Lula não é inocente

 Dos 11 casos mais conhecidos contra Lula, em 6 as acusações prescreveram, foram suspensas, arquivadas ou encerradas de vez por erros processuais, mas 5 continuam ativas.

Livre há 2 anos, 9 meses, e 21 dias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue com 5 processos trancados e/ou suspensos na Justiça. Mesmo dizendo que foi “absolvido de tudo”, o petista foi considerado inocente em só 3 dos 11 processos mais conhecidos. O petista foi absolvido por suposta obstrução de Justiça envolvendo o silêncio de Nestor Cerveró, por organização criminosa no caso do “Quadrilhão do PT” e na operação Zelotes, que denunciou o petista por corrupção passiva pela suposta aprovação de Medida Provisória em troca de contrapartidas ao PT.

Os casos do terreno e das doações ao Instituto Lula, que teriam usado repasses da Odebrecht, foram suspensos por Ricardo Lewandowski. O ministro do Supremo Tribunal Federal também paralisou o trâmite da ação que apurava a compra de 36 caças suecos pelo governo Dilma Rousseff (PT). O processo acusava Lula de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.  Os processos em que Lula era acusado de receber R$ 1 milhão para intermediar discussões entre o governo de Guiné Equatorial e o grupo brasileiro ARG foi trancado pelo TRF-3. Já o caso que mirava suposto tráfico de influência.Já o caso que mirava suposto tráfico de influência do petista para aumentar a linha de crédito da Odebrecht junto ao BNDES foi retirado de pauta pela Justiça do DF. Esses casos voltaram à estaca zero e deveriam, em tese, ter as investigações retomadas. Entretanto, não há tempo hábil para os processos avançarem até uma denúncia pelo Ministério Público. Por causa da idade de Lula, os casos serão prescritos. A prescrição se dá quando o Estado perde o prazo para investigar e julgar um crime. O cálculo do tempo é feito de acordo com  tipo de delito. No caso do petista, por ter mais de 70 anos, o ...

 As duas únicas condenações de Lula, nos casos conhecidos como “tríplex de Guarujá” e “sítio em Atibaia”, foram anuladas. O ministro Edson Fachin, do STF, entendeu que as ações deveriam tramitar em Brasília, e não em Curitiba, e mandou recomeçar do zero. Quando os processos foram reiniciados, o do tríplex estava prescrito e o do sítio foi negado pela Justiça por falta de provas e por prescrição dos crimes.

Cristália lança lágrima artificial inovadora para tratar a Síndrome do Olho Seco

 Cristália lança lágrima artificial inovadora para tratar a Síndrome do Olho Seco

Lunera chega ao mercado com tripla combinação em frasco multidose, para proporcionar maior hidratação e conforto para o paciente

O Cristália, um dos principais complexos industriais farmacêuticos brasileiros e líder no mercado hospitalar na América Latina, acaba de lançar uma solução inovadora para tratar os Olhos Secos por meio da Latinofarma, sua divisão dedicada à oftalmologia: o colírio lubrificante e hidratante ocular Lunera. 

Anunciada para a classe médica em um evento virtual para mais de 2600 médicos oftalmologistas (parcela significativa da oftalmologia brasileira), a nova lágrima artificial é semelhante à lágrima natural, não possui conservantes e é indicada para pacientes que apresentam diferentes graus da doença.

 

A nova fórmula combina três dos principais agentes do conforto ocular: ácido hialurônico, carmelose sódica e glicerol. A carmelose sódica, combina-se com as próprias lágrimas do paciente para proporcionar melhora da irritação, ardor e secura ocular. O glicerol age como osmoprotetor, compatível com a capacidade osmótica de atrair água que penetra na célula e permite reestabelecer o volume e as funções fisiológicas do epitélio. Já o ácido hialurônico é um importante lubrificante para diversos distúrbios da superfície ocular, especialmente naqueles com olho seco.

“O Lunera é uma lágrima artificial sem conservantes que associa o alto poder de lubrificação em um frasco inovador, seguro e fácil de usar com diferenciais para o paciente, como o alto peso molecular do ácido hialurônico. Mas a maior inovação vem do fato de ser a primeira combinação tripla, sem conservante, em frasco multidose para o Olho Seco”, afirma Ricardo Pacheco, Presidente do Grupo Cristália.

Por ser uma doença crônica, a síndrome do olho seco deve ser tratada continuamente, seguindo orientação do oftalmologista. O tratamento tem várias abordagens, passando pelo uso de antioxidantes, anti-inflamatórios, luz pulsada, ordenha eletrônica nas glândulas que secretam gordura no olho, mas, em geral, o tratamento passa pela utilização constante de lágrimas artificiais, que agem para manter a superfície ocular hidratada.

Sobre o Olho Seco 

Olho Seco é uma doença multifatorial crônica caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima.

Conforme a Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS), cerca de 24% da população brasileira sofre com a síndrome do olho seco, resultando em vermelhidão dos olhos, coceira, sensação de ardência, visão embaçada, entre outros sintomas. A exposição aos aparelhos eletrônicos em excesso provoca o ressecamento da superfície ocular, piscamos até 60%. Outros fatores como idade avançada, menopausa, ar-condicionado, lentes de contato e alguns medicamentos são fatores de risco também para o desenvolvimento do Olho Seco.

As lágrimas artificiais têm um papel muito importante: hidratar a superfície ocular e evitar que a área fique seca, protegendo os olhos da ação de agentes externos, como bactérias e partículas de poeira. Assim, quando o olho fica seco, significa pode haver algum problema na produção do filme lacrimal, o que pode causar não só ardência e sensação de areia nos olhos, como problemas mais graves na visão.

Sobre a Latinofarma

Incorporada em janeiro de 2018, a Latinofarma é a divisão dedicada à Oftalmologia do Grupo Cristália. O portfólio conta com cerca de 30 produtos em aproximadamente 40 apresentações, entre eles: lágrimas artificiais, anti-inflamatórios e associações, atendendo às diferentes necessidades de prescrição do médico e do cirurgião oftalmologista.

Sobre o Cristália: 

Fundado há 50 anos, o Laboratório Cristália é um Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico, Biotecnológico, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 100% brasileiro. É pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final.  Possui 124 patentes em nível mundial, sendo recordista nacional. Em anestesia, e produção de IFAs é líder de mercado na América Latina.

O Grupo Cristália conta com cerca de 5.600 colaboradores, considerando as empresas coligadas, como os Laboratórios BioChimico e IMA. Para mais informações, visite o site: www.cristalia.com.br


Artigo, Renato Sant'Ana - O que parece óbvio numa farsa bem montada

Em 1989, a Globo entrou de corpo inteiro na campanha eleitoral para eleger Fernando Collor. E jogou como ninguém com câmeras e luzes...

Ainda há quem se lembre da imagem de Ulisses Guimarães, uma das vítimas das câmeras globais, mostrado como um idoso alquebrado para contrastar com o perfil de um Fernando Collor editado como bonitão de 41 anos, atlético, inteligente, honesto e autoconfiante. Deu no que deu...

Há no mínimo 40 anos, a Globo trata o brasileiro como idiota útil. E foi assim na entrevista de Lula no Jornal Nacional: ele falou como se estivesse no "horário eleitoral gratuito". Um deboche! Lula falou de combater a corrupção como se não fosse ele réu em vários processos por corrupção. Tudo sem ser confrontado pelos entrevistadores.

Aliás, depois, no debate da Bandeirantes, Lula afirmou que nenhum governo investigou a corrupção como o dele. Se enganou! Na real, nenhum governo, como o dele, deu tanto trabalho à investigação da polícia.

A Globo quer desinformar a população. É fácil! A maioria tem memória curta. Não questiona o que vê. Raciocina a partir das emoções causadas pela telinha. E acaba achando óbvio o que é só uma mentira da Globo! Mas quantos eleitores ainda caem nessa armadilha? Veremos.

 

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.

E-mail: sentinela.rs@outlook.com

Bolsonaro foi quem mais repercutiu nas redes sociais depois do debate na TV

 O primeiro debate presidencial, realizado no último domingo, nos estúdios da Band, em São Paulo, deixou o presidente Jair Bolsonaro (PL) como o candidato com mais interações associadas ao seu nome nas redes. As informações são da VoxRadar, empresa especializada em análise de dados provenientes das redes sociais, encomendadas pela startup de comunicação corporativa O Pauteiro.

 Entre 21h e 23h59 do domingo, Bolsonaro somou 3,7 milhões de interações em torno do seu nome, entre postagens, likes, reações, comentários e compartilhamentos no Facebook, Instagram e Twitter. 

 O petista fechou a noite do domingo com 2,7 milhões de interações ao todo. 

 Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) registraram números similares. Tebet, que bateu de frente com Bolsonaro em alguns momentos, teve mais interações no Twitter, com quase 1 milhão, enquanto Ciro chegou próximo das 900 mil. Soraya Thronicke (União), com 310 mil, e Felipe D'ávila (NOVO), com 174 mil interações, também tiveram no Twitter a rede com mais interações, porém registraram percentuais muito distintos na sentimentalização das postagens realizadas. Enquanto 80% das citações ao candidato do NOVO foram neutras, 57% das menções à senadora, que assim como Tebet teve momentos de antagonismo com Bolsonaro, foram negativas.

Sobre O Pauteiro

Fundada em 2019 por Fábio Brandt (Novo Selo) e Samuel Figueiredo (F7 Comunicação), a startup O Pauteiro vem consolidando sua atuação ao longo dos anos como ferramenta de divulgação de pautas corporativas e institucionais para dezenas de entidades e empresas de reconhecida relevância nacional, como Conselho Federal da OAB, Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação dos Peritos da Federal (APCF), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), além de grandes grupos empresariais como BAT Brasil e startups como a Buser. Saiba mais em: www.opauteiro.com.br

 

Sobre a Vox Radar

A Vox Radar é a ferramenta de Social Listening mais completa do mercado brasileiro. Atua com índices e algoritmos próprios, desenvolvidos para qualificar o sentimento e assuntos das publicações com a maior acurácia do mercado, permitindo assim que seja possível compreender, em tempo real, o sentimento dos usuários das redes sociais no Brasil. Saiba mais em: www.voxradar.com.br