Com capacidade para 3 mil atendimentos mensais, a Unidade de Saúde da Família (USF) Aristides D’Ávila será inaugurada pelo prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, nesta quarta-feira (27), às 17h. Será a quarta unidade entregue à população nos últimos oito meses na cidade, onde a prefeitura prevê a conclusão de outras seis até dezembro deste ano. O investimento em cada unidade nova é estimado em R$ 2,6 milhões.
Mais seis estão na agenda.
Situada na rua Curumim, 340, no bairro Dona Mercedes, a nova USF terá sala de vacinas, sala de curativos, sala de inalação e sala de triagem e procedimentos. Além disso, contará com consultórios para atendimento médico, odontológico e de enfermagem, bem como um espaço destinado aos profissionais de saúde. “O atendimento odontológico é a grande novidade para a comunidade a partir desta semana. Até então, moradores da região que precisavam de dentista tinham que ser encaminhados para outros postos. O novo prédio está totalmente equipado, adequado e acessível para os atendimentos. Investir em saúde é melhorar a vida do cidadão no dia a dia. Quando o atendimento é perto de casa, melhor ainda”, avalia o prefeito Zaffalon.
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, a USF terá duas equipes de saúde da família (cada uma formada por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde) e uma de saúde bucal (dentista e auxiliar). Conforme o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a nova unidade de saúde era uma reivindicação antiga da comunidade porque o imóvel anterior era alugado e tinha problemas de acessibilidade. Também serão atendidos no local moradores dos bairros Parque dos Anjos, Girassol, Parque dos Ferreiros, Parque Sinimbu e Dona Idalina.
A nova unidade terá atendimentos domiciliares e atividades de prevenção e promoção à saúde num território que abrange até 8 mil pessoas. Além disso, contará com procedimentos como curativos, aplicação de medicações, vacinação e realização de testes rápidos de gravidez e para diversas doenças.
As obras fazem parte do Qualifica Atenção Primária, programa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que cuida da atenção básica à saúde. Já foram entregues pela prefeitura as USFs Itatiaia, Granville e Morada do Vale. Outras seis (Cohab B, Barro Vermelho, Érico Veríssimo, Vila Branca, Nova Conquista e Centro) serão inauguradas ainda em 2024.