fux, também do STF, faz a mesma afirmação e, lembrando que antes do petrolão houve o mensalão, exemplifica: "(...) aqueles 50 milhões [do Geddel] eram verdadeiros, (...). O gerente que trabalhava na Petrobras devolveu US$ 98 milhões e confessou efetivamente que tinha assim agido".

Mendes e Fux são taxativos quanto à alta corrupção nos governos do PT. E informam que o que houve foi mera "anulação formal dos processos", um artifício (dizemos nós) para viabilizar a candidatura do petista.

Não há como justificar. O STF, depois de cinco anos de Lava Jato em que tudo corria com o seu aval, mudou o entendimento e decidiu que Lula não poderia ser processado em Curitiba, fazendo voltar tudo à estaca zero.

Saliente-se, pois. Conforme ministros do próprio STF, Lula não foi inocentado, mas agraciado por mera "anulação formal de processos" nos quais, diga-se de passagem, ele havia sido condenado.

Está claro que Lula mente quando diz que foi inocentado.

Diante dessa inegável realidade, é imperioso alertar: quem vota no Lula, além de dar um sinal verde para os crimes de que ele é acusado, também está dizendo: "senhores do STF, fiquem à vontade para rasgar a Constituição e fazerem o que lhes der na telha!"

 

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.

E-mail: sentinela.rs@outlook.com


Propaganda política em condomínios

 A convivência em condomínio de fato tem suas particularidades e dificuldades, pois são diversas pessoas diferentes vivendo no mesmo local. E com o período de eleições, é notável que os ânimos ficam mais exaltados. O advogado especialista em direito empresarial e condominial Dr. Felipe Faustino explica que cabe ao síndico do condomínio entender e estabelecer regras para manter um ambiente harmônico e respeitoso entre os moradores, visando não infringir seus direitos.

 

O direito condominial é a área dentro do direito civil brasileiro que regula a relação entre moradores, trabalhadores e conviventes de uma mesma construção imobiliária, ou seja, construções coletivas e condomínios. O Dr. Felipe Faustino esclarece que há nada na lei que impeça publicidades políticas em condomínios. A Lei Eleitoral não proíbe a realização de propagandas dentro dos condomínios, porém, qualquer propaganda em bem particular deve ser espontânea e gratuita, sendo vedado qualquer tipo de pagamento em troca de espaço para essa finalidade. Não há lei específica que permita ou proíba, assim, na omissão da lei, vale o que está na convenção, regimento ou determinado em assembleia.

 

Desta forma, assuntos envolvendo política dentro do condomínio são de grande importância e devem ser analisados com a devida atenção. Exemplo: propaganda eleitoral em áreas comuns do condomínio, cartazes na varanda ou janela, distribuição de santinhos, música de um partido ou candidato específico, entre outros.

“Vale ressaltar que, dentro de uma sociedade condominial, existe o Princípio do Sossego, que é um dever do condômino se atentar para isso, sob pena de incorrer em multa. Nestes casos, atos que feririam este princípio seria a utilização de som alto, incomodo na distribuição de santinhos, entre outros.” informa o advogado Felipe Faustino.

 

Ouvir música, por exemplo, é um ato normal que na maioria das vezes não causa tanto incômodo, e quando se trata de alguma música de um candidato específico não é diferente. As circunstâncias só mudariam de figura, se o morador colocasse o som num volume mais elevado que o comum com o propósito de incomodar os vizinhos, e isso vale para qualquer tipo de música. Nesse caso, não estaria exercendo a cidadania e seria suscetível de advertência e até mesmo multa.

 

Em relação a adesivos e bandeiras fixadas em janelas, não se caracteriza em alteração de fachada, dessa forma, sendo permitido, pois representa a livre manifestação partidária. Porém, é proibido colocar bandeiras nas áreas comuns, de uso coletivo, e nesse caso o síndico pode notificar o Condômino para retirar a flâmula e até mesmo multar o morador que descumprir a determinação e as regras definidas na convenção condominial e no regimento interno.

 

Bandeiras do Brasil, por exemplo podem pois são símbolos da soberania nacional. De partidos políticos, não há lei específica. Nesse caso, vale o que determina a convenção ou regimento interno ou, ainda por fim, a assembleia. Na ausência destes, o síndico pode, por interpretação ao artigo 1336, III do Código Civil, pedir a retirada (alteração de fachada), sob pena de advertência e multa dependendo do caso.


Entretanto, muitas Convenções de Condomínios e Regimento Interno vedam expressamente pendurar bandeiras ou qualquer outro objeto nas fachadas. A Lei 4.591/64 informa que é proibido a qualquer condômino alterar a fachada, assim, muitos entendem que, ainda de forma transitória, a fachada é modificada. Sendo assim, fica a critério das regras que o síndico deve impor no condomínio para os moradores em período de eleição através de uma assembleia em que se deve esclarecer o que pode e o que não pode ser pendurado nas fachadas do condomínio nesse período.

 

“Os síndicos dos condomínios precisam levar em consideração que no local residem pessoas com os mais variados posicionamentos políticos, religiosos e culturais que devem ser respeitados. Dessa forma, o uso indiscriminado da fachada pode gerar e até mesmo reforçar a exaltação dos ânimos dos moradores.” destaca o especialista Felipe Faustino. “É dever dos gestores condominiais zelar pela convivência pacífica e harmoniosa e não permitir que as eleições tragam prejuízos para a convivência e decisões coletivas.” completa.

 

Pode fazer o famoso panelaço?

O panelaço é, na verdade, um direito constitucional de exercer cidadania com a insatisfação dos rumos do país. É não existe lei que proíba exercer cidadania. O que é proibido e não deve ser aceito é que o indivíduo passe horas batendo panela para irritar os vizinhos do lado opositor. O correto é ter um horário marcado para todos os moradores protestarem e por tempo determinado, que normalmente dura apenas alguns minutos.

 

“Expressar opinião é um direito constitucional, exercer política e manifestação política faz parte desse direito, contanto que seja feito com moderação e respeitando os direitos do outro. O síndico deve informar as regras do que pode e não pode por meio de assembleias, cartazes nos quadros, avisos nos elevadores ou até por e-mail. Lembrando que a propaganda eleitoral é restritamente proibida no dia da votação.” finaliza o Dr. Felipe Faustino.


Mais Sobre Dr. Felipe Faustino:

Graduado em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas -- FMU, Pós Graduado Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Practitioner em Programação Neurolinguística, especialista em Direito Condominal, em Direito do Trabalho, Direito Empresarial e Contratos, com mais de 10 anos de experiência na área Trabalhista e Empresarial, Sócio do Escritório Yuki Faustino e Teles Sociedade de Advogados.


Vendas no Dia das Crianças devem crescer 19,7%, diz ALSHOP

Às vésperas do Dia das Crianças, uma das datas mais relevantes para o comércio brasileiro no segundo semestre, a ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) fez uma sondagem nacional com lojistas associados que representam mais de 1.200 pontos de vendas sobre a expectativa com a data. O levantamento mostra que o Dia das Crianças deve movimentar cerca de R$13,7 bilhões, resultando em um incremento de R$2,7 bilhões maior, quando comparado com 2021.

Tíquete médio em alta 

Segundo a entidade, cerca de 73 milhões de consumidores devem ir às compras nesta semana, movimentando shoppings centers e também o comércio de rua e a internet. Para este ano o tíquete médio será em média R$240,00, um aumento de R$42,00 em relação ao ano passado. Neste levantamento, quase um terço dos consumidores, 29% pretende ainda gastar mais que em 2021.

De acordo com a ALSHOP, os principais locais de compra são principalmente as lojas físicas em shoppings centers, shoppings populares e também nas lojas de rua. Já o e-commerce continua crescendo como canal de vendas, e será o principal meio de pesquisa de preços. 

A grande vantagem do shopping no Dia das Crianças está na união de serviços e áreas de lazer para crianças (com jogos eletrônicos e parques indoor) que recebem os visitantes com suas famílias. “O tíquete médio em alta reflete mais a frequência do consumidor nos centros de compra onde ele pode agora sem restrições levar o filho ao parque e depois na praça de alimentação. Como consequência, as lojas de vestuário, calçados, presentes e claro, brinquedos, ficam mais movimentadas e propensas a uma boa movimentação do comércio”, diz Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP. 

Para a entidade, o dia das crianças servirá como um “termômetro” para duas datas importantes dos próximos três meses: a Black Friday e o Natal. “Tudo indica que voltaremos ao patamar de 2019, provavelmente com algum incremento de faturamento ainda que seja pequeno”, completa. 

De acordo com os dados da CNDL, 79% dos consumidores pagará os produtos à vista e 43% pretendem pagar parcelado, sendo que as principais formas de pagamento serão 39% cartão de crédito, 35% PIX, 34% cartão de crédito e 34% em dinheiro.

“O cenário econômico é ligeiramente positivo uma vez que temos desemprego abaixo dos 9%, tendência de crescimento da economia em 4% e inflação reduzida em relação ao prognóstico do início do ano. Mas mesmo diante dessas dificuldades, os associados da ALSHOP estão com uma expectativa otimista”, finaliza o diretor institucional da ALSHOP


Artigo, Leandro Vieira - Por que o Brasil se tornou o país do podcast ?

O podcast já é parte do cotidiano do brasileiro, tendo tornado nosso país como o primeiro do mundo na quantidade de ouvintes deste tipo de mídia. Mas, o que fez com que ele ganhasse tantos adeptos ? No artigo abaixo, Leandro Vieira, CEO do Administradores, explica os principais motivos que levaram à popularização dos podcasts e os temas mais escutados pelos usuários.

O podcast já é parte do cotidiano do brasileiro. Está em todas as plataformas de streaming e seu formato de conversação ganhou a preferência dos internautas em um modelo atrativo e prático de ouvir em qualquer lugar ou momento. E, principalmente, sobre qualquer conteúdo que deseje. De programas de entretenimento a educacionais, essa enorme diversidade de assuntos vem atraindo cada vez mais ouvintes fiéis – tendo tornado o Brasil o país que mais consome esse tipo de mídia no mundo.

Segundo dados divulgados pela Statista, o brasileiro passa, em média, uma hora diária ouvindo algum podcast. Na semana, cerca de 37% dos usuários da internet escutam algum episódio nas plataformas de streaming, de acordo com uma pesquisa da Global Web Index.

Outro dado que vem ressaltar a força dos podcasts está em um estudo global conduzido pela Edison Research, que mostra que 81% dos ouvintes de podcasts confiam em recomendações dos hosts (apresentadores) e 71% acreditam mais em anúncios veiculados nos podcasts do que naqueles que rodam em outras mídias.

“O podcast é um formato muito intimista, que permite a construção de vínculos e gera conexão. Aqui no Café com ADM, por exemplo, isso é algo que levamos muito a sério. Construímos uma comunidade em torno dele. Temos um grupo no Telegram, um perfil exclusivo no Instagram, e nos comunicamos por e-mail. Os ouvintes vestem literalmente a camisa, porque criamos uma coleção exclusiva com o tema do Café com ADM na nossa loja, a ADMSTORE (www.admstore.com.br). Ou seja, há um senso de pertencimento muito forte e isso se reflete em tudo”, destaca Leandro Vieira, CEO do Administradores.com e apresentador do podcast Café com ADM.

Negócios é tema em alta

No Spotify, o tema “Negócios” tem uma seção exclusiva no recorte de podcasts. E não é para menos. O público tem se interessado cada vez mais por assuntos como Gestão, Finanças, Marketing, Vendas, Empreendedorismo. E é nesse contexto que o Café com ADM, do Administradores.com, se consolidou. Com 100 milhões de downloads e mais de 300 episódios publicados, o podcast recebe semanalmente um grande nome do mercado brasileiro para bate-papos inspiradores sobre uma infinidade de assuntos da área.

“Eu percebo uma mudança de mentalidade no brasileiro, que tem se interessado mais por empreender e, principalmente, por empreender bem. E a busca por qualificação envolve também consumir informação que vá além, educando e desenvolvendo. É isso que fazemos no Café com ADM. Recentemente, entrevistei o Roberto Justus e foi uma hora de aprendizado que você não encontra em qualquer lugar”, complementa Leandro.

Abaixo, separamos cinco episódios do Café com ADM para quem se interessa por empreendedorismo, vendas, desenvolvimento pessoal e muito mais. Escute:

#1 O vendedor do Século 21 – a transformação digital trouxe mudanças significativas ao mercado, obrigando que as companhias se adaptassem ao universo online para que sobrevivessem e aumentassem a cartela de clientes. De tantas histórias de sucesso, não há como deixarmos de fora a trajetória de Ciro Bottino, um dos perfis mais emblemáticos no país como vendedor. Neste episódio, o empreendedor compartilha como foi sua jornada de imersão ao online, e o grande segredo de como se tornar único em meio a tanta concorrência. Spoiler: para Bottino, a chave de sucesso está em ser lembrado na mente do consumidor: https://open.spotify.com/episode/6ZWVw3jpyqNyJOHKyIpERu?si=2257555618b242a2.

#2 Empreendedorismo: as marteladas necessárias – muitos brasileiros se aventuraram em abrir seu próprio negócio na pandemia, como uma alternativa de sobrevivência em meio à crise econômica. Diversos empreendedores surgiram, mas poucos permaneceram operando, pois não encontraram sua verdadeira motivação de negócios. Em meio a esta dificuldade em comum, o empresário Fábio Rodrigues participou de um podcast inspirador sobre o que é preciso para administrar um negócio com sucesso – destacando, acima de tudo, a importância de explorar sua zona de conforto de maneira inteligente para executar as ideias de maneira planejada. Ouça: https://open.spotify.com/episode/1xcBUIyraYCeLTvjBUAAnA?si=5a3887ec3b8a454c.

#3 As leis da vida que vão destravar seu desenvolvimento pessoal – que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu improdutivo em sua rotina profissional. Este entrave já se tornou a realidade de muitos trabalhadores ao redor do mundo, ainda mais diante da falta de estímulos ou incentivos. Mas, com o guia adequado, este não é um problema que não possa ser solucionado. Para aqueles que se encontram nessa situação, o treinador comportamental Marcel Scalcko participou de um podcast explicando sua metodologia própria de gestão para alta performance, a partir da consciência das nove leis inegociáveis da vida como abordagem de desenvolvimento humano. Confira: https://open.spotify.com/episode/3ioH5MtG01Q3d3qlQ0TbNN?si=b4618ca10d6a4e14.

#4 Os princípios da prosperidade – entrando em âmbito econômico, não há como pensar no mundo de finanças sem lembrar o nome de Thiago Nigro. Conhecido por seu canal no YouTube “O Primo Rico”, é um dos primeiros e maiores influenciadores de finanças pessoais do mundo. Constantemente procurado para dicas financeiras, conta com uma participação rica em um podcast no qual compartilha conselhos importante para todo que desejam fundar seu negócio. No bate-papo, Nigro deixa claro a necessidade de fuga da perfeição, uma vez que é algo utópico e que não deve ser priorizada por nenhum empresário: https://open.spotify.com/episode/0AUrKSX84kiIWknxJk6N1Q?si=9268f8a4bcef4d76.

#5 Como ganhar mais e ser feliz com a própria carreira – você é egoísta com sua carreira? Ao contrário do que aparenta, esta preocupação própria pode ser fundamental para a construção de uma jornada profissional satisfatória. Ao menos, essa é a teoria defendida por Luciano Santos, executivo do Facebook que compartilha, neste podcast, o planejamento, comportamento e atitudes que todo profissional deve ter em relação à própria trajetória para um futuro brilhante: https://open.spotify.com/episode/4pjvlSJRT6v6g8PGPhApHt?si=c2945a1cbc4f47fb.

Não importa a faixa etária, os podcasts tiveram uma explosão de ouvintes nos mais diferentes públicos e perfis. À frente de muitos outros países com números elevados, se tornaram canais que, definitivamente, vieram para ficar no grupo de mídias de comunicação. Afinal, se procurar por um programa de viagens, gastronomia, filmes ou negócios, com certeza encontrará alguma opção que goste e com uma qualidade tremenda.

Nunca se tornou tão fácil acessar conteúdos atrativos e cativantes nas palmas de nossas mãos. Muito mais do que um meio de descontração, é hora de encarar os podcasts com um olhar mais estratégico, sabendo aproveitá-los com assertividade para atrair a atenção de cada vez mais usuários com conteúdos que façam sentido para seus desejos e necessidades.

 

Sobre o Café com ADM

Apresentado por Leandro Vieira, é o podcast do Administradores.com. Com mais de 300 episódios publicados e 100 milhões de downloads, é uma referência para quem empreende e profissionais que entendem a importância de aprender e se desenvolver. Veiculado semanalmente, está disponível em todas as plataformas de streaming. Alguns nomes que já passaram pelo podcast: Roberto Justus, Mauricio de Souza, Luiza Trajano, Bernardinho, Caíto Maia, José Carlos Semenzato e vários outros.

 

Sobre o Administradores

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O Administradores é o maior hub de conhecimento e informação sobre Administração, Carreira e Negócios do mundo em língua portuguesa, alimentando dois motores extremamente potentes. De um lado, info-educação, com o Administradores.com: um portal de notícias, artigos e produções acadêmicas, podcasts, cursos, imersões, mentorias, trilhas de treinamento, programas de desenvolvimento in company e um streaming de lifelong learning orientado ao desenvolvimento contínuo por meio do aprendizado diário, o Administradores Premium. De outro, soluções de marketing e vendas, que conectam interesses e geram oportunidades business-to-business e business-to-customers na comunidade profissional construída em torno das soluções de informação e educação.

I

Lista dos bancos

 • Caixa Econômica Federal


• Banco Agibank S/A


• Banco Crefisa S/A


• Banco Daycoval S/A


• Banco Pan S/A


• Banco Safra S/A


• Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A


• Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento


• Pintos S/A Créditos


• QI Sociedade de Crédito Direto S/A


• Valor Sociedade de Crédito Direto S/A


• Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A