A ação faz parte de um curso de capacitação que utilizou, além do heliponto, o Centro de Tratamento Intensivo Adulto (CTIA) da instituição
Uma live na tarde do último sábado (30) mostrou todos os passos necessários para transportar um paciente em oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), via transporte aéreo, para o Hospital Moinhos de Vento. A simulação faz parte de um curso oferecido pela ECMO 24h, empresa parceira da instituição para este tipo de tratamento. A ação durou pouco mais de duas horas e mostrou a complexidade na situação. Pacientes que usam este tipo de dispositivo são extremamente instáveis e com risco elevado de intercorrências, por isso a necessidade de equipe de alta performance, com treinamento específico, e UTI de alta complexidade.
“A expertise do Hospital Moinhos de Vento o credenciou para participar dessa atividade, por estar apto a receber pacientes externos para esse tipo de tratamento. Além disso, simulações realísticas asseguram o treinamento da equipe, garantindo a segurança do paciente, especialmente em condições clínicas graves em que imprevistos podem causar danos irreversíveis”, explica a gerente-médica do Hospital Moinhos de Vento, Juçara Gasparetto Maccari.
Uma equipe do Hospital Moinhos também participou da simulação, além dos quatro profissionais de saúde e um voluntário que interpretou o papel de paciente. Em terra, uma ambulância fez o traslado até o hangar e, do heliponto da instituição hospitalar, o paciente foi levado até o leito do Centro de Terapia Intensiva Adulto (CTIA).
Especialista em suporte cardiorrespiratório mecânico utilizando a ECMO, a empresa parceira do Hospital Moinhos de Vento tem estrutura para o atendimento de pacientes de alta complexidade, inclusive, àqueles vindos de outras cidades, tanto por transporte aéreo quanto terrestre.
O coordenador técnico da equipe ECMO 24h, o biomédico perfusionista Alexsandro Rodrigues de Oliveira, falou sobre a parceria. “O Hospital Moinhos de Vento tem um serviço estruturado e qualificado, referência no Brasil. Alinhamos nossas competências para prestar o melhor atendimento a um público que necessita atenção especial, com o máximo de eficiência”, salientou.
ECMO
A oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) serve para os suportes respiratório e cardíaco. A técnica consiste na retirada do sangue por uma veia para uma bomba e por uma membrana artificial, que faz a função do pulmão. A ação tem como objetivo oxigenar o sangue, o devolvendo para o organismo.