Quando era secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, em 2008, o agora deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) esteve no front da pandemia da gripe H1N1, o mesmo nome da gripe espanhola:
- Ninguém sabia o que ia ser aquilo- lembra o deputado -. E nós o enfrentamos segundo as regras que sempre se seguiram nas pandemias, mas que não foram seguidas nessa da Covid-19. Lockdown, quarentena de gente sadia, isso nunca foi feito em pandemia nenhuma.
Terra lamenta que um grupo Imperial College de Londres inventou isso e espalhou pelo mundo o medo, o pavor de que iam morrer 40 milhões de pessoas, de que ia haver uma tragédia e tentou confinar as pessoas em casa:
- Mas, como isso é impossível — até porque, devido aos serviços essenciais, mais da metade das pessoas têm que sair todo dia para trabalhar —, aconteceu uma tragédia, porque quebraram lojas, aumentou o contágio dentro de casa, e não se resolveu nada.
O parlamentar aponta ter 400 trabalhos publicados durante os três pandemia que mostram a inutilidade das medidas tomadas:
- Os governadores assustaram a população e criaram uma situação de lockdown e de quarentena que só serviu para quebrar a economia – comenta o deputado.
Sobre a vacinação contra a Covid, Terra diz:
- A Câmara não obrigou todo mundo a tomar vacina porque aceitou meu argumento: quem teve a doença está vacinado e não a transmite. Esta é uma vacina muito mais poderosa do que a vacina de laboratório. As pessoas que tiveram a doença, têm mais anticorpos do que a grande maioria dos que se vacinaram. Por que eu tenho que me vacinar? É só ter uma comprovação do exame.
Terra afirma que a vacina é um imunizante — e as que foram feitos agora são experimentais — que provoca anticorpos. Se a pessoa pegou o vírus, ela tem os anticorpos, ela não precisa tomar vacina. Ela não pode ser obrigada a se vacinar;
- O Presidente Bolsonaro foi o Presidente que mais vacinou na história do Brasil, foram 560 milhões de doses, e as pessoas tomaram. Ninguém deixou de tomar porque o presidente tinha uma opinião ou outra. Porém, eu nunca vi uma vacina que se tem que tomar até quatro doses, sem resolver:
- Se isto acontece é porque a vacina foi ineficaz