de R$ 500 milhões em negócios
-> Feira terá novos espaços para multinacionais e
pequenas indústrias regionais
-> Encontro ocorrerá de 21 a 23 de agosto, no Centro
de Eventos Fiergs, em Porto Alegre (RS)
Principal ponto de encontro, qualificação e negócios entre varejistas e
fornecedores do Cone Sul, a 37ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas
2018 reunirá cerca de 48 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento no
Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, entre os dias 21 e 23 de agosto,
oportunizando à indústria o lançamento de mais de 800 produtos e garantindo ao
varejo atualização, capacitação profissional e oportunidades de negócios junto
aos 372 expositores da feira. Ampliada, a Expoagas 2018 contará nesta edição
com um espaço internacional, que reunirá marcas consagradas, fabricadas por
grandes multinacionais, e um circuito de negócios, congregando pequenos
fornecedores gaúchos em uma área exclusiva à indústria regional. Cada vez mais
abrangente e atrativo a outros setores do comércio, o evento deve movimentar R$
506 milhões em negócios somente durante os três dias, refletindo, nos estandes,
as tendências de mercado que vão dar o tom dos hábitos de consumo dos gaúchos
no segundo semestre deste ano nos estandes.
Realizada há 18 anos no Centro de Eventos Fiergs, a Expoagas vai oportunizar,
em 2018, que novas empresas participem da mostra como expositoras. Segundo o
presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, a
concorrência pelos espaços e a limitação física dos pavilhões fizeram a
entidade buscar alternativas para permitir que pequenas fornecedoras locais
pudessem participar da feira. “Nosso objetivo é viabilizar uma participação
maior de gaúchos no encontro, já que teremos supermercadistas dos 27 estados
brasileiros e de pelo menos nove países fazendo negócios na Expoagas 2018. O
circuito de negócios que estamos lançando em área anexa às palestras técnicas
vai possibilitar que 35 novas indústrias regionais levem seus produtos,
equipamentos e serviços aos visitantes. É isso que buscamos, já que um varejo
só é efetivamente forte quando a indústria também é pujante”, afirma o
presidente da Agas.
Outra
novidade desta edição, o Espaço Multinacionais, localizado no terceiro andar do
Teatro do Sesi, terá três grandes expositoras apresentando produtos fabricados
por multinacionais das áreas de alimentos e higiene pessoal. “Será um espaço em
que que estas grandes empresas vão estreitar relações com seus clientes. Assim
como teremos mais presença da pequena indústria gaúcha, também queremos
oportunizar negócios para as grandes empresas. Este é o espírito da Expoagas
2018, uma feira de todos e para todos”, destaca Longo.
Abrangência de setores – A Agas está prospectando novas empresas varejistas
para conhecerem a feira, ampliando cada vez mais o leque de setores impactados
pela Expoagas – neste ano, as inscrições realizadas até 17 de agosto mais uma
vez são gratuitas para supermercadistas e para representantes de padarias,
atacados, farmácias, bares, restaurantes, lojas de conveniência, açougues,
bazares, lojas de 1,99, petshops, hospitais e hotéis. Os valores para
visitantes de outros setores vão variar de R$ 30,00 a R$ 150,00 para os três
dias de evento. “A Expoagas está consolidada como um evento multissetorial e
traz oportunidades para empresas de todos os tamanhos. O pequeno comerciante
que visitar a feira certamente sairá melhor e mais preparado para os desafios
do mercado, seja pelo ciclo de palestras ou pelas parcerias comerciais que
estarão à disposição na feira”, projeta Longo. As inscrições para o encontro já
estão abertas pelo site www.agas.com.br.
27% dos
expositores são estreantes – Mais uma vez majoritária, a participação de
empresas gaúchas entre os expositores manteve-se igual ao ano passado – 72% dos
estandes terão empresas locais. O segundo estado com maior representação é São
Paulo, com 11,2% dos expositores, seguido de Santa Catarina, com 10,1%. Além de
companhias de nove estados brasileiros, a Expoagas 2018 contará com empresas do
Uruguai e da Argentina na área de exposição. O dado que mais chama a atenção,
entretanto, é o número de estreantes entre os expositores: ao todo, 27% das 372
empresas da mostra vão participar pela primeira vez da feira, enquanto 73%
estão retornando. “Saudamos uma renovação entre os participantes, já que esta é
uma grande oportunidade para que as empresas busquem diferenciais de competitividade
e se desenvolvam. É um sinal que estamos cumprindo o nosso papel”, aponta o
gerente executivo da Agas, Francisco Schmidt.
Para fomentar
a participação de varejistas do Interior do Estado, a Agas irá subsidiar 50%
dos custos de viagem para caravanas que contemplarem pelo menos três empresas
varejistas. “São 90 núcleos regionais que alugam um ônibus e vêm à feira dos
mais diferentes pontos do Estado e de Santa Catarina”, explica o presidente da
entidade.