Mais de 2,4 mil exames já foram requisitados por meio da ferramenta on-line do Cremers

Desde dezembro de 2020, está disponível aos médicos registrados no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) a possibilidade de solicitar exames por meio da plataforma de emissão de receitas e atestados on-line da autarquia federal. O profissional, ao entrar no Espaço do Médico no site cremers.org.br, pode acessar a aba dedicada para a solicitação de exames médicos e enviar o documento eletrônico aos pacientes de forma automatizada. Em menos de 30 dias de uso, a seção já possibilitou a emissão de mais de 2,4 mil requisições.


A ferramenta on-line, lançada em abril de 2020, foi criada para facilitar a emissão de receitas e atestados médicos a distância e contribuir com as medidas sanitárias necessárias ao combate à pandemia de Covid-19. Em um ano de uso da plataforma, os médicos emitiram cerca de 500 mil documentos. A partir de 17 de dezembro, o Cremers possibilita também a requisição de exames em área exclusiva e semelhante às outras funcionalidades da ferramenta. Não há número limite de exames que podem ser incluídos em um único documento.


“Os médicos já utilizavam a plataforma para solicitação de exames em receituário normal, uma prática que é comum nos consultórios. Por isso, pensando em aprimorar a ferramenta e beneficiar ainda mais pacientes, criamos uma seção exclusivamente dedicada a isso”, destaca o presidente do Cremers, Carlos Isaia Filho.


De acordo com o vice-presidente do Conselho, Eduardo Neubarth Trindade, o aprimoramento “é mais uma medida para beneficiar toda a população. A emissão de documentos a distância evita o deslocamento desnecessário e facilita o dia a dia de médicos e pacientes neste momento de pandemia”.


Saiba como solicitar exames pela ferramenta:

O médico acessa o Espaço do Médico com usuário e senha. Entra em Serviços > Atestado e Receituário.

Preenche os documentos com o e-mail do paciente e os demais dados. O nome e o CRM do médico são inseridos automaticamente, junto com a data atualizada.

A requisição é enviada por e-mail ao paciente, que pode imprimir ou apresentar digitalmente no laboratório ou unidade de Saúde.

A comprovação pode ser feita no site do Cremers por meio do código validador ou Código QR que consta no documento.


LEIA AQUI O MANUAL COM INSTRUÇÕES PARA USO DA FERRAMENTA

Receitas, atestados e requisições comprovadas


Após a solicitação do exame realizada pelo médico no portal do Cremers, o paciente pode imprimir ou apresentar o documento digitalmente ao laboratório ou unidade de Saúde de sua preferência.


A autenticidade dos documentos emitidos pela ferramenta é comprovada no portal do Cremers, em servicos.cremers.org.br/crvirtual-prescricao/#/validador, com o código de validação que consta no documento.


Para esclarecer dúvidas, entre em contato pelo telefone (51) 3300-5400.


Inflação do IPC-S

 O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da primeira quadrissemana de janeiro desacelerou a 0,79%, de 1,07% no fechamento de dezembro, informou nesta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Considerando a nova divulgação, o IPC-S acumulou alta de 5,39% nos últimos 12 meses.

Em relação aos números de dezembro, quatro das oito classes de despesa que compõem o indicador registraram decréscimo. A maior influência, segundo a FGV, veio do grupo Habitação (2,87% para 1,97%), puxado pelo comportamento do item tarifa de eletricidade residencial (11,93% para 7,16%).

Também desaceleraram Educação, Leitura e Recreação (-0,58% para -2,20%), sob influência de passagem aérea (-9,49% para -22,62%), Transportes (0,68% para 0,62%), com destaque para tarifa de táxi (9,93% para 5,66%) e Comunicação (0,02% para 0,00%), puxado por mensalidade para TV por assinatura (0,73% para 0,54%).

No sentido oposto, aceleraram os grupos Saúde e Cuidados Pessoais (0,29% para 0,53%), com destaque para plano e seguro de saúde (0,00% para 0,65%), Vestuário (0,38% para 0,90%), puxado por roupas (0,35% para 0,94%), Despesas Diversas (0,22% para 0,32%), influenciado por serviços bancários (0,00% para 0,20%), e Alimentação (1,47% para 1,49%), com destaque para hortaliças e legumes (-1,61% para 1,18%).

Nota do ministério da Saúde

 “Nesta quinta-feira, 7 de janeiro, infelizmente o Brasil chegou ao triste número de 200 mil vidas perdidas – brasileiras e brasileiros que tiveram os sonhos e projetos interrompidos pelo coronavírus. Em nome do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Ministério da Saúde e de todo o Governo Federal, queremos nos solidarizar com cada família que perdeu entes queridos.

Para nós, servidores do Ministério da Saúde, não é um momento só de pesar. É também momento de reflexão e de unir forças, para que todos os dias possamos trabalhar empenhados na solução dessa pandemia.

O Ministério da Saúde está trabalhando incansavelmente, acompanhando pesquisas científicas e reforçando diálogos entre o Brasil e outros países para garantir vacinas seguras e eficazes à população.

É importante ressaltar que é a força de cada um dos profissionais de saúde – como médicos, enfermeiros, cuidadores, técnicos e demais profissionais – que fazem o Sistema Único de Saúde (SUS) funcionar. Pelo empenho desses profissionais e pelo sacerdócio a que se submetem diariamente no trabalho de salvar vidas, o Ministério da Saúde faz aqui o seu mais elevado agradecimento e reconhecimento, pois foram eles que já salvaram mais de 7 milhões de vidas no Brasil, hoje recuperadas e de volta aos seus lares e às rotinas de trabalho.

Com a união de todos os setores, como empresas aéreas, forças armadas, empresas do setor privado, público, e de todo o Governo Federal, bem como de voluntários que se colocam todos os dias disponíveis para continuar a salvar mais vidas, o Ministério da Saúde prepara o lançamento da maior campanha de vacinação para combate ao coronavírus, a fim de evitar a perda de mais vidas.

Brasil imunizado. Somos uma nação!

Ministério da Saúde
Governo Federal”

Câmara de Porto Alegre aprova reforma administrativa

 Em cinco sessões virtuais extraordinárias, nesta quinta-feira, 7, que começaram às 14h06 e se encerraram às 22h24, foram aprovados, com emendas, os dois projetos que tratam da reforma administrativa do Executivo Municipal (Projeto de Lei Complementar do Executivo - PLCE 01/21 e Projeto de Lei do Executivo - PLE 01/21). As propostas representam uma reorganização da administração, sem custo para os cofres públicos, com o objetivo de qualificar a entrega de serviços aos cidadãos. O PLCE 001/21 foi aprovado por 25 votos favoráveis e 10 contrários. Já o PLE 01/21 teve 24 votos a favor e 10 contra. Os projetos seguirão no Legislativo para a redação final. Quando retornarem ao Paço Municipal, o prefeito terá 15 dias para sancioná-los.


O prefeito Sebastião Melo agradeceu a receptividade dos parlamentares às medidas, que, sem qualquer aumento de despesa, buscam qualificar a prestação de serviços e a efetividade das políticas públicas da prefeitura. “Respeitando a oposição e aqueles vereadores que votaram contra, cumprimento  os parlamentares que, por larga maioria, compreenderam a importância dessa reorganização  administrativa, que vai produzir uma cidade melhor e uma vida melhor”, disse Melo, reforçando que a proposta foi desenvolvida pela gestão ouvindo também a experiência de servidores de carreira e gestores sobre o que poderia melhorar no funcionamento da máquina pública.


Para o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, trata-se de uma readequação administrativa que denota a forma como o novo prefeito entende a melhor organização para gerir a cidade.  Ele enfatiza que o estudo está sustentado no trabalho de técnicos do Município, que elaboraram o projeto respeitando a determinação de manter a austeridade e garantir serviços mais qualificados à população.


Com as mudanças, o governo municipal ficará com 19 secretarias, oito estruturas indiretas e duas secretarias extraordinárias, uma delas já implantada - a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento do Coronavírus. Os órgãos atuarão em conformidade com quatro eixos: Gestão (Eficiência da máquina pública), Serviços Públicos (Gestão da cidade), Desenvolvimento Econômico (Porto Alegre tem solução) e Desenvolvimento Social (Compromisso com as pessoas). Estarão ligados diretamente ao Gabinete do Prefeito os gabinetes de Inovação e da Causa Animal. A área de Relações Internacionais integrará o Gabinete do Vice-Prefeito.


 A reforma prevê a extinção de um cargo de secretário extraordinário e de 11 vagas de CC5. O enxugamento viabiliza a criação de quatro vagas de secretários, com respectivos adjuntos. Haverá duas separações de secretarias: Planejamento e Administração e de Obras e Mobilidade, e será criada a pasta de Regularização Fundiária e Habitação, responsável pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab), além da recriação da pasta de Esporte e Lazer.


Também ocorrerá equiparação nas remunerações dos secretários adjuntos, que passarão a receber por subsídio fixo, sem gratificações, como já ocorre com os titulares. Atualmente, alguns adjuntos ocupam cargos de CC, podendo receber gratificações, o que impacta em remunerações superiores aos secretários, gerando disparidade.


Reforma Administrativa (Gestão 2021-2024)


Gestão


1) Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Procempa)

2) Secretaria de Administração e Patrimônio

3) Secretaria de Transparência e Controladoria

4) Secretaria de Governança Local e Coordenação Política

5) Secretaria da Fazenda (Previmpa)

6) Secretaria de Parcerias

7) Procuradoria-Geral do Município


Serviços Públicos


8) Secretaria de Serviços Urbanos (DMLU)

9) Secretaria de Obras e Infraestrutura

10) Secretaria de Mobilidade Urbana (Carris e EPTC)

- Dmae (indireta)


Desenvolvimento Econômico


11) Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

12) Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade

13) Secretaria da Cultura


Desenvolvimento Social


14) Secretaria da Saúde

15) Secretaria de Segurança

16) Secretaria de Educação

17) Secretaria de Desenvolvimento Social (Fasc)

18) Secretaria de Esporte e Lazer

19) Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Demhab)